Emprego

5 Dicas para a Entrevista de Emprego

Conheça 5 dicas básicas para uma entrevista de emprego.

Emprego

5 Dicas para a Entrevista de Emprego

Conheça 5 dicas básicas para uma entrevista de emprego.

Para alguém que está à procura de emprego, grande parte do tempo é alocada ao envio de currículos e responder a vagas. Até que chega um momento importante: ir a uma entrevista.

É a oportunidade de poder conhecer uma empresa que está interessada em saber mais sobre si, para saber se é a melhor escolha para determinada vaga. Estes momentos podem gerar alguma ansiedade e tensão. Há até quem tenha reações físicas, como suar das mãos ou gaguejar. É que este é visto como um momento muito importante que não pode ser desperdiçado.

As entrevistas de emprego existem há várias décadas e podem ter sofrido algumas alterações. Porém, a chave de uma boa entrevista continuar a ser na preparação do candidato (e também da empresa que entrevista). A preparação pode deixá-lo mais relaxado e confiante, que consequentemente melhora a imagem corporal e a impressão que têm de si.

Estas são 5 regras básicas de preparação que deverá seguir para ter uma entrevista de emprego tranquila e eficaz:

1. Informe-se sobre a empresa

Quando se candidata a uma vaga de emprego e passa à fase de entrevista, não descure descobrir mais sobre a empresa. 

Investigue pontos importantes como o seu foco de negócio, a missão e os valores que esta defende, as suas áreas de atuação, a zona geográfica em que opera, qual a dimensão do universo de colaboradores. Este tipo de informação apresenta-lhe uma perspetiva geral da empresa, assim como lhe mostra se está ou não alinhado com o que defende enquanto colaborador.

Além disso, na hora da entrevista de emprego fica bem saber alguns factos e dados sobre o potencial empregador, que podem tanto surgir numa pergunta por parte do recrutador como sua livre vontade para enriquecer alguma observação.

Leia ainda: Tenho 2 propostas de emprego: qual é a melhor?

2. Pesquise o recrutador e outros colaboradores

Acertar no nome ao cumprimentar quem lhe faz a entrevista é, sem dúvida, um ponto a seu favor! 

Ao investigar um pouco melhor o recrutador, fica não só a conhecer o rosto que o receberá no dia da entrevista mas também a saber que posição ele ocupa na empresa, podendo ajustar a sua postura e preparar-se consoante esse nível.

Atualmente, pode pesquisar as várias pessoas e cargos da potencial empresa, percebendo também o seu percurso profissional. Pode até haver pessoas ou empresas de contacto que o podem ajudar a perceber o perfil procurado pelo recrutador.

3. Estude bem o seu CV para a entrevista de emprego

Naturalmente, o entrevistador fará um percurso pelo seu historial de formação e de experiência laboral. Por isso, tê-lo na ponta da língua é bastante importante.

No entanto, foque-se nos aspetos mais relevantes para a função a que se candidata, tanto a nível técnico como de capacidades pessoais (boa comunicação, boa organização de prioridades, interesse por projetos em equipa…). Assim, mantém a entrevista focada e destaca que está apto para a função em causa.

Deve também focar-se em diferentes pontos se lidar com empresas diferentes. Numa empresa tecnológica, pode referir o seu contacto com a tecnologia em empresas anteriores ou como contactou de perto com o Departamento de Marketing num evento de feira. Assim, mostra que as suas funções permitiram-lhe devolver várias valências ao longo do tempo.

4. Prepare perguntas e respostas

Até o melhor orador se prepara para as suas palestras. Aqui, não é diferente. Embora possa conhecer o seu CV de fio a pavio, procure preparar a resposta às perguntas mais básicas e antecipar algumas menos previsíveis. 

Desenhe perguntas e respostas hipotéticas, sobre o seu percurso profissional, as suas opções de estudo, as formações até aqui feitas, área técnica com maior interesse.

Deve também preparar respostas sobre o que gosta de fazer no seu tempo livre, onde se vê, profissionalmente, dentro de 5 anos, que outras matérias lhe suscitam interesse, quais as suas maiores valências em ambiente de trabalho. Estes são alguns dos exemplos mais comuns. 

É importante fazer este trabalho, evitando assim respostas pouco coerentes, preparando esclarecimentos e mostrando como se preparou de forma rigorosa para a entrevista.

Colocar questões durante a entrevista e até no final é importante para garantir que tudo ficou compreendido, ajudando-o no processo de recrutamento e na tomada de decisões. Pense, antecipadamente, em algumas perguntas que considere importantes estarem esclarecidas, tanto acerca das condições oferecidas como sobre o local de trabalho e sobre o projeto que vai integrar.

Há ainda outras perguntas que pode colocar e demonstrar o seu interesse mais aprofundado em certos processos e abordagens. Alguns exemplos que pode ter como referência, dependendo da oportunidade a que se candidata, são: 

  • Que dimensão tem a equipa?
  • Há plano de formação ou acesso a cursos para evolução na área?
  • Que tipo de gestão de carreira é feita?
  • Como é feita a avaliação de desempenho?

Novamente, este tipo de atitude mostra que está interessado na oportunidade e se preparou para dar o seu melhor na entrevista, assim como incluir perguntas sobre a carreira mostra a sua vontade de aprender e evoluir.

Leia também: Que questões colocar no final de uma entrevista?

5. Seja natural e profissional

Dependendo do recrutador, a entrevista de emprego adquire diferentes tons e duração. Deverá apresentar uma postura natural sem descurar a formalidade, adaptando-a conforme as indicações do recrutador e com o que se sente confortável.

Qualquer tentativa de falsear a sua imagem, discurso ou informações será facilmente percebida pela recrutador, causando má impressão. 
Prepare um discurso cuidado e simples, sem grandes artifícios de linguagem que possam traí-lo na hora H, e esteja confiante com o que vai dizer sobre si e sobre o seu percurso. 

Então, não há nada a recear: se se preparar com estas 5 dicas, evita stress para o momento da entrevista e garante que tudo corre sem problemas.

Leia também: 8 conselhos para escrever candidaturas de emprego mais eficazes

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.