Carreira e Negócios

Recibos verdes: o que são?

Vai abrir a atividade, mas não sabe bem do que se trata os recibos verdes e quais são os seus direitos? saiba tudo nete artigo.

Carreira e Negócios

Recibos verdes: o que são?

Vai abrir a atividade, mas não sabe bem do que se trata os recibos verdes e quais são os seus direitos? saiba tudo nete artigo.

Já pertence ao mundo dos recibos verdes? Está a pensar iniciar atividade e não sabe por onde começar? Neste artigo vamos falar-lhe de uma modalidade profissional que afeta quase um milhão de portugueses.

O que são recibos verdes?

O termo recibo verde está associado a trabalhadores independentes e à forma como estes conseguem faturar os seus serviços aos seus clientes. Para ser considerado um trabalhador independente, deverá cumprir alguns requisitos como por exemplo não ter uma hierarquia formal e ter autonomia para realizar o trabalho que foi contratado.

Leia ainda: Trabalhadores independentes: Conheça preços e coberturas do seguro de acidentes de trabalho

O foco dos trabalhadores independentes está nos resultados

Um trabalhador independente é uma pessoa que colabora com uma empresa sem que tenha um contrato de trabalho. Supostamente, a autonomia profissional implica que o foco da relação entre o trabalhador e o seu cliente é o atingimento dos objetivos. Na prática, o trabalhador tem de garantir os resultados a que se propõe de acordo com as regras pré-definidas para a contratação do serviço.

Leia ainda: Trabalhadores independentes: cuidado com o orçamento familiar

Quais os direitos que tenho?

Os trabalhadores independentes não têm tantos direitos como os empregados por conta de outrem. Neste caso, a empresa não paga a Taxa Social Única (TSU) que corresponde a 23.75% do valor do salário bruto (sim, a empresa poupa bastante dinheiro, sendo este um dos motivos para preferir este tipo de relação laboral).

Se é um trabalhador a recibos verdes não terá direito a férias, a baixas e mesmo o subsídio de desemprego tem regras específicas. Não tem direito a indemnização por cessação da relação de serviço. Ou seja, tem uma relação muito precária.

A “precariedade” desta relação contratual irá potenciar um maior compromisso e dedicação por parte do trabalhador, que tem de garantir sempre que os resultados são atingidos (sob pena da relação cessar).

Leia ainda: Subsídio de desemprego para trabalhadores independentes

O que precisa para passar recibos verdes?

Quem quer passar recibos verdes tem primeiro de iniciar a sua atividade. Pode iniciar atividade num serviço de finanças ou então na sua área reservada do portal das finanças. No momento do registo irá ser identificado com o seu cartão de cidadão e terá de entregar um comprovativo de NIB. Se fizer pelo portal das finanças tem o trabalho facilitado.

Quando se inscrever irá ser solicitado que se insira numa determinada atividade (que tem um CAE ou código de atividade económica). Cada atividade tem o seu regime fiscal, quer em termos de IVA quer em termos de IRS e de retenções na fonte.

Leia ainda: 4 dicas para conseguir crédito enquanto trabalhador independente

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #recibos verdes,
  • #recibos verdes finanças,
  • #recibos verdes irs,
  • #recibos verdes isenção,
  • #recibos verdes o que são,
  • #recibos verdes segurança social
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

14 comentários em “Recibos verdes: o que são?
  1. Olá!
    Gostaria de saber se posso trabalhar com recibos verdes na área da estética e ter um espaço físico para executar a prestação de serviços.
    Desde já agradeço a atenção.
    Rosineide

    1. Olá, Rosineide.

      À partida, nada a impede.
      Contudo, sugiro o contacto com a Autoridade Tributária. Poderá fazê-lo através do número 217 206 707 ou através do e-balcão.

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.