Carreira e Negócios

Subsídios por duodécimos: sim ou não?

Não sabe se optar por receber os seus subsídios por duodécimos. Neste artigo falamos sobre as suas vantagens e desvantagens para ajudá-lo na decisão.

Carreira e Negócios

Subsídios por duodécimos: sim ou não?

Não sabe se optar por receber os seus subsídios por duodécimos. Neste artigo falamos sobre as suas vantagens e desvantagens para ajudá-lo na decisão.

Como é do conhecimento geral, foi publicada a lei que regula o pagamento de 50% dos subsídios de férias e Natal em duodécimos, para os funcionários privados. Assim, existe um prazo de 5 dias caso pretenda manter a situação actual (receber os subsídios por inteiro), pelo que há que decidir. Já agora, pode sempre ver o impacto desta medida no simulador do salário líquido.

Leia ainda: Subsídio de Natal: o que diz a lei e como calcular

O que escolher?

A resposta em geral é que é preferível receber os subsídios em duodécimos, pelos motivos que abaixo explicaremos. Contudo, caso tenha notória dificuldade em se "controlar" e poupar também sobre o extra que recebe pelos duodécimos, será preferível receber os subsídios por inteiro e alocar uma parte dos mesmos à poupança.

Calculadora telemovel

Motivos para escolher duodécimos

1. Fiscalmente irrelevante

Em termos fiscais receber os subsídios por inteiro ou em duodécimos é fiscalmente irrelevante, na perspectiva do contribuinte, uma vez que a retenção sobre os mesmos é feita sempre de forma autónoma e com base em valores anuais.

2. Maior segurança

Com o infeliz estado de muitas empresas, a verdade é que receber por duodécimos pode trazer-lhe mais segurança, uma vez que sempre vai recebendo parte do valor dos subsídios em adiantado.

3. Mais rentável

Ainda que estejamos sempre a falar de poucos euros, a verdade é que ao receber os subsídios em duodécimos pode sempre utilizar aqueles euros extra para um depósito a prazo, que lhe renderá qualquer coisita. Receber mais cedo e ter o dinheiro do nosso lado são sempre dois pontos importantes na gestão das finanças pessoais.

Motivo contra a escolha pelos duodécimos

A nosso ver o único motivo contra a escolha pelos duodécimos está relacionada com o facto dos mesmos se "misturarem" com o vencimento regular. Esta situação pode levar a que adeqúe os seus gastos a este novo salário global (regular + duodécimos) e que a poupança que normalmente faria sobre parte dos subsídios (quando os recebesse por inteiro) deixe de existir.

Por que modalidade vai optar?

Terminamos com a pergunta: "Vai optar por receber os subsídios por inteiro ou 50% dos mesmos em duodécimos?" Deixe-nos a sua opinião nos comentários! 🙂

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #duodécimos,
  • #ordenados,
  • #subsídios
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

30 comentários em “Subsídios por duodécimos: sim ou não?
  1. Não sei se fiz o caculo certo, mas fiz uma simulação recebendo em duodecimos e o valor final não era o mesmo, sendo mais vantajoso receber os 50% a logica que usei foi o valor sem duodecimos x 14 meses, o valor com 50% vezes 13 meses e o valor com 100% dos duodecimos x12, eu errei feio?

    1. Olá,

      Obrigada pela sua pergunta.

      Lamentamos não ter conseguido responder a esta questão em tempo útil, mas tivemos um pico muito grande de comentários e não nos foi possível responder a todos. Sugerimos que, caso ainda considere pertinente, deixe um novo comentário no nosso portal. Neste momento já estamos a conseguir normalizar a capacidade de resposta.

      Recordamos que o nosso portal é atualizado diariamente com muita informação sobre variados temas.

      Se tem interesse por algum tema específico, pode sempre utilizar a caixa de pesquisa do site para limitar os resultados aos temas que mais lhe interessam.

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.