Crédito

8 sinais de alerta para evitar burlas com créditos na internet

Catarina Alves de Sousa Catarina Alves de Sousa , 21 Fevereiro 2017 | 44 Comentários

Aqui no Doutor Finanças batemos várias vezes nesta mesma tecla, mas porque cada vez nos chegam mais histórias de burlas com créditos, achamos por bem listar alguns dos maiores sinais de alerta de burla com créditos na internet. Conheça-os e proteja-se.

1. Não encontra referências externas (positivas) sobre a empresa em questão

Por referências externas referimos-nos, por exemplo, a testemunhos de clientes satisfeitos, artigos sobre a empresa em blogs ou na imprensa. Se para contratarmos um profissional de limpeza doméstica procuramos arranjar referências de outras pessoas que já contrataram a mesma pessoa, não devemos tentar fazer o mesmo para uma empresa em que estejamos a pensar confiar algo tão privado e delicado como as nossas finanças?

Quando uma empresa é referida em algum meio de comunicação social ou blog reputado, naturalmente fará menção no seu site ou redes sociais. Por falar nisso...

2. Não tem perfis em redes sociais

A ausência de perfis em redes sociais pode ser um sinal de alarme. Hoje em dia é quase impossível que uma empresa não tenha nenhum perfil numa rede social, uma vez que em termos de Marketing uma empresa deve estar onde estão os clientes e deve tentar aproximar-se deles com uma imagem o mais humana e acessível possível. Por outro lado, há sempre a possibilidade dos clientes se queixarem "em praça pública", pelo ficamos sempre a pensar se a empresa terá algo a esconder.

3. Ao pesquisar no Google "Nome da empresa" + burla encontra diversas denúncias

Especialmente no Portal da Queixa, costumam aparecer muitas denúncias deste género em que até mencionam os nomes das empresas acusadas de burla. Faça esta pesquisa antes de contactar uma empresa e submeter um pedido de crédito. A pesquisa é a sua maior aliada na segurança online.

4. A morada da empresa é um Apartado

Um apartado é uma morada fictícia que tem várias vantagens para o seu detentor, mas que pode também ser usada com más intenções; no caso das burlas servirá para que os clientes defraudados não encontrem as instalações físicas da empresa e não possam, por isso, ir lá fisicamente tirar satisfações. Se uma empresa ligada ao crédito tem um apartado em vez de uma morada real, poderá ser um motivo para desconfiar.

5. Ao contactar a empresa, pediram-lhe uma comissão de análise ou pré-aprovação

Não faz sentido pagar por um serviço antes deste estar concluído, certo? Para além disso, não faz também sentido pagar pela análise de um crédito que pode nem ser aprovado. Se lhe pedirem uma comissão para analisar um crédito, não siga em frente com o processo. A maioria dos casos de burlas com créditos que vemos surgem precisamente porque é cobrada uma comissão que não é devolvida mesmo quando o pedido de crédito não é aprovado, ficando a pessoa sem o crédito e sem o dinheiro que investiu nessa "comissão" que lhe foi pedida no início do processo.

6. A consultora financeira garante um processo "sem burocracias"

A fim de comprovar a veracidade da informação e fazer análise do seu pedido de crédito, a consultora precisa de ter acesso aos seus documentos, logo se não lhe pediram nada e prometeram um processo "sem burocracia", tem aí outro alerta vermelho.

7. Prometeram-lhe crédito aprovado numa questão de horas/dias

Quanto muito podem prometer-lhe que vão analisar o seu pedido dentro de horas ou dias, uma vez que nenhuma consultora financeira tem o poder de aprovar crédito. Apenas os bancos estão habilitados a fazê-lo.

8. A consultora/empresa afirma poder dar crédito a quem tem o nome na lista negra do Banco de Portugal

Não existem excepções neste caso: se tem o nome reportado na lista do Banco de Portugal, saiba que as instituições financeiras estão proibidas por lei a dar-lhe acesso a crédito, logo não acredite neste tipo de promessas.

Foi vítima de burlas com créditos na internet? Faça queixa.

No caso de ser vítima de uma empresa deste género (esperamos que nunca aconteça, especialmente depois de ler este artigo!), saiba que há vários canais onde pode reportar a situação, entre eles:

É um departamento do FBI que atua em todo o mundo com o apoio da polícia e doutras entidades.

O Dr. Finanças nunca lhe cobrará comissões de avaliação

Como já explicámos várias vezes, nunca cobramos comissões de avaliação ou de pré-aprovação, pelo contrário: alertamos para que nunca pague antecipadamente.

Se quer fazer um crédito pessoal mais barato e prudente contacte-nos e fique à vontade para investigar as nossas referências. Pode começar pela nossa página de testemunhos de clientes que já ajudámos e pelas reportagens do Contas-Poupança da SIC (esta e esta, por exemplo). 🙂

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #burla crédito pessoal,
  • #burlas com créditos,
  • #como detetar burlas online,
  • #crédito pessoal,
  • #créditos,
  • #fraude com créditos

Deixar uma resposta

50 comentários em “8 sinais de alerta para evitar burlas com créditos na internet

  1. Boa noite eu fiz uma porposta de credito a empresa credistar e eles pediram.me o pagamento dos tis 9530 e depois ligaram.me a dizer que iam mandar o contrato para assinar e ate agora nada! O mal e que eu ja paguei!

  2. Solicitei um empréstimo através da Credistar. Disseram-me para enviar 95.30€, para enviarem o contrato já aprovado.Será que fui burlado?

      1. Eu também pedi um emprestimo e diserao ke foi aprovado k tinha ke mandar rambem a comtia do mesmo ke os outros eto falando para me mandaren o comtrayo para eu assinar e faseren a transferência o ke AXA

  3. Fiz um pedido de crédito de 1000 euros diz que está aprovado…mas agora pediram para pagar 65 euros para dar seguimento ao processo será que é burla?

    1. Boa tarde Natália Santos,
      Não temos conhecimento que seja esse o procedimento correcto, se pretender mais informações solicitamos que nos exponha a sua situação através de mensagem privada na nossa página do facebook.
      Ficamos a aguardar,
      Obrigada.

  4. Boa tarde eu tambem gostaria de informacoes porque pedi um crédito a credistar o mesmo foi aceite mas pedem para pagar 98 euros e dizem que depois devolvem acham correto??

    1. Boa tarde André Sousa,
      Agradecemos o seu comentário.
      Não temos conhecimento dessa empresa, e aconselhamos a não fazer o pagamento.
      Qualquer questão de futuro inteiramente ao dispor,
      Obrigada.

      1. Olá boas eu fiz um credito na credistar e paguei 95€ e qualquer coisa mas hoje é sabado e aimda nao me enviaram o contrato nem nada sera que fui enganado ,ou deva esperar ate segunda?

  5. Boa tarde eu tambem gostaria de informacoes porque pedi um crédito a credistar o mesmo foi aceite mas pedem para pagar 89 euros e dizem que depois devolvem acham correto??

    1. Boa tarde Vânia Cunha,
      Agradecemos o seu comentário.
      Por forma a podermos ajudar e esclarecer a sua questão, pedimos que nos indique o seu contacto telefónico por mensagem privada na nossa página do facebook.
      Ficamos a aguardar,
      Obrigada.

      1. Boa tarde eu tambem gostaria de informacoes porque pedi um crédito a Credistar o mesmo foi aceite mas pedem para pagar 98 euros e dizem que depois devolvem acham correto ou fiavel ?
        Cumprimentos

  6. A minha mãe pediu um credito a uma empresa que se chama 100 creditos consultoria financeira que disse o crédito já esta aprovado só tinha de pagar 59,99 € fiz o pagamento mandei os documentos e dizeram no prazo 5 dias já tinha o crédito esta sexta feira dia 9 de Março mandarem um E-mail.

    Boa tarde Exma.

    No seguimento do seu pedido de crédito, que mereceu a nossa melhor atenção, vimos informá-lo que o mesmo não teve aceitação positiva por parte das entidades financeiras, tendo o mesmo sido rejeitado pelo seguinte:

    Rendimentos não comprovados.

    No entanto, porque continuamos a acreditar no seu processo, e queremos ajudá-lo a alcançar a estabilidade financeira que merece, apresentamos-lhe a alternativa que temos à sua disposição:

    Inclusão de um proponente

    Estando certos que vai avançar com a opção acima apresentada, aguardamos a sua resposta.

    Melhores cumprimentos

    Depois eu respondi assim

    Venho por este meio mostrar o meu desagrado pelo vosso desempenho.

    Vocês derem crédito aprovado
    Os rendimentos estão declarados nas finanças.
    Vocês aproveitaram tirar os 59.99 €
    Vou mandar isso para o Banco de Portugal.
    Vou por isso nas mãos da minha advogada.

    Sem mais demoras os comprimidos.

    1. Boa tarde Rui Ferreira,
      Agradecemos o seu comentário.
      Se pretender algum esclarecimento da nossa parte, solicitamos que nos indique o seu contacto móvel por mensagem privada na nossa página do facebook.
      Ficamos a aguardar,
      Obrigada.

    2. Olá Rui Ferreira. O mesmo me aconteceu com essa entidade. São realmente Burlões à séria mas a lei protege esses burlões infelizmente. Mas o que eu sugeria era que as pessoas que se consideraram burladas assim como eu fui, sugeria que podíamos reunir e fazer um baixo assinado e meter um processo em conjunto nessa entidade. Porque uma pessoa é enganada por telefone e depois eles dizem que aprovam o credito mas para termos o credito que temos de fazer o pagamento do processo para a atribuição do mesmo, o que é mentira. Voltam a ligar para confirmar se já efectuamos o pagamento o que é pouco ético e depois de fazermos o pagamento eles não atendem o telefone. Estou há uma semana à espera de uma resposta por parte da crédistar e não obtive uma resposta. Já conseguiram apagar as queixas em outros sites e parece que estes burlões não são punidos porque eles fazem isto muito bem. Nunca ninguém paga para solicitação de crédito a menos que este seja depositado na conta e depois retiram os custos de abertura. Infelizmente hà mais pessoas a serem enganadas. Penso que devíamos unir forças e retratar este caso por vários meios que nos são disponibilizadas como o site da petição pública . Por mim fazíamos essa petição com a finalidade de combater esses Burlões.

    1. Cara Vanessa Pimentel,
      Agradecemos o seu comentário.
      Para podermos responder à sua questão, solicitávamos que nos indicasse um contacto telefónico por mensagem privada através da nossa página do facebook.
      Ficamos a aguardar,
      Obrigada.

    1. Cristina eu depois desisti porque axei estranho estarem sempre a ligar e a mandar sms para nao me esquecer de efetuar o pagamento!! E então falei com eles e disse que meu marido era psp e que estava a espera da opiniao dele e ate hoje deixaram de me ligar!! por isso axo que nao é bom!!