Crédito Habitação

Comparar créditos habitação: spread, TAN e TAE

Neste artigo, vamos abordar a comparação do crédito habitação com base na comparação do spread, da TAN (Taxa Anual Nominal) e da TAE (Taxa Anual Efectiva).

Crédito Habitação

Comparar créditos habitação: spread, TAN e TAE

Neste artigo, vamos abordar a comparação do crédito habitação com base na comparação do spread, da TAN (Taxa Anual Nominal) e da TAE (Taxa Anual Efectiva).

Depois da análise das características base, hoje abordo a comparação do crédito habitação com base na comparação do spread, da TAN (Taxa Anual Nominal) e da TAE (Taxa Anual Efectiva). Fique a conhecer os conceitos e saiba como escolher melhor as suas opções de crédito.

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Conceitos

O spread é um valor que é acrescido à taxa de referência (por exemplo Euribor) e que é utilizado para calcular qual a TAN a aplicar ao crédito que contratarmos. Ou seja, TAN = Euribor + Spread (nos créditos indexados a taxa variável).

A TAE representa o custo total do crédito, ou seja, tem em conta os encargos iniciais do crédito habitação (como os custos de processo, despesas de avaliação e/ou vistorias, comissão de gestão, etc), a TAN e os encargos recorrentes (como seguro de vida e multiriscos).

Opção de crédito habitação a tomar

aperto de mão a fazer um negócio

Explicados os conceitos, é fácil perceber que quanto menor for o spread e quanto menor for a TAE, melhor será o crédito habitação.

E se o spread for mais alto mas a TAE mais baixa? Neste caso, temos de analisar bem o caso e entender a que se deve essa diferença. Neste caso há dois cenários:

  1. Se a diferença for provocada por estarmos a comparar simulações com taxas Euribor diferentes (banco A faz a simulação com a Euribor de Março e banco B faz com a de Abril), então é aconselhável pedir novas simulações, para que tenham em conta a mesma taxa de referência e possamos voltar a analisar;
  2. Se a diferença for provocada por maiores encargos iniciais e/ou encargos recorrentes, então devemos optar por aquele que tem menor TAE, uma vez que o crédito, na sua totalidade, nos irá sair mais barato.

Espero ter ajudado a compreender melhor a importância e diferença entre spread, TAN e TAE e que com esta informação consiga efectuar melhores escolhas para as suas finanças. Se está a pensar em fazer um crédito compreenda ainda melhor a porque é que a TAE é mais importante que a TAN. Em caso de dúvida deixe o seu comentário ou escreva no fórum.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #créditos,
  • #taxas de juro
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

23 comentários em “Comparar créditos habitação: spread, TAN e TAE
  1. Boa tarde,
    Preciso pf, caso alguém consiga, de um esclarecimento. A prestação do meu crédito à habitação para o próximo mês foi revista com base na média da Euribor a 6 meses de Outubro, logo a minha TAN é inferior à do semestre anterior, mas estranhamente a TAE é superior.
    É possível esta situação verificar-se?
    Obrigada,

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.