Crédito Consolidado

Crédito Consolidado: Vantagens e Desvantagens

O crédito consolidado é uma solução interessante para reduzir as suas mensalidades com créditos, por vezes até 60%. Conheça aqui as vantagens e desvantagens

Crédito Consolidado

Crédito Consolidado: Vantagens e Desvantagens

O crédito consolidado é uma solução interessante para reduzir as suas mensalidades com créditos, por vezes até 60%. Conheça aqui as vantagens e desvantagens

A consolidação de créditos é uma solução interessante para reduzir as suas mensalidades com créditos, por vezes até 60%. Conheça as vantagens e desvantagens do crédito consolidado e saiba se esta solução é para si.

O que é um crédito consolidado?

Um crédito consolidado consiste na junção de todos os seus créditos num único com condições mais competitivas. Quando faz um crédito consolidado, todos os seus créditos são abatidos e é criado um único com uma mensalidade mais baixa. Se antes pagava 1.000€ por mês na totalidade dos créditos, pode, por exemplo, passar a pagar 600€ por mês num único crédito consolidado.

É uma solução relativamente eficaz para combater rapidamente o sobre-endividamento, em especial para as pessoas que estão estranguladas com créditos e não têm qualquer folga financeira mensal. Ao juntar todos os créditos num só, a prestação é reduzida, resultando numa poupança mensal adicional.

Este é um dos serviços que disponibilizamos aqui no Doutor Finanças. No entanto, mostramos-lhe abaixo as vantagens e desvantagens desta solução e fazemos algumas recomendações importantes.

Vantagens do crédito consolidado

Credito-consolidado-07

Poupança mensal: Reduz o total de mensalidades (por vezes até 60%) resultando numa folga financeira mensal de dinheiro que pode poupar ou usar para outros fins.

Conforto: Em vez de ter vários débitos aleatórios na sua conta, passa a ter apenas um único pagamento mensal a uma única entidade credora.

Acesso a mais financiamento: Caso necessite, pode obter crédito adicional. No entanto, se o fizer saiba que a redução drástica na prestação mensal pode ficar comprometida.

Taxas de juro aliciantes: A taxa de juro final do crédito consolidado é normalmente mais baixa que a média das taxas de juros de todos os créditos, ou mesmo muito mais baixa se já tiver um crédito à habitação e quiser tirar partido da sua hipoteca.

Aprovação rápida e simples: Apesar de ser um produto complexo, através do Doutor Finanças a aprovação é feita no espaço de dias, excepto se já estiver em incumprimento. Neste caso, poderá recorrer ao nosso serviço de renegociação de créditos.

Desvantagens do crédito consolidado

Prazo maior: Apesar das prestações mais baixas, o prazo do crédito consolidado é geralmente mais alargado.

Total de juros: Devido ao prazo alargado, quando terminar o prazo poderá ter pago mais juros se não seguir as recomendações do Doutor Finanças (mais abaixo).

Acesso limitado: Se estiver em incumprimento, pode não conseguir aprovação ao seu crédito consolidado, podendo, porém, renegociar os seus créditos.

Acesso a mais financiamento: Reparou que este tópico está repetido? Foi propositado 🙂 Se por um lado o acesso a mais financiamento é uma vantagem do crédito consolidado, por outro lado é também uma forma de cair em tentação e aumentar o seu endividamento.

Ler mais: Posso perder dinheiro fazendo um crédito consolidado?

Recomendações importantes

Simule quanto pode poupar: Se tem vários créditos, recomendamos que faça uma simulação de quanto pode poupar com a consolidação. Pode simular connosco sem compromissos, custos ou chatices aqui.

Amortize, amortize, amortize: Com a folga financeira que vai obter, coloque uma parte de lado para fazer amortizações antecipadas ao seu crédito consolidado. Ao fazê-lo, conseguirá livrar-se do seu crédito mais rapidamente, e diminuir bastante o total de juros pagos ao longo do crédito. O crédito consolidado do Doutor Finanças permite amortizações antecipadas.

Tire partido da sua hipoteca: Se possui um crédito à habitação, pode tirar partido da sua hipoteca para obter taxas de juro muito mais baixas, e reduções na prestação muito maiores. No entanto, significa que poderá perder a casa para o banco se não conseguir pagar o crédito, pelo que só deve recorrer a esta opção se tiver a certeza que não vai entrar em incumprimento.

Não caia em tentação: A consolidação de créditos abre-lhe as portas a financiamento extra. A não ser que necessite mesmo, deve evitar ceder a esta tentação. E tenha cuidado com a banha da cobra: nem todas as propostas que receber de instituições financeiras serão as melhores para si. Se lhe cheirar a esturro, contacte-nos e compare com a opção que oferecemos.

Onde posso simular a redução da minha prestação ?

Pode simular a sua poupança aqui, na página que disponibilizamos para o efeito. Basta preencher o formulário a meio da página indicando o total dos seus crédito, e qual o prazo que gostaria para o crédito consolidado. Nós tratamos do resto 🙂

 
 
 

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #como baixar despesas,
  • #como poupar dinheiro,
  • #consolidação de créditos,
  • #crédito consolidado,
  • #crédito consolidado com hipoteca
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

75 comentários em “Crédito Consolidado: Vantagens e Desvantagens
    1. Olá, Teresa.

      Conforme explicado no artigo, deve preencher o formulário apresentado a meio desta página. O seu caso será encaminhado para um dos especialistas do Doutor Finanças que entrará em contacto consigo para a ajudar a avaliar a sua situação…

  1. Tenho meu crédito que foi comprado por uma credora porque tinha e comprimento e agora a credora quer o valor do crédito que são 35mil eu não tenho como pagar precisava dum emempréstimo desse valor e mais rápido possível porque ja esta com pinhora obrigado

    1. Olá, Ana.

      Como parece já estar em incumprimento, não há muito que o Doutor Finanças possa fazer. Desde dia 1 de janeiro de 2018 que os intermediários de crédito como o Doutor Finanças não podem fazer renegociação de créditos.
      Em consequência da entrada em vigor dessa legislação, passou a ser possível transferir um E-book que pretende ajudar as pessoas a fazerem a renegociação diretamente: https://www.doutorfinancas.pt/baixe-as-suas-prestacoes-com-a-renegociacao-de-creditos/

      Como também me parece que já passou essa fase, resta-me apenas sugerir o contacto com algum gabinete de apoio ao sobre endividadado (como o da Deco, por exemplo, mas há outros). Aí poderão fazer uma análise do seu caso concreto e aconselhar a opção mais adequada.

  2. Olá gostaria de saber se é possível aprovar crédito a alguem que tenha contrato de trabalho a termo incerto? Ate agora todas as financiadoras que pedi recusaram.

  3. Boa tarde!
    Foi-me dito por uma instituição de crédito que o Crédito consolidado não poderá ser aceite quando na Ficha de responsabilidades do Banco de Portugal existe crédito renegociado apesar de estar regularizado. Haverá alguma coisa que se possa contornar?
    Obrigada,
    Elsa

    1. Boa tarde Elsa Matos,
      De facto se existir a informação de crédito renegociado no Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal, não é possível aceder a crédito consolidado, só mesmo quando terminar de pagar o crédito e a informação sair do Mapa é que será possível fazermos uma análise ao seu pedido.
      Qualquer questão de futuro inteiramente ao dispor,
      Obrigada.

    1. Cara Maria Teresa Castro,
      Agradecemos o seu comentário.
      Relativamente à questão colocada depende muito da situação da penhora entre outros factores que deverão ser avaliados pelos nossos consultores.
      Para melhor podermos ajudar com o seu pedido deverá, no nosso site, preencher o formulário relativo à renegociação de créditos pessoais.
      Desta forma é-lhe atribuído um consultor que a vai contactar e ajudar na sua questão.
      Deixo o link para preenchimento do formulário:

      https://www.doutorfinancas.pt/baixe-as-suas-prestacoes-com-a-renegociacao-de-creditos/?src=suporte#form

      Qualquer questão de futuro inteiramente ao dispor,
      Mariana Silva.

  4. Boa tarde tenho a decorrer um credito consolidado, posso fazer um credito habitação? Juntar o valor do credito consolidado ao credito habitação.

    1. Caro Sr. Asdrúbal,

      Obrigada pelo seu comentário.
      Respondendo à primeira questão que nos coloca, é possível desde que o crédito consolidado esteja em situação regular, isto é, sem incidentes junto do Banco de Portugal e desde que a sua taxa de esforço o permita. Relativamente a poder juntar o Crédito Consolidado ao Crédito Habitação, também é possível, sendo que, além da taxa de esforço ter de estar enquadrada, é necessário que o LTV ( relação financiamento / garantia ) permita. Neste caso poderá solicitar um crédito Multifunções associado a Crédito Habitação, e liquida o crédito consolidado.
      Esperamos ter ajudado.
      Qualquer outra questão, estamos à disposição.

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.