Finanças pessoais

A importância da incutir os conceitos do dinheiro desde cedo

No âmbito do Dia Mundial da Criança, o último Ideias em Cheque reuniu especialistas para falar sobre literacia financeira infantil.

A importância de incutir conceitos básicos de literacia financeira nas crianças foi um dos tópicos que esteve em cima da mesa no último Ideias em Cheque. Carina Meireles, consultora financeira e autora da rubrica Finanças de A a Z, destaca a importância do papel dos pais como exemplo para os seus filhos. "As crianças quando são pequenas gostam muito de copiar as coisas que os pais fazem".

"É muito importante envolver as crianças", concorda Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, que salienta o facto de, hoje em dia, os mais novos terem acesso a muita informação.

Flávia Nobre, responsável pelo projeto Orienta-te da Fundação AGEAS, acredita que os pais podem começar a explicar o valor do dinheiro e as diferenças entre o que é caro e barato desde cedo. "A partir do momento em que as crianças pedem alguma coisa, é preciso explicar-lhes isso da forma mais simples possível".

Veja ou reveja o episódio na íntegra: Ideias em Cheque: Os miúdos e o dinheiro – A importância da literacia financeira desde a infância

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #finanças pessoais,
  • #ideias em cheque,
  • #litercia financeira infantil,
  • #orçamento familiar,
  • #poupança
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)