Mão a segurar vela de estalinhos em celebração da passagem de ano
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

Como celebrar em grande a passagem de ano sem gastar muito?

Quer celebrar a passagem de ano, sem ter muitos gastos financeiros? Leia algumas dicas para poupar na festa e num traje a rigor.

Para ter uma passagem de ano em grande não precisa de gastar muito dinheiro. Existem várias soluções baratas pelas quais pode optar, quer seja na festa, na decoração, alimentação ou até no traje a rigor. 

Seguem algumas dicas para que possa ter uma festa de ano novo à sua medida, sem precisar de desequilibrar o orçamento. 

Grande festa, pequena despesa 

Se não quer abdicar de ter a uma grande festa de celebração para a entrada no novo ano, mas ao mesmo tempo não quer deixar a sua carteira vazia, opte por soluções que lhe proporcionem os dois cenários. É possível ter o melhor dos dois mundos? Sim, mostramos-lhe como...

Faça a festa em casa 

Para uma passagem de ano sem muitos gastos, o mais seguro é fazer a festa em casa. Isto porque consegue ter um maior controlo daquilo que pode ou não gastar, além de que fica com tudo a seu gosto. 

6 ideias para uma passagem de ano em casa inesquecível e barata
Ler mais

Caso opte por fazer a festa num espaço fora, vai ter de pagar pelo seu aluguer. Neste cenário de alugar um espaço, ainda teria de pagar por um serviço de catering, de bartender, por transporte até ao local, por um DJ para a música, entre outros serviços que usualmente estas festas pedem. Por outro lado, caso escolha ir a uma festa de réveillon noutro local, também tem de se preparar para pagar, sendo que, habitualmente, não é barato pois inclui alimentação e bebida.  

Assim, com uma festa em casa, pode conseguir encontrar diversas soluções para que o gasto com decoração, alimentação e animação não saia caro (veremos com mais detalhe de seguida). 

Recicle peças decorativas 

A primeira dica para a decoração da sua própria festa em casa é que recicle peças decorativas de outras ocasiões: do Halloween, do Natal, de aniversários. Certamente tem algo guardado e que pode adequar-se também à passagem de ano. 

Seja peças brilhantes, grinaldas, balões, “tudo o que vier à rede é peixe”. Ou seja, utilize tudo o que conseguir e que faça sentido nesta festividade. 

Faça as suas próprias decorações 

Também pode fazer as suas próprias decorações com materiais que tem por casa ou que compre. Numa papelaria, num supermercado ou numa loja de comércio chinês, encontra este tipo de materiais a preços baixos. 

Procure online inspirações de decoração que possa construir sozinho em sites como o Pinterest, por exemplo. 

Vá a lojas de preços baixos 

Nos espaços sugeridos, como a loja de comércio chinês consegue encontrar decoração já feita (igualmente a preços em conta), como por exemplo, balões sob a forma de números para marcar o novo ano em que vamos entrar. 

Existem ainda lojas como a Tiger e a Ale-Hop, com preços baixos, que têm sempre decorações temáticas, consoante a época em que estamos. Pelo que, nestas duas lojas, nas semanas antes da passagem de ano, já tem disponível várias peças de decoração, bem como alimentação alusiva ao novo ano. 

Compre produtos de marca branca 

Relativamente à alimentação da festa – seja jantar, petiscos, sobremesas, bebidas – se quer os preços mais baratos opte por comprar marcas brancas, dentro do que for possível.  

Depois, faça uma pesquisa online, previamente, ou verifique os folhetos semanais dos supermercados, para perceber onde vai conseguir comprar os produtos que quer a um preço mais baixo.  

Não se esqueça de fazer uma lista do que quer comprar e estabeleça um orçamento para que na hora de ir às compras não se exceda.

Leia também: Um guia para poupar no supermercado: melhores compras, mais poupança

Divida a despesa por todos 

Se quiser, e estiver à vontade com os seus convidados, pode propor que a despesa que teve para a festa seja dividida por todos. 

Assim, dividido por todos, a conta total pode ter um peso mínimo na carteira de cada um. Logo, todos desfrutam de uma boa festa e a um preço em conta. 

Usufrua dos concertos de rua gratuitos 

Quanto à animação da sua festa, existem várias soluções nas quais não tem de gastar dinheiro: por exemplo, basta colocar música, um karaoke, (se tiver) jogos como o Just DanceSingstar, entre outros.  

Por outro lado, também pode levar a sua festa para a rua no momento em que se aproximar a meia noite, aproveitando os concertos de rua gratuitos da sua cidade. Em quase todas as cidades existem estes concertos, com grandes artistas que passam a meia noite com o público.   

Como poupar num traje a rigor? 

Para comprar um traje a rigor para a passagem de ano, tente pensar "fora da caixa", vai ver que ainda consegue poupar. Na verdade, não precisa de gastar muito para ter o seu traje perfeito. Às vezes, basta apostar nos pequenos pormenores, ou pensar em soluções de compra diferentes. Mas, como? 

Aproveite os saldos 

Os saldos de inverno têm início logo após o Natal e, em algumas lojas, consegue encontrar peças da coleção de festa de ano novo nos descontos.  

Por isso, pode aproveitar os saldos para comprar a sua roupa para esta noite. Mesmo não encontrando peças próprias da coleção de festa, tente procurar peças mais formais ou de cor festiva que vão ao encontro do seu estilo e daquilo com que se vai sentir confortável. 

Compre em segunda mão 

Outra opção para que não gaste muito com um traje a rigor é comprar em segunda mão. Tanto nas redes sociais, como em sites online e aplicações de telemóvel encontra soluções de revenda de roupa. 

Nesta época, estes grupos são inundados com opções de peças de festa que as pessoas têm e já não usam, e aproveitam para vender. Pelo que, se vir esta como uma solução para si, adira a estes grupos e mantenha-se atento

Vá a feiras ou a lojas do chinês 

Ir a feiras ou a lojas do chinês para comprar uma roupa de festa também é uma escolha bastante barata.  

Ou pode ainda ponderar outras lojas de preços baixos como a Primark, que se enche de trajes festivos nesta época, e que faz também algumas promoções onde pode encontrar peças por um valor muito reduzido. 

Aposte nos acessórios 

Se não quiser gastar dinheiro num traje completo, porque não apostar nos acessórios? Existe uma variada oferta de lojas com grande oferta de acessórios, onde pode encontrar acessórios mais festivos, tanto femininos como masculinos, que pode utilizar para que sejam os elementos destaque do seu traje para a passagem de ano. 

Basta então utilizar uma roupa simples que já tenha no armário e depois colocar os acessórios por cima. Por exemplo, num traje masculino pode colocar um cinto diferente, uma gravata mais festiva. Num traje feminino, pode apostar nas malas ou na bijuteria. 

Estas são algumas dicas para que desfrute da sua noite ao máximo e entre em 2022 "com o pé direito", sem estar preocupado com gastos financeiros.  

Leia ainda: Saiba como evitar as compras por impulso

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #festa de passagem de ano,
  • #passagem de ano barata,
  • #poupança,
  • #poupar festa
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.