Como poupar na fatura da luz e no aquecimento

A factura da eletricidade continua a ser uma das despesas que mais sobrecarrega as famílias portuguesas. Uma despesa que aumenta nos meses de Inverno, com a chegada do frio e a necessidade de aquecimento em casa.

A pensar nisso elaborámos uma lista de medidas que pode seguir para reduzir a sua fatura eletricidade.

Como poupar na eletricidade?

Apesar de o preço ter descido em Janeiro de 2019, continua a ser uma das contas mais pesadas para os portugueses. Contudo, existem formas de poupar na factura da luz, por isso tenha em atenção as seguintes práticas: 

Como poupar no aquecimento? 

Nos meses de Inverno, quase todos os portugueses gostariam de ter a casa mais quente do que realmente têm. Aqui, a poupança passa inevitavelmente por melhor isolamento térmico das nossas casas. Se comprou casa há pouco tempo, consulte o certificado energético do imóvel para saber quais foram as medidas recomendadas pelo técnico. Eis algumas formas de melhorar o isolamento térmico das nossas casas: 

E claro, não esquecer o IRS…  

Certifique-se que todas as faturas da eletricidade, água, gás, internet, televisão, telefone, condomínio e despesas com créditos habitação constam no seu e-fatura. Tem até 25 de Fevereiro para validar as facturas de 2018 associadas ao seu contribuinte (e dos seus descendentes, se tiver filhos dependentes) para efeitos de IRS. Nessa altura, se tiver alguma dúvida sobre o montante que tem a receber do Estado, o melhor é consultar um contabilista. Pode usar a Fixando para procurar escritórios de contabilidade em Bragaescritórios de contabilidade no Porto ou em qualquer outro ponto do país.