Finanças pessoais

Como proteger a sua casa nas férias e ter um regresso descansado

Proteger a sua casa nas férias contra assaltos ou outros imprevistos é a garantia de que terá umas férias descansadas.

Finanças pessoais

Como proteger a sua casa nas férias e ter um regresso descansado

Proteger a sua casa nas férias contra assaltos ou outros imprevistos é a garantia de que terá umas férias descansadas.

As férias são um período de descontração pelo que, para poder desfrutar descansado, deve proteger a sua casa e, assim, evitar dissabores no regresso.

Apesar de Portugal ser considerado um país seguro, lembre-se que os assaltantes procuram casas cujos moradores estejam fora. Vigiam a casa durante alguns dias antes do assalto. Ou podem nem sequer a vigiar se for você a dizer-lhes, por exemplo nas redes sociais, que está de férias.

Porém, nem todos os imprevistos são assaltos. Também inundações ou fugas de gás podem acontecer e estragar o seu regresso a casa.

Neste artigo, reunimos algumas dicas que devemos seguir antes de sairmos de casa.

Registe a sua casa no programa "Verão Seguro"

O programa "Verão Seguro" garante que, neste período de férias, os agentes da PSP passam duas vezes por dia às portas das casas registadas neste serviço gratuito de controlo e proteção residencial.

Para aderir basta submeter online o formulário a solicitar do serviço de vigilância da sua residência durante o seu período de férias.

Assegure-se que as fechaduras estão em bom estado

A porta de entrada é um dos pontos-chave da sua casa. Verifique o estado da fechadura e verifique se está vulnerável a arrombamentos. Se achar que sim, pondere trocá-la.

O mesmo se passa com a porta da garagem, sobretudo, se esta tiver comunicação com a sua casa.

Se tem cave ou terraços reforce a segurança

Se tem uma cave com janelas para o exterior, coloque grades. Proceda de igual modo se tiver terraço. Reforce a segurança das janelas ou portas de acesso a terraços, especialmente se estes forem de fácil acesso a partir da rua ou do terraço do vizinho.

Feche as persianas, mas não totalmente

Na maior parte dos casos, fechamos completamente as persianas quando saímos para férias. Evite fazê-lo. Vai estar a dar um claro sinal ao assaltante de que a casa está vazia. Deixe algumas persianas entreabertas como se apenas estivesse a evitar a entrada do calor.

Instale um temporizador nas luzes de fora

A ideia é dar a impressão que está gente em casa. Instale um temporizador em divisões cuja luz possa ser vista de fora. Se a casa estiver sempre às escuras é sinal que está fora e a casa torna-se mais "apetecível".

Fale com um vizinho de confiança

Se o seu vizinho ouvir barulhos na sua casa poderá não ligar se não souber que está de férias. Do mesmo modo se vir uma carrinha à porta a levar o seu televisor poderá pensar que está avariado e simplesmente o vieram buscar. Tudo isto são coisas plausíveis de acontecer no seu dia a dia, mas não seguramente se estiver de férias.

Assim, o nosso conselho é que avise o vizinho do lado de que irá estar fora e por quanto tempo. Até pode ser que se ofereça para regar as suas plantas e assim poderá ver se tudo está em ordem em sua casa.

Carro fica à porta? Peça para o mudarem de lugar

Se vai viajar de avião e deixar o carro à porta, não o deixe sempre no mesmo lugar. Os assaltantes ficarão a saber que está fora. Peça a alguém da sua confiança para ir mudando o carro de lugar assim dará a entender que está em casa.

Desligue o som da campainha da porta

Uma das técnicas usadas pelos ladrões é tocar à pota para ver se está alguém em casa. Se desligar o som da campainha da porta podem ficar a pensar que está avariada e sem a certeza se está vazia ou não.

Instale um alarme

Esta opção pode ser a mais segura, mas também a mais cara. Um alarme é um dissuasor para os assaltantes, mas lembre-se que se desligar o contador da luz o alarme não vai funcionar.

Registe os seus bens

Se tem objetos de valor dentro de casa, faça uma lista dos mesmos para sua segurança. Fotografe-os e registe os seus números de série para que, em caso de roubo, possa ser mais fácil recuperá-los.

Lembre-se que também é necessário para poder acionar o seu seguro.

Tenha o seu seguro atualizado

Se mesmo com todas as precauções for assaltado o melhor é garantir que pode vir a ser indemnizado. Assim, atualize, periodicamente, o seu seguro de recheio. Só assim poderá repor os bens que lhe foram roubados durante as suas férias.

Recordamos que este seguro também cobre danos sobre os bens de outros acontecimentos acidentais como inundações.

Leia ainda: Seguro de viagem: Vai de férias protegido contra os imprevistos?

Guarde os objetos de valor num cofre

Se tem objetos de valor (monetário ou sentimental) dentro de casa que possa guardar num cofre faça-o. Ou peça a alguém de confiança para os guardar. Caso não seja possível esconda-os em lugares não muito óbvios. É mais uma maneira de proteger a sua casa enquanto estiver de férias.

Não comente quando e quanto tempo vai de férias

Se está num café com amigos não comente que vai de férias, ou pelo menos não detalhe datas e locais (nunca se sabe quem está a ouvir). Mesmo que só conte em privado a pessoas de confiança peça para que não deem pormenores em público a outros.

Leia ainda: Vai viajar? Avalie o cartão europeu de seguro de doença

Tenha cuidado com as redes sociais

Hoje as redes sociais dominam a vida da maior parte das pessoas e os assaltantes sabem disso. Assim, muitas vezes nem precisam de vigiar uma habitação. Ou seja, é você mesmo a informar o ladrão que a casa está vazia. Por isso, lembre-se, proteger a sua casa nas férias começa por si, não informe o ladrão.

Desligue o gás e água

Deve estar igualmente preparado para imprevistos como inundações, fugas de gás ou incêndio. Assim sendo, para proteger a sua casa também deve ter outros cuidados redobrados quando for de férias, nomeadamente:

  • Desligue o gás para evitar fugas;
  • Feche a ligação do gás ao fogão e esquentador;
  • Feche a água para evitar inundações;
  • Se tem termoacumulador desligue-o;
  • Se não tem alarme e não puder desligar o frigorífico desligue a luz.

Leia ainda: Dias de férias: Sabe quantos dias pode tirar num ano?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.