Finanças pessoais

Gasóleo ou Gasolina: Qual a compra mais inteligente?

Neste artigo vamos realizar um pequeno exercício que permite encontrar o ponto de equilíbrio, encontrando sempre a melhor escolha.

Pedro Pais Pedro Pais , 26 Abril 2007 | 20 Comentários

Na altura da compra de um bem ou na aquisição de um serviço, os consumidores que possuem recursos financeiros limitados comparam preços, características e outros fatores sociais. Neste artigo, falamos mais precisamente da compra de um carro e da escolha mais inteligente, gasóleo ou gasolina.

Apenas comparando é que se pode auferir a verdadeira importância destas características e refletir se valerá a pena despender de mais alguns euros.

Exercício prático para uma compra inteligente

Consideremos dois automóveis da marca Mercedes:

  • M1: C 200 Kompressor Classic 4p FL – sendo um carro a gasolina, com um valor no mercado de € 43.745;
  • M2: C 200 CDI Classic 4p FL que utiliza o gasóleo como combustível, com um preço € 45.299.

Existem características diferentes nos dois objetos em estudo: prestações do motor, velocidade, entre outros. Dadas as diferentes características, o consumidor terá de quantificar quanto estaria disposto a pagar para que o carro M2 (vel. max: 208 km/h) atinja a velocidade do M1 (vel. max: 234 km/h) e assim sucessivamente para todas as características.

Outros fatores importantes são os custos variáveis, como por exemplo o combustível, se gasóleo ou gasolina. Sabemos que o gasóleo se cifra (em termos simplificados) no €1/litro e a gasolina €1,25/litro (para simplificar vamos assumir que ambos os carros têm o mesmo nível de consumo).

Depois destes dados, aplicamos a seguinte fórmula para escolher qual o tipo de carro ou combustível:

Somatório das características do M1 = Somatório das características do M2

  • €43.745 + €1,25 x Kms = €45.299 + €1 x Kms + €1000*
  • €1,25 x Kms – €1 x Kms = €45.299 + €1000* - €43.745 [Coloca-se as incógnitas no mesmo lado]
  • €0,25 x Kms = €2554
  • Kms = €2554 / €0,25 = 10.216 Kms

* €1000 seria, por exemplo, o valor que eu estaria disposto a pagar para que o carro M2 consiga as prestações ao nível do motor do M1.

O resultado obtido significa que, caso a distância estimada a percorrer seja de 10.216 Km,s os carros se equiparam, atingindo o chamado ponto crítico ou de equilibro.

Conclusão: se pensa em utilizar o veículo em menos de 10.216 Kms compensa mais comprar o carro M1, se pretende realizar mais Kms do que 10.216 será mais vantajoso o veículo M2.

Leia ainda: Carro: como otimizar o uso de combustível (e poupar dinheiro!)

Aplicação no mundo real

O exercício não contemplou (propositadamente) alguns fatores importantes, como o valor de cada carro no final de vida ou o consumo e manutenção associado a cada um deles.

Mas a possibilidade que o mesmo tipo de exercício nos apresenta é fantástica, servindo como modelo à avaliação de dois ou mais bens semelhantes e sendo uma forte base de suporte à decisão.

Leia ainda: Vender o carro sozinho: como conseguir um negócio seguro?

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20 comentários em “Gasóleo ou Gasolina: Qual a compra mais inteligente?

  1. Economia é tudo na vida, rs, vejam o programa desse site.

    Descrição.
    Dcalc, esse e o nome do programa que ira lhe dizer quanto você gasta com combustível no dia-a-dia.

    Já parou para calcular antes de pegar o carro para ir na padaria? já pensou quanto isso pesa em seu orçamento no final do mês. Bem o Dcalc ira ajudar a manter as contas em dia.

    Programa gratuito para controle e planejamento de gastos.

    Link para download: http://www.rgvirtual.com/dcalc
    Licença: Gratis
    Projeto em desenvolvimento.

  2. bem pessoal, cada um com o k pode..

    os carros a gasoleo tdi´s e ks, sao makinas para sentir o binario a encostar-nos para tras…isto ca em portugal carros a gasoleo sao carros de pobre…

    o carros potentes a gasolina sao feitos para largar pneu no alcatrao e para andar em altas velocidades…é carro de rico como diz o outro lol. e tem razao..

    agora depende dos modelos e o ke fazem com eles..

    eu proprio ja esperimentei andar num porche 911 dum amigo pa fazer comparaçao com o meu 320d com repro de 280 cavalos e com 530 de binario e coitado do porche no que toca a curvas..porche pa trax..no k toca a agilidade, porche pa tras…no ke toca a arranques porche pa tras nos primeiros 100 metros porque depois em velocidade os dois lado a lado..va pronto faz mais barulho que o meu e dai? ate assusta mas…

    simples ou se tem dinheiro ou nao…quem gosta de retas mais vale comprar um carro a gasolina…quem vive pas curvas apertadas carros a gasoleo sao muito mais seguros..opiniao minha…fazer muitos ou poucos kilometro tanto fax…eu com deposito xeiu no 320d fasso 300 kilometro so por acelarar em pekenas retas que apanho…

    isso dos preços é relativo pois se cada um obter um carro de acordo com a sua maneira de conduzir e gostos pouco importa se é gasolina ou gasoleo..hoje em dia isso de carros bons e potentes a gasolina como mercedes cl500, bmw m5, m6 servem para obter um certo patarmar social…posso ir buscar um 525 m5 a gasolina que bate os 320 sem se keixar mas depois numa curva apertada o peso do proprio entre outros factores ja nao me vale de nada…voçes proprios podem ver isso …basta irem ao youtube e vejam nos a andar..

    eu prefiro comprar velho e mexer para ficar uma grande makina do ke comprar novo..pois gasto menos em artilha-lo para ser makina do k comprar novo ja makina..sai mais barato…e isso ve-se depois nos consumos k sao tao importantes…

  3. Voçes só se estão a esquecer de um pormenor…u carro a gasolina apesar de mais agil, existem us consumus urbanos e não urbanos (nos urbanos um carro a gasolina é bebado) o gasoleo nesse aspecto é melhor…longas viajens andar com um carro a gasolina a 120 é xato…logu 15 a 20 litros aus 100KM mas u mau disso não está nus 15 a 20 litros porque u carro gasoleo tb us bebe…o problema está no preço do gasoleo e da gasolina:|

    Conclusão:

    Pros Gasolina:

    -Mais potençia
    -Mais desportividade na condução

    Contras Gasolina

    -Dizer que tem us consumus muitu mais altos que us carros a gasoleo é mentira porque u gasoleo tb faz grandes consumus se pisarmus u acelerador apesar de inferiores
    -Preço da gasolina :|:|:|:|:|
    -Não serve para longas viajens (a não ser que haja eurios)

    Pros do Gasoleo

    -O preço do mesmu :D:D:D
    -Consumus dus carros a gasoleo um tantu inferiores aus a gasolina
    -Potençia de um carro a gasoleo façilmente atinjivel com uns pozinhus magicus :D:D
    -Viajens mais baratas:)

    Contras do Gasoleo

    -Sem pozinhus magicus nada feitu a gasolina foje facilmente do carro a gasoleo:(
    -Carros um tantu mais caros:(

    Resunmindu Gasolina=Carro para Rico
    Gasoleo=Carro do Pobre:D (mas com jenica)

  4. Rui, a questão dos €1000 está relacionado com o valor que darias ao facto do desempenho de um carro ser melhor do que o de outro.

    Os €1000 são um valor muito subjectivo, neste caso. Mas a ideia é responder à questão “Quanto precisariam de me pagar para eu despender da característica X?”.

    O artigo do Óscar é muito bom, porque nos dá uma metodologia que permite comparar, teoricamente, quaisquer dois produtos, por muito diferentes que sejam.

    Apesar da comparação com o C220 CDI ser mais realista, nada nos impede de fazer uma análise com o C200 CDI, tendo em conta que devemos valorizar cada característica de forma diferente.

  5. Peço desculpa na insistência, mas incorri num erro. O Golf a gasolina é TSI, não FSI. O FSI 1.4 sport custa €28700, o 2.0TDI sport custa €36053.

    Pela fórmula, mesmo adicionando o tal valor adicional de €1000, por exemplo (que não entendi muito bem, porque o carro nunca vai ter a mesma performance), dá cerca de 27000 quilómetros. Sem o tal valor, que é mais real, segundo a minha ideia, porque neste caso são dois carros com características de motor mais equivalentes, dá mais de 30000 quilómetros.

  6. Já pensei muito nesse assunto, honestamente, mas a comparação feita não é das mais díspares em termos de comparação. O modelos a gasolina é muito mais potente e ágil que o carro a gasóleo, e seria mais justo estar a comparar com o 220CDI, em vez do 200CDI.

    Pega, por exemplo, num Golf 2.0TDI, com 140 cavalos, e um Golf 1.4FSI, a gasolina, com os mesmo 140 cavalos. O FSI é muito, mas muito mais ágil, mais rápido, e, obviamente, consome mais, mas custa quase menos 8000 euros. 8000 euros é muito dinheiro, e é em casos como este que não compensa nada estar a comprar um carro diesel só porque consome menos …

    Muito bom artigo 😉