Carreira e Negócios

Cursos online gratuitos: Comece o ano a valorizar-se profissionalmente

Existem inúmeros cursos online gratuitos, mesmo de universidades conceituadas. Aproveite para valorizar-se profissionalmente.

Carreira e Negócios

Cursos online gratuitos: Comece o ano a valorizar-se profissionalmente

Existem inúmeros cursos online gratuitos, mesmo de universidades conceituadas. Aproveite para valorizar-se profissionalmente.

Numa altura em que tudo muda rapidamente, a formação é uma aposta que tem de fazer e os cursos online gratuitos podem ajudar a ter sucesso nesta missão.

De facto, existem no mercado inúmeros cursos, apenas à distância de um clique, e com os quais pode enriquecer os seus conhecimentos. Estes cursos abrangem as mais diversas áreas e vão desde a informática, à saúde, marketing ou gestão. A oferta é, realmente, muito grande e só tem de escolher aquele que mais lhe interessa.

Se está desempregado, quer mudar de emprego ou simplesmente aumentar os seus conhecimentos, estes cursos podem ser a solução. Tratando-se de um modelo online, pode fazê-los ao seu ritmo e de acordo com a sua disponibilidade.

Se para si o custo dos cursos é um entrave, liberte-se dessa preocupação. São cada vez mais as empresas, plataformas e universidades que disponibilizam cursos gratuitos. Entre as universidades, contam-se algumas bastante conceituadas como Havard ou Yale.

No entanto, nem todos os cursos online são totalmente gratuitos. Em alguns casos, tem de pagar para obter o certificado ou aceder a material espeífico.

Para ajudá-lo na fase da pesquisa, juntámos, neste artigo, algumas plataformas que disponibilizma este tipo de formação.

Portugal Digital

Com o objetivo de aumentar a capacidade digital dos portugueses, no site Portugal Digital, encontra um vasto conjunto de cursos gratuitos, disponíveis online nas plataformas dos parceiros desta entidade.

Esta oferta, abrange áreas como:

  • Ferramentas de produtividade e colaboração
  • Cibersegurança
  • Cloud
  • Análise de dados
  • Marketinge e comunicção Digital e E-commerce
  • Programação
  • Redes e Sistemas
  • Tecnologias disruptivas

Entre os parceiros contam-se empresas como a Accenture, Google, Microsoft, AWS training and certification, Cisco Academy, Cotec, Nau.

Os cursos estão divididos em três níveis: principiante, intermédio e avançado, podendo ser ministrados em português ou em inglês.

Leia também: 7 dicas sobre finanças pessoais para quem está beira da maioridade

NAU

A NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências, foi desenvolvida e é gerida pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).  É um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências.

Engloba cursos gratuitos em formato MOOC (Massive Open Online Course). Ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, em ciências da saúde, ciências sociais, economia e gestão, formação e edução, marketing e direito.

Tem como parceiros faculdades como o ISCTE e a Universidade de Évora, a Escola Superior de Enfermagem do Porto, entre outras. Entre as entidades parceiras contam-se ainda a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o Turismo de Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o Instituto Português do Sangue e Transplantação, entre outros.

UDEMY

A Udemy tem cerca de 12 mil cursos disponíveis em áreas tão diversas como desenvolvimento web; gestão financeira; programação neurolinguística, marketing digital, matemática, psicologia.

Mas, atenção, nesta plataforma existem cursos pagos e cursos gratuitos. Para saber quais os cursos gratuitos (nesta data são 1.925), na barra de pesquisa escreva “cursos gratuitos” e ser-lhe-á apresentada a lista completa. Pode ainda, adicionalmente, selecionar o nível que pretende: iniciante, intermédio ou especialista. Nos cursos em língua estrangeira existe ainda, em muitos deles, a possibilidade de adicionar legendas.

COUSERSA

A Coursera é uma plataforma com centenas de cursos nas mais variadas áreas. A Coursera estabeleceu parcerias para disponibilizar cursos online gratuitos, divididos por módulos e compostos por textos, vídeos e testes. No entanto, em alguns casos, para aceder a algum material tem de pagar. No final, pode pedir um certificado, também mediante pagamento de uma taxa.

Colabora com mais de 200 universidades e empresas líderes no mundo, entre elas as universidades de Stanford, Princeton, Columbia, Yale, Imperial College of London. Entre as empresas pode encontrar a IBM, Amazon, Goldman Sachs, Google ou a Microsoft.

Para aceder aos cursos tem de se registar na plataforma, inscrever-se no curso que quer frequentar e esperar que comece já que existem datas pré-definidas. Apesar da maioria dos cursos ser em inglês, existem aulas traduzidas ou legendadas em português.

Entre os cursos, destacam-se os de big data analyse; programação informática e tecnologia de criptomoedas.

Leia também: Está à procura de emprego depois dos 40? 8 dicas que podem ajudar

jovem mulher consulta o seu computador na mesa da cozinha

UDACITY

Na plataforma Udacity encontra cursos online especializados na área da tecnologia de informação (TI), os quais vão desde a programação, ao machine learning até à realidade virtual. Tem como parceiras grandes empresas do mundo tecnológico, como a Google, Amazon ou IBM.

A Udacity tem cursos gratuitos, mas também tem cursos pagos (Nanodegrees) para profissões altamente procuradas no mercado de trabalho e que garantem emprego quando terminar o curso.

MIRIADAX

A Miriadax é uma plataforma espanhola que oferece cursos gratuitos em áreas tão diversas como informática, introdução aos biomateriais; gestão de informação; direitos laborais e sustentabilidade.  

Para aceder a esta plataforma, tem de criar uma conta pessoal. Posteriormente, passa a ter acesso ao curso que escolher.

ALISON

Na Alison tem acesso gratuito a cursos, lecionados apenas em inglês, de informática, marketing, gestão, saúde, engenharia.   

Também nesta plataforma tem de criar uma conta pessoal para poder ter acesso ao curso que pretende frequentar.

EDX

A EDX, criada como iniciativa online sem fins lucrativos pelas universidades de Harvard e MIT, disponibiliza cerca de três mil cursos online de diversas universidades de renome mundial como o MIT, Harvard, Berkeley, entre outras. Abrange áreas como a biologia, química, ciências computacionais, economia ou finanças.

A maioria dos cursos é gratuita. No entanto, após a conclusão do curso, se ficar aprovado no exame final, para ter acesso ao certificado tem de pagar uma taxa que varia de acordo com o curso.

MOOC LIST

A plataforma online MOOC agrega e disponibiliza uma lista de cursos gratuitos disponibilizados pelas melhores universidades do mundo.

Na plataforma, se encontrar um curso que lhe interesse, clique em “go to class”. Este botão vai redirecionar diretamente para o site do curso (uma plataforma diferente), onde pode registar-se e seguir os procedimentos pedidos para se inscrever.

INWEB

A Inweb disponibiliza cursos financiados (atualmente online) em áreas de formação como o Marketing Digital, Microsoft Office, Contabilidade e Fiscalidade, Design Gráfico e Criatividade, Gestão de Empresas, Idiomas estrangeiros.

A frequência destes cursos é gratuita porque as ações de formação são cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Lisboa 2020.

Universidade Havard Online

Na plataforma online da Universidade de Havard, pode encontrar muitos cursos online gratuitos com certificado sobre diferentes temas. Os cursos distribuem-se em áreas como arte e design, passando pela gestão, história, engenharia, medicina, programação, matemática, ciências e muitas outras.

Atelier Digital da Google

No Atelier Digital da Google vai poder melhorar as suas competências digitais de forma exclusivamente gratuita.

Após terminar todos os tópicos no "Atelier Digital", recebe uma certificação. O curso tem um indicador de progresso no seu painel de controlo que lhe indica, a todo o momento, o que já concretizou e que tópicos necessita de concluir para obter o seu certificado. Posteriormente, este pode ser descarregado no seu computador.

Leia também: Canudo na mão. Quanto vou ganhar no meu primeiro ordenado?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.