Finanças pessoais

Literacia financeira: As escolas têm as ferramentas necessárias?

Flávia Nobre, responsável pelo projeto Orienta-te, Fundação AGEAS, acredita que os professores precisam de ferramentas de âmbito não formal para promoverem a educação financeira.

No último Ideias em Cheque falou-se sobre literacia financeira para crianças e jovens. Durante o webinar foram abordadas questões como a importância de incutir os conceitos da poupança desde cedo, a literacia financeira nas escolas e muito mais.

Flávia Nobre, responsável pelo projeto Orienta-te, Fundação AGEAS, conta que existe atualmente um referencial de educação financeira, que é "um documento orientador", e ainda um Plano Nacional de Educação Financeira. "Esses mecanismos já existem, já está a ser pensado como é que se dão ferramentas aos professores e como é que se colocam os conceitos de literacia financeira nas escolas".

Contudo, a Flávia Nobre aponta que "não é segredo para ninguém que os índices de poupança e o lugar que ocupamos em termos de literacia financeira não são propriamente os números mais interessantes".

Assim, o projeto Orienta-se, da Fundação AGEAS, tem como objetivo dar ferramentas aos alunos e professores do 3.ºciclo de forma a promover a educação financeira nas escolas. "As escolas já têm alguns destes mecanismos. O que nos pareceu a nós, que criámos este projeto, é que era preciso tentar dar algumas ferramentas aos professores que fossem um bocadinho de educação não formal", conta a responsável.

Veja ou reveja o episódio na íntegra: Ideias em Cheque: Os miúdos e o dinheiro – A importância da literacia financeira desde a infância

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #crianças,
  • #educação financeira,
  • #escolas,
  • #ideias em cheque,
  • #literacia financeira infantil,
  • #poupança
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)