Finanças pessoais

Fazer pagamentos on-line de forma segura

O aumento do consumo on-line fez crescer o número de denúncias de fraude e burla. Conheça três métodos para realizar pagamentos em segurança.

Fazer compras on-line já era um hábito para alguns portugueses. No entanto, a pandemia e o dever cívico de recolhimento domiciliário fizeram disparar o consumo on-line. Quem nunca olhou para o e-commerce com “bons olhos”, provavelmente teve de se aventurar durante este período.  

Ao mesmo tempo que o consumo on-line cresceu, subiram também as denúncias de fraude e burla. Esta é uma forma mais cómoda de fazer compras, no entanto, é preciso ter alguns cuidados. 

Uma das questões que gera mais insegurança entre os consumidores prende-se com o pagamento. Utilizar um método de pagamento seguro é essencial para reduzir riscos. O Banco de Portugal sugere três formas seguras de realizar pagamentos on-line: referência de multibanco, cartões virtuais e instrumentos de pagamento de segurança acrescida. 

Leia ainda: Como usar o e-commerce e fazer compras em segurança 

Referência de multibanco

A transferência bancária, método através do qual é emitida uma referência de multibanco, é uma das formas mais seguras de fazer pagamentos. Neste caso, a loja disponibiliza os dados – entidade e referência - para que possa realizar o pagamento no multibanco ou através de homebanking, dentro de um determinado prazo.  

Ao optar por este método de pagamento, não precisa de disponibilizar os dados do seu cartão. E não se esqueça, antes de efetuar o pagamento, é importante conferir a quem pertence a entidade apresentada na referência. 

Leia ainda: Precisa de cancelar uma transferência? Saiba como proceder

Cartões virtuais

Pagar com cartão de crédito é um dos métodos mais disponibilizados pelas lojas on-line. Apesar de, atualmente, haver muitos métodos que garantem a segurança da utilização do cartão de crédito nas compras on-line, há alternativas.  

Os cartões virtuais são uma forma de fazer compras sem ter de fornecer os dados do seu cartão. Como? Aplicações como, por exemplo, o MB Way permitem criar cartões virtuais com um determinado montante e validade. Assim, ao realizar o pagamento, utiliza os dados do cartão virtual e não os do seu cartão real.

Para criar um destes cartões através do MB Way, por exemplo, só tem de aceder à aplicação e clicar em "Cartões MB Net". Depois seleciona a opção "Compra única", define o montante e, após confirmar com o seu código PIN, já está. O seu cartão virtual estará pronto a usar.

Leia ainda: Atenção às fraudes com o MB Way: Saiba como utilizar esta aplicação 

Instrumentos de pagamento de segurança acrescida 

Também é possível fazer pagamentos em segurança, mesmo usando os dados do seu cartão. Muitos são os sites que utilizam sistemas de autenticação adicionais nos pagamentos - autenticação forte. Neste caso, irá receber um código através de SMS ou e-mail, que deve introduzir no ato do pagamento, além dos dados do seu cartão.

A autenticação forte serve para os prestadores de serviços de pagamento, nomeadamente os bancos, validarem a identidade do cliente num contexto de pagamento online, confirmando assim as suas transações.

Para saber se o site onde está a fazer a compra tem este sistema, deve procurar pelas denominações “Verified by Visa”, “SecureCode” ou “SafeKey”.

Fazer pagamentos digitais não tem de ser uma dor de cabeça. Existem atualmente várias formas de o fazer de forma segura. Contudo, tenha sempre atenção e evite fazer este tipo de operações em computadores públicos ou redes de wi-fi abertas. Além disso, antes de fazer uma compra on-line, procure sempre informações sobre o vendedor e confirme se o site é seguro.

Se ainda assim tiver reservas relativamente aos pagamentos on-line, pode sempre optar por envios à cobrança. Neste caso, realiza o pagamento diretamente à transportadora no momento da entrega da sua encomenda.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #cartão de crédito,
  • #compras online,
  • #e-commerce,
  • #pagamentos online
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)