Finanças pessoais

Férias em conta? Dicas vão do planeamento ao couchsurfing

Precisa de fazer umas férias em conta? Para que evite comprometer o seu orçamento familiar, reunimos algumas opções económicas.

Finanças pessoais

Férias em conta? Dicas vão do planeamento ao couchsurfing

Precisa de fazer umas férias em conta? Para que evite comprometer o seu orçamento familiar, reunimos algumas opções económicas.

Férias em conta, porque não? Para muitas pessoas as férias de verão são sinónimo de diversão, descanso e mais gastos. Para que possa aproveitar este período ao máximo, sozinho, em família ou com os amigos, reunimos neste artigo soluções para umas férias em conta. Ou seja, férias que não se tornem um problema para o seu orçamento familiar nos meses seguintes.

1. Faça o orçamento das suas férias em conta

Faça o orçamento para as suas férias de verão com alguma antecedência, de preferência logo no início do ano. Desta forma, se os seus rendimentos não forem suficientes para as férias, tem ainda algum tempo para fazer um part-time ou vender algo que já não utiliza, entre outras formas de conseguir ganhar um dinheiro extra.

No entanto, se mesmo assim, não tiver dinheiro suficiente para as suas férias de sonho, ajuste-as ao seu orçamento. Pondere, por exemplo, reduzir o número de dias, mas, sobretudo, evite fazer um crédito para ir de férias.

2. Compre a viagem com alguma antecedência

Comprar a viagem com antecedência vai permitir-lhe encontrar soluções mais económicas. Pesquise na internet a oferta de companhias de aviação low-cost.

Independentemente da sua escolha, pondere fazer um seguro de viagem. Pode à primeira vista parecer-lhe um custo desnecessário, mas se acontecer algum imprevisto antes ou durante a viagem, o seguro vai permite-lhe poupar e/ou recuperar algum dinheiro.

Leia ainda: Vai de férias? 5 estratégias para desligar do trabalho

3. Poupe nas refeições

Quando estamos de férias dificilmente desejamos ter a preocupação de cozinhar. É muito mais confortável ir a um restaurante. Contudo, fazer as refeições sempre fora pode constituir um peso significativo no seu orçamento. Desta forma, se tiver essa possibilidade compre alimentos nos mercados da região e cozinhe comida leve e de fácil preparação, como por exemplo saladas, e sandes. Faça piqueniques, se tiver crianças, elas vão adorar.

dias jovens à conversa, a apreciar a vista para a grande cidade, de mochilas às costas a usufruir de férias low cost

4. Faça férias em conta nas épocas baixas

A não ser que pretenda fazer praia num destino específico ou assistir a alguma festa ou evento que decorra numa determinada altura do ano, não precisa de fazer férias na designada época alta. Se tiver a possibilidade de tirar as suas férias, por exemplo, em março ou abril, vai conseguir poupar. Isto porque não existe tanta procura nessa altura do ano e desta forma, tanto no alojamento como no transporte vai encontrar preços mais baixos.

5. Faça campismo

Fazer campismo além de ser mais barato do que ficar alojado num hotel, permite-lhe estar em contacto com a natureza. Para isso, só necessita de comprar os equipamentos necessários, nomeadamente uma tenda e sacos cama. Tem ainda de fazer a sua inscrição no parque de campismo da região para onde pretende ir. Muitos parques também já disponibiliam espaços e respetivos materiais (tendas, bungalows ou roulotes) para alugar.

Leia ainda: Férias não gozadas: Conheça direitos e obrigações

6. Viste museus quando as entradas são gratuitas

Existem muitos museus e monumentos com entrada gratuita num determinado período, nomeadamente aos domingos de manhã. Desta forma, quando fizer o planeamento das suas férias tenha este aspetos em consideração. Verifique na internet quais os períodos em que as visitas são gratuitas, pois as condições variam de local para local.

7. Poupe no transporte

O transporte é uma das despesas que mais pesa no orçamento das férias. Se decidir viajar com o seu carro, tente evitar as auto estradas para poupar nas portagens. Faça uma condução defensiva de forma a poupar no combustível. Se necessitar de abastecer o automóvel, consulte primeiro na internet o preço do combustível na zona onde se encontra, pois atestar o depósito uns quilómetros mais à frente, pode permitir-me poupar algum dinheiro. Se não for com o seu carro, opte por andar de transportes públicos. Caso as distâncias o permitirem ande a pé, pois além de poupar está também a cuidar da sua saúde.

8. Já experimentou couchsurfing?

Se tiver um espírito mais aventureiro, faça couchsurfing. Com este formato de alojamento, vai poder ficar em casa de outras pessoas gratuitamente, ou melhor, ficar no sofá lá de casa, mas em troca de igual disponibilidade em sua casa. Esta é uma excelente opção para quem viaja sozinho, pois além de poupar tem a oportunidade de conhecer novas culturas e pessoas.

Leia ainda: Dias de férias: Sabe quantos dias pode tirar num ano?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.