Carreira e Negócios

Mais formação certificada sem gastar? Procure cursos online gratuitos

Se quer apostar na sua educação saiba que existem disponíveis inúmeros cursos online gratuitos que pode e deve aproveitar.

Carreira e Negócios

Mais formação certificada sem gastar? Procure cursos online gratuitos

Se quer apostar na sua educação saiba que existem disponíveis inúmeros cursos online gratuitos que pode e deve aproveitar.

Numa altura em que o orçamento familiar pode começar a ficar apertado com o aumento do custo de vida e a subida das taxas de juro do crédito habitação, para quem quer continuar a estudar a solução pode passar por aproveitar os cursos online gratuitos e com certificação que existem atualmente.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, ter competências que o diferenciem pode ser a chave, quer seja para conseguir o seu primeiro emprego quer seja para mudar de emprego e ter uma melhor remuneração.

Sabia, por exemplo, que que existem cursos online gratuitos e ministrados por universidades de renome (como Harvard, entre outras) com a vantagem de que pode estudar ao seu ritmo? Poderá em muitos deles obter a certificação que precisa gratuitamente, mas noutros esta é paga.

Contudo, se não anda à procura deste tipo de cursos, saiba que existem outros cursos mais práticos, mas nas mesmas condições: online e gratuitos.

Assim, para quem decidiu investir na sua valorização, reunimos, neste artigo, alguns exemplos destes cursos. Porém, pode, e deve, pesquisar na internet pois vai certamente encontrar outros que sejam do seu interesse.

Leia ainda: Dicas para quem está a entrar no mercado de trabalho

Atelier Digital da Google

O Atelier Digital da Google começou por oferecer de forma gratuita cursos de marketing digital. Mas, atualmente, inclui cursos de dados e de desenvolvimento pessoal. Os cursos podem ser da própria Google ou de outros parceiros como a FutureLearn.

Existem cursos com três graus de dificuldade (principiante, médio ou avançado) sendo que poderá no final do curso obter um certificado, sendo que alguns são pagos. O curso mais conhecido “Princípios do marketing digital” tem a duração de 40 horas, e pode ser feito ao seu ritmo.  Após terminar todos os tópicos recebe uma certificação gratuita. O curso tem um indicador de progresso no seu painel de controlo que lhe indica, a todo o momento, o que já concretizou e que tópicos necessita de concluir para obter o seu certificado. Posteriormente, este pode ser descarregado no seu computador.

Grow with Google

A Google tem outros cursos gratuitos nesta plataforma. Para além de cursos de tecnologias de informação (de um parceiro) pode encontrar na Academy for Ads, Google Digital Academy e Google Analytics Academy cursos que o podem tornar especialista em marketing digital.

Mas os cursos não se ficam por aqui. Se ser youtuber é o seu sonho, nesta plataforma encontrará todas as ferramentas de que precisa.

UDACITY

Trata-se de mais uma plataforma de cursos online, parceira da Google, que inclui cursos pagos e cursos gratuitos nas mais diversas áreas. Pode pesquisar os cursos gratuitos, sendo que a sua maioria se prendem com a área das tecnologias de informação.

Portugal Digital

Portugal Digital é uma plataforma criada com o intuito de fomentar a digitalização. Tem um conjunto de cursos gratuitos com certificado em diversas áreas e disponíveis online nas plataformas dos Parceiros da Portugal Digital entre os quais se contam a Accenture, Google, Microsoft, AWS training and certification, Cisco Academy, Cotec e a Nau.

Os cursos englobam temas tão variados como ferramentas de produtividade, a cibersegurança, a soluções cloud, análise de dados ou marketing e comunicação digital. Também pode escolher entre e-commerce, programação, redes e sistemas a tecnologias disruptivas. Os cursos estão divididos por nível desde o principiante a avançado.

Leia também: Mudar de carreira: Prepare-se, saiba o que esperar

jovem mulher mostra o seu caderno de apontamentos para a câmara do seu computador, enquanto frequenta um curso online gratuito

NAU

A NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências, foi desenvolvida e é gerida pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) tendo como parceiros fundadores o Instituto Nacional de Administração (INA), Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Direção Geral da Saúde /DGS) e a Direção Geral da Educação.

Conta com inúmeros parceiros incluindo faculdades como o ISCTE e a Universidade de Évora, a Escola Superior de Enfermagem do Porto, e outras entidades, como por exemplo o Turismo de Portugal e o o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge entre outros.

Inclui cursos online gratuitos em formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos em áreas como a saúde, ciências sociais, economia e gestão, formação e edução, marketing e direito.

Future Learn

A “Future Learn” inclui uma grande variedade de cursos online nas mais diversas áreas e com duração variada. Com uma pesquisa rápida poderá encontrar o curso que pretende. Mas, atenção, nem todos são gratuitos.

No entanto de fizer uma pesquisa por “free online courses” ainda poderá encontrar um número elevado de cursos.

HavardX

A HavardX é a plataforma de cursos online gratuitos desta prestigiada universidade. Inclui cursos em áreas tão diversas como neurociência, bioquímica, programação, medicina, literatura, arte e design, ou mesmo gestão da felicidade.

Coursera

A Coursera é uma plataforma com uma oferta vasta e nas mais variadas áreas, sendo que gratuitos existem atualmente mais de 2.500 cursos.

A Coursera tem parcerias com mais de 275 universidades e empresas líderes de mercado, entre elas as universidades de Stanford, Princeton, Columbia, Yale, Imperial College of London. Entre as empresas pode encontrar a IBM, Amazon, Goldman Sachs, Google ou a Microsoft. Assim certamente irá encontrar o curso que pretende.

No entanto ter de registar na plataforma, inscrever-se no curso que quer frequentar e esperar que comece já que existem datas pré-definidas. Apesar da maioria dos cursos ser em inglês, existem aulas traduzidas ou legendadas em português.

EDX

A EDX é mais uma plataforma onde pode encontrar cursos online de mais 160 universidades, na sua maioria gratuitos.  

Os cursos vão desde licenciaturas a mestrados nas mais variadas áreas. Entre as mais populares contam-se a computação, data science, matemática, gestão de empresas, matemática, engenharia, nutrição, arquitetura, medicina e direito.

Os cursos encontram-se também divididos por três níveis: introdutórios, intermédios e avançados pelo que poderá escolher o que mais se adapta aos seus objetivos.  Os cursos são ministrados em várias línguas, sendo que em português existem atualmente 6.

MIT OpenCourseWare

A plataforma de cursos do MIT (Massachusets Institute of Technology) tem cerca de 2400 cursos disponíveis, a OpenCourseWare sendo que a sua filosofia é opartilahr o conhecimento por quem estiver interessado. Assim, não funciona com inscrições nos cursos, mas sim com o download do material dos mesmos, permitindo que cada pessoa estude ao seu ritmo. É totalmente gratuito, mas não disponibiliza certificados.

Open Yale courses

Esta plataforma da Yale University também disponibiliza gratuitamente os materiais de cursos ministrados na faculdade. As aulas foram gravadas e estão disponíveis em formato vídeo, áudio e texto. Também como os cursos do MIT não dão direito a qualquer grau académico, ou certificado.

Learncafe

O Learncafe cerca de dois mil cursos online grátis com certificado, em áreas tão diversas como agricultura, arquitetura, direito, informática e saúde. Mas também poderá encontrar cursos de música, moda e beleza e gastronomia.

Leia ainda: Porque é importante incluir ações de voluntariado no seu curriculum

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.