Finanças pessoais

Trabalhos de verão: 8 sugestões para ganhar um dinheiro extra

Muitos estudantes procuram trabalhos de verão. Conheça algumas sugestões e organize-se para ganhar algum dinheiro extra.

Finanças pessoais

Trabalhos de verão: 8 sugestões para ganhar um dinheiro extra

Muitos estudantes procuram trabalhos de verão. Conheça algumas sugestões e organize-se para ganhar algum dinheiro extra.

Com o fim das aulas, muitos jovens aproveitam as férias para obter um rendimento extra. Enquanto uns apenas aproveitam o sol e a praia, outros optam por procurar trabalhos de verão e, dessa forma, ganhar algum dinheiro para cobrir determinadas despesas ou para concretizar sonhos.

Este dinehiro extra pode servir, por exemplo, para ajudar a pagar a universidade ao longo do ano, comprar carro ou até para ajudar os pais em casa.

Assim, se por acaso procura um trabalho de verão, conheça algumas sugestões e oportunidades.

Leia ainda: Trabalhar em part-time: 7 dicas para ter sucesso no seu emprego

Qualquer jovem pode trabalhar em Portugal?

Uma pergunta que se coloca sempre que um jovem quer procurar um emprego temporário é se já tem idade legal para poder trabalhar. No âmbito da lei, o artigo 68.º do Código do Trabalho regula a idade mínima para começar a trabalhar em Portugal, assim como as condições que se devem aplicar para a prestação desse trabalho.

Em boa verdade, em Portugal é possível trabalhar a partir dos 16 anos. Ainda assim, e apesar da legislação considerar que a maioridade em Portugal se atinje só aos 18 anos, a idade mínima para prestar trabalho não está apenas dependente da idade.

Ou seja, além de ter 18 anos, um jovem para poder começar a trabalhar tem de ter a escolaridade obrigatória ou estar matriculado e a frequentar o nível de ensino secundário de educação. Por fim, para trabalhar com 16 anos é ainda necessário dispor de um conjunto de capacidades física e psíquicas adequadas ao trabalho em questão.

8 ofertas de trabalhos de verão para jovens

Os meses de verão são ricos em ofertas de emprego. Porém, a atual situação, ainda marcada pela pandemia e agravada com a guerra na Ucrânia, não é das mais favoráveis para o mercado de trabalho em geral. Ainda assim, pode, e deve, tentar encontrar trabalhos para ocupar o seu verão.

Nadador-salvador

Porventura, este será um dos trabalhos de verão mais procurados e com maior oferta nesta altura do ano. Contudo, ser nadador salvador exige formação e tem muitas responsabilidades inerentes. Afinal de contas, com este emprego, além de garantir a segurança e bem-estar de todos os banhistas, pode salvar vidas.

Ainda assim, para ser nadador-salvador tem de reunir alguns requisitos, nomeadamente:

  • Robustez física;
  • Obter aprovação nas provas de admissão.

Assim, se pretende candidatar-se, esteja atento ao site do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). Por norma, as datas dos cursos e as condições de ingresso são publicadas sempre com alguma antecedência.

O ISN faculta ações de certificação de nadadores-salvadores aos candidatos que terminem cursos através das Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores e ainda os casos de certificação expirada.

Leia ainda: Vai de férias? Conheça as sugestões de hotéis “Pet Friendly” para o verão

Trabalhos de verão também podem ser estágios

Se está a estudar e quer aproveitar as suas férias para ter um primeiro contacto com a sua área profissional e ainda ganhar alguma experiência, então aposte num estágio de verão.

À partida não será remunerado, mas é uma oportunidade para conhecer a realidade de trabalho daquela que será ou gostaria que fosse, a sua profissão.

Neste sentido, deve contactar diretamente as empresas para tentar perceber quais as ofertas disponíveis ou então pesquisar junto das empresas ou instituições mais conhecidas.

Em seguida, deixamos alguns links com estágios de verão para 2022, os quais pode consultar e tentar candidatar-se:

Três crianças escalam uma parede artificial num parque de diversões

Monitor em campos de férias

Apesar da condicionantes da pandemia, os campos de férias são um dos trabalhos de verão sempre a considerar. Estes continuam a trabalhar no sentido de dar momentos de diversão e em segurança a crianças e jovens.

Assim, se gosta de trabalhar com crianças, pondere ser monitor num campo de férias. Ora, a função de um monitor passa por organizar atividades de entretenimento, culturais e/ou desportivas. Nesse sentido, deve consultar a sua autarquia local ou os campos de férias para saber o que deve fazer.

Regra geral, a formação é garantida pelos campos de férias e inclui cursos em diversas áreas, como por exemplo:

  • Primeiros socorros;
  • Animação sociocultural;
  • Dança;
  • Línguas;
  • Turismo.

Atenção, tenha sempre presente que esta profissão é de muita responsabilidade. Em seguida, indicamos alguns campos de férias que pode considerar:

Colaborador de supermercado

Outros dos trabalhos de verão a considerar é ser colaborador num supermercado. Assim, procure nos sites das principais cadeias de hipermercados ou dirija-se presencialmente aos balcões de atendimento para deixar a sua candidatura. Além disso, procure também nos supermercados locais.

Empregado de mesa

Uma área sempre em alta no verão é a restauração. Assim, se gosta de trabalhar em restaurantes, cafés, bares de praia ou hotelaria, pode candidatar-se a empregado de mesa. No verão, estes espaços são muito procurados pelo que é natural que procurem colaboradores sazonais.

Ainda que a oferta seja divulgada muitas vezes em sites de emprego, o mais habitual é que os pedidos sejam publicitados nas próprias instalações destas unidades. Esteja atento.

Entregas ao domicílio

Com o crescimento das tecnologias, cada vez mais as pessoas que pedem as suas refeições, bens de mercearia ou outras compras diversas através de aplicações, websites ou até mesmo das redes sociais. Por esse motivo, esta pode ser uma boa escolha a considerar para quem já tem a carta de condução.

Se lhe agrada esta hipótese, então pode pesquisar nos websites de algumas marcas, como por exemplo:

Além disso, tem a possibilidade de falar diretamente com pequenos restaurantes que já recorram a estes serviços e estar atento às vagas nas plataformas de procura de emprego.

Seja um promotor

Outra possibilidade, é ser promotor. Por exemplo, pode distribuir cartões de telemóvel, brindes ou panfletos na rua ou centro comercial. Esta atividade tem um maior pendor nos meses de verão.

tendecialmente, as grandes marcas aproveitam a época de verão para divulgar os seus produtos. Faça uma pesquisa nos sites de emprego ou nas páginas das próprias marcas.

Aposte na agricultura

Durante o verão também pode encontrar propostas de trabalho em part-time na agricultura, em Portugal e por toda a Europa. Por cá, os jovens podem participar na apanha da pera na região Oeste ou nas vindimas de norte a sul do país. No estrangeiro, uma hipótese é a apanha do morango, em Inglaterra. A campanha decorre entre abril e outubro. Pode procurar estas oportunidades de trabalho localmente, junto das quintas ou na internet.

Leia ainda: Festivais de Verão: um roteiro de norte a sul do país;

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.