Finanças pessoais

Poupar centenas de euros num ano? A internet e as aplicações ajudam

O digital veio modificar o nosso dia a dia. Se usamos a internet para comprar online porque não usar aplicações para poupar?

Finanças pessoais

Poupar centenas de euros num ano? A internet e as aplicações ajudam

O digital veio modificar o nosso dia a dia. Se usamos a internet para comprar online porque não usar aplicações para poupar?

Se durante a pandemia criou alguns hábitos de poupança, agora que o regresso ao normal parece cada vez mais próximo, iniciar ou reforçar a utilização de aplicações para poupar deve ser um dos seus objetivos.

Nos últimos dois anos, os nossos hábitos alteraram-se, as compras online registaram um aumento significativo e passaram a ser uma forma de comprar utilizada por muitas pessoas que antes nunca tinham considerado usar a internet para esse fim. Tida como uma forma mais segura de obter o que precisamos, passou a fazer parte do nosso dia a dia.

Usar a internet para poupar

A utilização da internet permitiu que as famílias poupassem, por exemplo nas compras de supermercado. De acordo com os dados de um estudo recente da 360hyper, feito em parceria com a Netsonda, os portugueses gastam de facto mais quando vão às lojas físicas do que quando compram através da internet. Este facto é justificado pela simples razão de que quando vamos à loja física acabamos sempre por comprar mais do que o que consta na lista de compras.

Assim sendo, porque não usar a internet para poupar em tudo e não só nas compras de supermercado? A ideia é que consiga fazer compras inteligentes. Ou seja, usar a internet para comprar o que precisa e mais barato. Desta forma, vai estar a aumentar a sua poupança.

Existem aplicações (apps) que podem ajudá-lo e que lhe permitem poupar na alimentação, nas compras, nos transportes, na saúde, no seu tempo livre ou, simplesmente, na organização do seu orçamento familiar.

Leia ainda: Poupar todos os dias? 6 “pequenas” estratégias para chegar à meta

Poupar na hora de comprar comida

Descontos em supermercados

Hoje em dia, todos os supermercados têm apps que pode instalar no seu telemóvel e ter acesso a ofertas exclusivas e obter descontos. Se tem vários supermercados na sua área de residência compare preços, aproveite as promoções (variam todas as semanas), compre produtos de marca branca. Assim, vai poupar no supermercado, mas se quiser poupar na gasolina opte pelas compras online e receba em casa as suas compras.

Too Good to Go – comprar comida que vai ser desperdiçada

Todos os dias nos supermercados, pastelarias e restaurantes há comida desperdiçada. Na app Too Good to Go são vendidas “Magic Boxes” que contém o excedente alimentar de  estabelecimentos perto de si. Apesar de poder saber o tipo de conteúdo (pizza, sushi, saladas ou bolos) antes de comprar, a refeição será uma surpresa. Desta forma, pode ter uma refeição pronta a baixo preço e reduzir o desperdício alimentar. Depois de comprar (que pode ser de véspera) é só ir buscar ao estabelecimento escolhido.

Poupar nos transportes

Numa altura em que o combustível está a subir e existe a possibilidade de o carregamento dos carros elétricos também subir, para quem tem de utilizar o carro no dia a dia, reduzir o consumo é palavra de ordem. Mas existem aplicações que o podem ajudar nessa tarefa, nomeadamente:

Waze

Esta aplicação, cada vez mais popular entre os automobilistas, permiti-lhe saber qual é o percurso mais rápido entre o sítio onde está e o seu destino. Esta recebe informações colocadas pelos utilizadores permitindo não só otimizar percursos, mas também outras informações como radares, buracos, obras ou acidentes. Com a escolha do percurso mais curto e rápido pode poupar no combustível. Já a indicação dos radares ajuda a evitar multas.

Google Maps

É também uma das aplicações Google que pode ser útil para otimizar percursos e assim poupar combustível. Pode contar também com informações sobre condicionantes de trânsito, obras e acidentes quando lhe são apresentados os percursos alternativos para o local de destino.

VivaGas

A VivaGas é uma app grátis para Android e iOS que lhe permite encontrar o posto de abastecimento de combustível mais barato, mais perto do local onde se encontra e, assim, poupar na hora de encher o depósito.

Mais Gasolina

A Mais Gasolina é mais uma app que pode instalar no seu telemóvel. Nesta aplicação, com cerca de 18 mil utilizadores para ajudar na atualização da base de dados, tem acesso aos preços dos combustíveis mais baratos perto de si, postos favoritos e estatísticas de preços. A pesquisa é feita por local e alertas de subidas e descidas de preço. Registe-se, crie uma conta pessoal e assim pode participar na atualização de preços.

Leia também: Poupar no combustível: 22 dicas para atingir esta meta no novo ano

jovem mulher deitada numa cama de rede, no relvado frente à sua casa de férias

Poupar nas férias

Se está a pensar ir de férias, planear com antecipação, recorrendo a uma aplicação, pode ser uma boa maneira de poupar.  

Via Michelin

Com a Via Michelin pode calcular itinerários, obter mapas, reservar hotéis em Portugal e na Europa, bem como obter informações de transito em tempo real. Para cada pesquisa vai obter uma estimativa de tempo e custos, entre eles, o do combustível e da portagem, atualizados. 

Alojamentos

Numa viagem, muitas vezes, o custo do alojamento representa uma grande fatia do orçamento. Por isso, encontrar alojamento a preço acessível e com qualidade pode ser mais fácil se usar um dos sites criados para esse efeito. Booking, Trivago são dois, entre os muitos, a que pode recorrer.

Poupar nas Farmácias

Já reparou que os preços de medicamentos de venda livre mudam de farmácia para farmácia e que também têm preços diferentes se os comprar no supermercado? De facto, acontece e, por isso, uma vez mais, deve comparar preços.

Se tem receita compare os preços entre farmácias (e aproveite os descontos que muitas dão com base em acordos determinadas entidades ou empresas). Mas, se necessitar de um produto de venda livre, compare entre farmácias e supermercados.

Poupe na receita

Trata-se de uma aplicação mobile gratuita disponibilizada pelo Infarmed que permite saber o preço dos medicamentos prescritos, identificando as opções mais baratas a partir da substância ativa prescrita pelo médico. Por outro lado, na Poupe na Receita tem também acesso ao folheto informativo do medicamento, e pode ter a localização das farmácias na proximidade.

Farmácias Portuguesas

A app das Farmácias Portuguesas para além de dar descontos, permite localizar a farmácia mais perto de si, comprar medicamentos, pedir para entregar em casa ou, simplesmente, reservar medicamentos e ir buscar. Está associada ao cartão Saúde (da Associação de Farmácias) e permite-lhe ganhar vale de descontos e pontos em cada compra. Depois, pode abatê-los no valor a pagar pelos medicamentos.

Poupe nas compras

KuantoKusta

Se vai às compras, pondere comparar primeiro os preços das várias marcas ou vendedores. Pode fazê-lo, por exemplo, na KuantoKusta. Nesta aplicação, pode saber onde encontrar mais barato e, com um planeamento prévio do que pretende e realmente lhe faz falta, vai conseguir poupar.

OLX

No Olx, site de vendas em segunda mão, pode comprar a preços mais acessíveis. Para além de poupar na compra, pode também ganhar um dinheiro extra se colocar à venda o que tem em casa e já não usa. Lembre-se que essas coisas podem ser utéis a alguém e, assim, vai reforçar a sua poupança.

Vinted

Este é mais um exemplo entre os sites de compra e venda de roupa, sapatos e acessórios em segunda mão. A Vinted assume-se como uma forma inteligente de poupar nas compras e ainda poder ganhar dinheiro com aquelas peças que estão a encher o roupeiro.

Organizar orçamento familiar com uma aplicação e poupar

Saber onde gasta o seu dinheiro pode ajudar a ter consciência de gastos desnecessários que, porventura, esteja a fazer. Do mesmo modo, organizando os gastos por categoria ajudá-lo-á a decidir onde pode reduzir despesas e, desta forma, poupar.

Boonzi

A Boonzi é uma aplicação 100% portuguesa que pretende ajudar a gerir o seu dinheiro e a planear o seu futuro. Começa pela importação dos extratos das suas contas bancárias (não tendo de fornecer os seus acessos bancários, o que é uma segurança para si). De seguida, categoriza e analisa automaticamente os movimentos bancários importados. Se fizer alguma compra em dinheiro pode também inserir diretamente na aplicação.

Com base nestes dados, pode consultar os relatórios que o ajudam não só a descobrir onde poupar, mas também a definir objetivos para as suas poupanças.

O meu orçamento

O Meu Orçamento é uma app disponível para Android e iOS que permite gerir e administrar o seu dinheiro sem ser necessária uma ligação à internet. Parte da criação de um orçamento da definição de limites para cada categoria de gastos poder controlar os seus gastos e saber como está a sua situação financeira ao longo do mês.

Piggy – o mealheiro da poupança

O Piggy é a versão digital do mealheiro e tem como objetivo motivar a poupança através do figura do porquinho onde continua a poder juntar ou criar objetivos de poupança, diários, semanais ou mensais. O porquinho vai monitorizando o cumprimento do seus objetivos enviando-lhe notificações.

Leia também: Tarifa bi-horária: Saiba como ajustar-se e se consegue poupar na luz

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.