As vantagens de pedir o número de contribuinte na fatura

Pedir fatura com número de contribuinte é, para além de um direito nosso, um dever como cidadão, pois estamos a contribuir para uma economia mais equilibrada.

Contudo existem pessoas que não têm como hábito pedir fatura com contribuinte. Muitos acham que, se o fizerem, é uma forma do Estado “controlar" o que gastam e onde gastam.

É verdade que, ao pedir uma fatura com Número de Identificação Fiscal (NIF), o Estado tem conhecimento de quanto gastou e em que estabelecimento. Mas não sabe especificamente em quê. Em todo caso, as Finanças terão sempre a informação de quanto ganhamos e de quanto gastamos. Consequentemente, podem comparar o que gastamos com o que ganhamos, detetando incongruências. No entanto, a ideia não é “controlar” os contribuintes, mas sim combater a evasão fiscal.

Leia também: Vale a pena pedir fatura com NIF?

Assim, se não costuma pedir fatura com contribuinte em todas as suas compras, talvez compense repensar a sua estratégia. Associar o seu NIF às suas compras traz várias vantagens. Saiba quais, neste artigo.

Vantagens de pedir fatura com NIF:

Para além da vantagem para o país e para a eficácia do sistemas fiscal, a emissão de faturas com NIF traz vantagens para os contribuintes que as solicitam. Tome nota de como pode beneficiar ao pedir número de contribuinte nas suas faturas:

E se o comerciante se recusar?

Nenhum comerciante se pode negar a passar uma fatura com NIF, pois é um direito seu. E se em alguma ocasião o tentarem convencer do contrário, pode até escrever uma reclamação formal, no livro de reclamações.

Por vezes os comerciante dão como desculpa que, como não pediu antecipadamente com NIF, a fatura já foi emitida e não podem retroceder. Ou então alegam que se preferir sem fatura podem fazer um desconto e a sua compra ficar mais barata.

Portanto, pedir fatura com contribuinte é uma responsabilidade de todos, combatendo a evasão fiscal e evitando uma economia paralela. Peça fatura com NIF em todas as despesas que faça, não tem custos para o vendedor e a si traz muitas vantagens.

Leia ainda: Quanto tempo devo guardar as faturas em papel?

Se não tem boa memória, para decorar o seu número de contribuinte, ou se aborrece de estar sempre a repeti-lo cada vez que faz uma compra, não desespere. No final da página do Portal e-Fatura, possui um link que lhe permite imprimir um cartão de apresentação onde consta a seguinte inscrição: “Por favor passe fatura com o número de contribuinte X”. Depois só terá que apresentar este cartão na altura do pagamento, sempre que faça uma compra. Simples fácil e com muitas vantagens. Como vê não tem desculpas para não pedir as suas faturas com NIF. Boas compras!