Na semana passada, o Rui Bairrada foi à RTP África falar sobre o Doutor Finanças: quem é o Doutor Finanças, qual é a sua missão e como funciona? Veja a entrevista no vídeo abaixo.

 

Algumas citações da entrevista do Doutor Finanças:

Sobre a importância da prevenção:

Todos nós sabemos que se vai chover amanhã, levamos um chapéu de chuva, fazemos prevenção. Agora vamos passar este conceito para a área das finanças. […] Será que nós, os portugueses, sabemos que daqui a dois meses temos o seguro do carro para pagar e hoje começamos a fazer alguma coisa para, quando passarem esses dois meses, termos a disponibilidade financeira de o fazer?

Quantos créditos tem, em média, uma família portuguesa?

Em média as pessoas (acham que) têm sete créditos, até que fazemos o primeiro exercício […] Vamos lá todos tirar os cartões das carteiras. Tiramos as carteiras […] e começamos a ver imensos cartões: de grandes superfícies, imensos cartões de lojas, de oficinas, de lojas de electrodomésticos, coisas que nós associamos a descontos […]

Renegociar créditos não é só para quem tem dificuldades em pagar as prestações:

Se existe muito incumprimento, quer dizer que os bancos têm muita necessidade em recuperar – e bem – o dinheiro que emprestaram, logo se calhar estão mais susceptíveis a conseguirem encontrar condições para que as pessoas consigam cumprir com as suas responsabilidades. Então eu, que sou cumpridor, tenho que estar atento. Se o banco está mais susceptível a negociar melhores condições eu, que cumpro, tenho que ir lá negociar também. Tenho que aproveitar e baixar a minha taxa de 20 e tal porcento para 12.

Se precisa de aconselhamento financeiro, de ajuda a conseguir as melhores condições para o seu crédito habitação ou mesmo de ajuda para reduzir as mensalidades com os seus créditos, não deixe de contactar o Doutor Finanças.