Filipe Garcia, no final de contas Podcast
ícone do formato do post video
Entrevistas

“Inflação não vai permitir cortar taxas, mas juros em 2023 não vão subir tanto”

Convidado do podcast “No final de Contas” é Filipe Garcia, presidente e economista da Informação de mercados financeiros (IMF).

Numa altura em que a inflação dá sinais de já ter atingido o pico, podem as famílias com crédito habitação respirar de alívio? O economista Filipe Garcia não tem dúvidas: este ano o crédito habitação vai ficar (ainda) mais caro. Para o também presidente da Informação de Mercados Financeiros (IMF), 2023 ainda vai ser um ano de subidas de taxas de juro, mas a um ritmo bem menor do que assistimos no ano anterior.

 “Não nos esqueçamos que as taxas Euribor começaram 2022 em terreno negativo, e atualmente já estão todas acima de 3%. O mercado espera que o máximo seja atingido nos 3,70% a 3,75%. Não vamos chegar perto dos níveis de 2008, em que as taxas chegaram a bater os 5%”, sublinha o responsável no Podcast do Doutor Finanças "No final de Contas”.

À conversa com a diretora de comunicação e conteúdos do Doutor Finanças, Sara Antunes, Filipe Garcia lamenta que os bancos optem por manter baixos os juros dos depósitos, forçando os clientes a procurar outras alternativas para pôr o dinheiro a render. Os certificados de aforro ou a constituição de um PPR são, na ótica do especialista, instrumentos de poupança interessantes. Já no que toca ao investimento, o responsável alerta para a prevalência cada vez maior de fraudes e deixa o conselho: “Não aceitem propostas sem ser de intermediários autorizados”.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.