Instituições financeiras

Vantagens dos bancos online

Pedro Pais Pedro Pais , 19 Janeiro 2011 | 62 Comentários
Ao longo dos anos os bancos na Internet têm vindo a ganhar maior popularidade. Bancos como o ActivoBank, Best e Big são já conhecidos de todos e neste artigo abordo as principais vantagens que oferecem.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Os bancos online são baratos

Qualquer um dos três bancos não cobra despesas de manutenção de conta, sendo que o ActivoBank não cobra nada pelo cartão de débito, cartão de crédito e transferências interbancárias. Ou seja, é possível ter uma conta corrente com os produtos mais habituais a custo zero.

Possuem os melhores depósitos

Os bancos online oferecem tipicamente taxas mais atractivas para os depósitos a prazo do que a banca tradicional, especialmente para novos recursos. No caso do Big existe até um depósito à ordem com uma taxa (TANB) de 1,05%, melhor do que muitos depósitos a prazo que por aí andam.

São funcionais

Sendo focados na vertente online, permitem que a esmagadora maioria das operações possa ser feita de forma não-presencial (via Internet ou telefone), colmatando o impacto da sua reduzida rede de balcões.

Oferecem mais opções de investimento

Para o bem e para o mal (porque por vezes muita escolha dificulta), estes bancos oferecem imensas opções de poupança e investimento, incluindo depósitos a prazo, acções, fundos de acções/obrigações/mistos, PPRs, produtos derivados, gestão discricionária, plataformas de trading, etc. Em suma, oferecem produtos que se adaptam a quase todas as estratégias de investimento.

O seu caso

Se já utilizou os serviços deste género de bancos, de forma satisfatória ou insatisfatória, por favor deixe um comentário com a sua opinião.Já agora, convidamo-lo a conhecer o N26, o banco 100% online com muitas vantagens, entre elas, a ausência de despesas de manutenção.
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #bancos,
  • #instituições financeiras,
  • #internet,
  • #poupança

Deixar uma resposta

63 comentários em “Vantagens dos bancos online

  1. Olá, eu comecei com o Big há pouco tempo e até agora 5*s, muito funcional.
    O Best pareceu me uma boa opção também, mas para além de me obrigar a deslocar da periferia á capital (marquês de pombal) para abrir a conta, não era tão vantajoso para o que eu pretendia.
    Abraço.

  2. Sou cliente dos três bancos online e tenho a seguinte opinião:

    Banco com oferta mais abrabgente – Banco Best. No entanto é muito desorganizado, já tive alguns problemas na resolução de problemas simpes como emissão de cartões, reportes sem resposta e tempo em demasia para resolução de problemas. O site por vezes falha.

    ActivoBank, tem a vantagem de ser de longe o mais barato. São eficientes e rápidos na resolução de problemas. Neste banco existe não um mas dois gestores de conta o que podemos sempre ter uma pessoa disponível 365 dias por ano!

    BIG – É um banco organizado eficiente e rápido. No meu entender o mais profissional dos três bancos. Por outro lado é o mais caro dos três. O aconselhamento é impecável.

    1. Qual o conselho para o melhor banco virado para o investimento, mais concretamente as obrigações e acções?

      Qual tem as comissoes mais baixas? (nao consigo aceder ao preçario do ACTIVOBANK)

  3. tenho conta no Best e estou satisfeito com a negociação de acções. como aspecto negativo foco o facto de não concederem crédito pessoal a indivíduos com mais de65 anos.

  4. Olá a todos
    Eu queria abater um credito pessoal na totalidade mas o banco informou-me que ao valor da divida acresce um montante no valor de 350€ por aí, diz que este valor vai para o estado,e eu gostava de saber se realmente isso é verdade.

  5. Boas, investi recentemente no deposito 6% do BEST e, até ao momento, não tenho defeitos a apontar, pelo contrario. Ao início, senti relutância em apostar num banco “virtual” mas como têm duas dependências no Porto, tratei de tudo fisicamente e ainda me foi atribuido um gestor de conta. Sou informada mensalmente de tudo o que se passa na conta.
    E mais, ao efectuar o deposito, automaticamente fiquei com o dinheiro dos juros disponivel. 100% satisfeita.

  6. @ Luisa Ferreira,

    A simples substituição do cartão de debito, por motivos de expiração do prazo não carece de custos. O unico custo que existe é a anuidade do mesmo, e nos casos de perda ou furto do cartão.

    Cumprs