Investimento

5 dicas para o sucesso financeiro

João Barbosa João Barbosa , 16 Março 2015
Conheça cinco passos fundamentais para atingir o sucesso financeiro. O sucesso financeiro é um objetivo transversal à generalidade das pessoas. Algumas pessoas querem enriquecer e ganhar muito dinheiro. Outras preocupam-se por ter o suficiente para viver de forma tranquila e sem grandes preocupações.Independentemente de como define sucesso financeiro, as cinco dicas que se seguem irão certamente facilitar os seus objetivos.

Tenha cuidado com os conselhos de quem lhe vende serviços

Ninguém tem a capacidade de dominar todos os assuntos pelo que é natural procurar aconselhamento junto de pessoais de confiança e competentes nos diversos assuntos. Por exemplo, se temos um problema de saúde recorremos aos médicos ou se temos um problema legal recorremos aos advogados. Se estivermos a falar de problemas financeiros poderá sempre recorrer ao Dr. Finanças e marcar uma consulta de diagnóstico gratuito.Quando falamos sobre dinheiro devemos recorrer a pessoas competentes e cujos interesses estejam alinhados com os nossos. Evitar conflitos de interesses é meio caminho andado para o seu sucesso financeiro. Assim, tenha em atenção a algumas cautelas:
  • O seu gestor de conta é um comercial que tem alguma coisa para lhe vender;
  • Procure um consultor que lhe cobra apenas mediante os resultados que obtiver.

Aprenda com os erros

Ao falar de erros não estamos apenas a falar dos erros pessoais mas também dos maus exemplos que vamos vendo ao nosso redor. Errar é algo perfeitamente natural. Todos iremos errar demasiadas vezes. Mas se queremos crescer e melhorar a nossa vida temos de aprender com os erros. Perceber o que fizemos mal e aquilo que podemos fazer para evitar voltar a cair no mesmo erro.

Poupe!

A terceira ideia para atingir o seu sucesso financeiro passa por seguir uma máxima que se foi perdendo ao longo dos últimos anos. Para conseguir ter tranquilidade financeira irá ter de acumular algum património e para o fazer tem de gastar menos do que ganha. É obvio. Para pouparmos temos de gastar menos do que ganhamos mas por algum motivo esquecemo-nos disto.No contexto das suas finanças pessoais deverá garantir que tem um fundo de emergência que lhe proporcione o conforto necessário no dia-a-dia. O valor do fundo irá depender do risco de perder o seu emprego e da estrutura de custos fixos que tem, sendo consensual que deverá ter uma poupança na ordem dos 4-6 meses de despesas fixas mensais.

Invista as suas poupanças… com risco!

Se quiser preservar o seu capital irá certamente perder dinheiro. Os produtos típicos de poupança que não têm risco dão-lhe taxas de retorno que são próximas ou mesmo abaixo da taxa de inflação. Se o seu objetivo é melhorar o seu poder de compra deverá procurar investir com algum risco, bastando para tal construir uma carteira de investimentos diversificada.Naturalmente que não defendemos que deva assumir riscos que não pode comportar. No entanto, diz-nos a experiência que à medida que formos conhecendo os vários produtos de investimento e de poupança iremos ganhar maior confiança e ter maior conforto em tomar algum risco.

Diversifique o seu rendimento

Muitas pessoas dependem apenas de uma fonte de rendimento, tipicamente o salário por conta de outrem. Investem o seu tempo no seu emprego e a progredir na carreira para aumentar o seu rendimento. No entanto, ao depender apenas de uma fonte de rendimento irá estar a assumir muito risco.Sugerimos sempre que diversifique os seus rendimentos. Procure utilizar as suas competências para obter novas fontes de rendimento (direitos de autor, avenças de serviços, rendimentos de capital, entre outros).

Procure um bom mentor

Uma última ideia para o seu sucesso financeira passa por escolher um (ou mais) mentor que o ajude a pensar. Um bom mentor tem muito a ensinar e fá-lo com todo o gosto. Se queremos crescer e ganhar dinheiro temos de aprender com as pessoas que já percorreram o caminho antes de nós. Aprender com os seus erros e perceber a sua forma de pensar e de ver os problemas.Partilhe connosco as suas ideias e dicas para o sucesso financeiro!
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #como fazer dinheiro,
  • #investir,
  • #poupança,
  • #poupar dinheiro,
  • #problemas bancarios,
  • #problemas financeiros

Deixar uma resposta