Investimento

Como ganhar dinheiro nos investimentos?

João Barbosa João Barbosa , 21 Setembro 2015 | 2 Comentários
A queda das taxas de juro tem beneficiado as famílias portuguesas que estão muito endividadas. No entanto, os portugueses que conseguiram poupar dinheiro no passado acabaram por ser confrontados com uma dura realidade: o retorno dos seus investimentos é agora muito perto de zero. Neste artigo vamos apresentar-lhe algumas ideias para que possa “surfar” o oceano dos investimentos e ganhar dinheiro.

Quer ganhar dinheiro tem de assumir mais risco

Uma ideia pouco popular mas muito verdadeira é a inevitabilidade de ter de assumir riscos. A humanidade só se desenvolve e só cresce com a tomada de risco. Esta tomada de risco, que implica que saiamos da nossa zona de conforto, tem associado normalmente maiores níveis de retorno. A célebre expressão “quem não arrisca, não petisca” é muito verdadeira. Quando nos esquecemos acabamos por ter experiências muito negativas.

Quer ganhar dinheiro tem de investir para o longo prazo

Uma segunda ideia muito importante no mundo dos investimentos consiste em manter uma postura de investidor de longo prazo. Por vezes, somos tentados a procurar o lucro de curto prazo, o que acaba por implicar na necessidade de assumir muito risco na nossa carteira de investimentos. Se mantiver os olhos postos no futuro irá ter uma melhor experiência pois, diz-nos a experiência, quem investe para o longo prazo ganha sempre dinheiro.tickets-301742_640

Quer ganhar dinheiro tem de diversificar os seus riscos

Uma terceira grande ideia para poder aumentar a probabilidade de ganhar dinheiro de forma consistente prende-se com a necessidade de diversificar os seus riscos. Esta necessidade de diversificação não só o deixará mais descansado com a carteira que possui como também melhora bastante a relação entre o risco da carteira e o retorno esperado.Diversificar investimentos consiste em comprar diferentes classes de ativos e investir através de instrumentos de investimento coletivo (fundos de investimento, por exemplo). Ao comprar fundos de investimento irá estar a comprar uma pequena porção de uma carteira que está investida em dezenas de ativos distintos.

O que fazer antes de investir?

Antes de se aventurar no mundo dos investimentos deverá ter em consideração que é mais prudente começar a investir quando tiver conseguido eliminar os créditos de curto prazo. Saiba que o desendividamento é o único investimento com elevada taxa de retorno, sem qualquer risco e sem a necessidade de pagar impostos. Se quer saber como amortizar os seus créditos leia o nosso artigo “Crédito – Como Acabar Com o Seu Rapidamente”.Tem outras ideias de investimento? O que faz para ganhar mais dinheiro nos mercados financeiros? Partilhe connosco as suas dicas para ganhar dinheiro.
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #como acabar com um crédito,
  • #como ganhar com investimentos,
  • #créditos curto prazo,
  • #investimentos,
  • #investimentos financeiros,
  • #investimentos risco

Deixar uma resposta

3 comentários em “Como ganhar dinheiro nos investimentos?

  1. Como é possível escrever tantas palavras e não dizer nada… na introdução até parecia que o desenvolvimento traria grandes ideias, contudo, depois de ler ficam apenas lugares comuns sem grande interesse 🙁

    1. Boa tarde,

      Obrigado por partilhar connosco a sua opinião!

      O nosso portal destina-se a uma plateia muito heterogénea. Nem sempre é fácil criar um artigo que satisfaça todos os públicos – neste caso, não lhe conseguimos trazer nenhuma novidades pois o PMI está claramente à vontade com o tema. 🙂

      No entanto, as bases que aqui partilhamos são basilares para outras pessoas que se estão a iniciar no seu percurso no mundo dos investimentos.

      Infelizmente os “lugares comuns” não são assim tão comuns em Portugal. Muitas pessoas que nos contactam não cumprem com as regras mais básicas ao nível dos investimento. Vemos inúmeras pessoas a “investir” tendo por base a expetativa de obter ganhos avultados em poucos dias. Vemos também pessoas que concentram as suas carteiras em poucos ativos (não diversificam) com as consequências nefastas que tal concentração traz ao nível de risco (como se viu recentemente em alguns escândalos financeiros). Finalmente, vemos muitas pessoas a procurar investimentos isentos de risco com elevados níveis de retorno que acabam por levar os investidores a ter péssimas experiências ou a serem burlados.
      E foi sobretudo para esse público que escrevemos este artigo. 🙂

      Iremos mais tarde partilhar alguns artigos mais elaborados sobre o tema. Entretanto, fique à vontade de partilhar connosco algumas sugestões.
      Obrigado e continue a acompanhar-nos 🙂

      João Morais Barbosa