Gerir o orçamento pessoal ou familiar pode ser uma tarefa tão complexa quanto gerir o orçamento de uma empresa. Fique a saber como pode aplicar os conselhos dos investidores do programa Shark Tank às suas finanças pessoais.

Tal como na gestão de qualquer empresa o rigor e a atenção constantes são fundamentais para o equilíbrio e saúde orçamento pessoal e familiar.

O Shark Tank ou “Lago dos Tubarões” é um famoso programa norte-americano, cujo objetivo é permitir aos empreendedores angariarem investidores para as suas ideias e projetos. Estes investidores ou os “Tubarões” são empresários de renome, com vasta experiência na gestão de negócios que valem milhões Posteriormente, que decidem posteriormente se investem nestes negócios ou não. 

Ao longo do programa vários conselhos foram dados a vários empreendedores. Fizemos uma selecção daqueles que também se podem aplicar às suas finanças pessoais. Fique a saber como.

 

“Um objetivo sem um tempo limite é apenas um sonho”  – Robert Herjavec

 Tal como nos negócios as suas finanças devem ter um objetivo temporal. Dizer apenas que quer poupar 1000 euros é meio caminho para não poupar nada, pois vai deixar a poupança sempre para amanhã. Se disser “quero poupar 1000 euros em 6 meses” e se comprometer com esse objetivo vai ser mais fácil de cumprir, pois assumiu um compromisso com as suas finanças.

 “Trata-se de encontrar algo que ame fazer e depois tentar tornar-se ótimo nisso” Mark Cuban

Ainda que na fase inicial seja difícil “amar” gerir as finanças pessoais e fazer todo planeamento das mesmas, quando começa a sentir os resultados, acredite que vai passar a amar. Encare as suas finanças não como uma obrigação, mas como um hobbie ou um desporto que gosta de fazer e vai ver o resultados a aparecerem.

“O que é preciso para ser um empresário bem-sucedido? É preciso vontade de aprender, poder concentrar-se, absorver informação e perceber sempre que esse negócio é um trabalho 24/7 onde alguém está sempre lá para lhe dar um pontapé no traseiro. ” Mark Cuban

Tal como para ser um empresário de sucesso, para que as suas finanças estejam equilibradas e consiga poupar, é preciso vontade de aprender a gerir e conhecer os seus próprios gastos e receitas e concentrar-se nisso.  Estar informado sobre os investimentos que faz e entender que controlar as suas finanças pessoais é um compromisso a longo prazo é igualmente importante. 

 “O caminho para a riqueza nunca é reto e estreito. Pode ser cheio de minas terrestres financeiras.” – Kevin O’Leary

 Poderíamos dizer que o caminho da poupança também nunca é reto e linear. Quase todos os meses existem imprevistos. Para garantir que estes imprevistos não colocam em causa a saúde das suas finanças aconselhamos sempre que as faça um fundo de emergência. Da mesma forma, deverá pensar sobre os imprevistos e a sua urgência, estes não devem ser uma mera desculpa para atacar as suas poupanças.

 “Certifique-se de escolher as pessoas boas para construir o seu negócio, pois determinarão 80% do seu sucesso” Barbara Corcoran

Discutir o orçamento com a sua família e fazer com que todos participem neste é fundamental para o sucesso das suas finanças pessoais e familiares. Para que o orçamento seja justo para todos é necessário que todos os membros da família falem sobre as suas necessidades e, por outro lado, todos devem fazer ajustes equitativamente. Tal como na construção de um negócio, o sucesso das suas finanças também é determinado pelo empenho de todo o agregado. 

 “Siga o verde (dinheiro), não o sonho” – Mark Cuban

Faça o que o seu orçamento permite e não tudo o que lhe apetece. Se gastar mais do que pode, nunca vai fazer o que realmente sonha, como por exemplo uma viagem ou comprar aquele carro que sempre quis. Por vezes, não podemos fazer tudo o que queremos, contudo com objetivos de poupança definidos vai conseguir poupar e certamente fazer coisas que sempre sonhou e nunca conseguiu.

“Como empresário, você pode sempre encontrar a solução se tentar o suficiente” – Lori Greiner

Nem sempre é fácil poupar, os rendimentos nem sempre são suficientes ou há sempre uma despesa inesperada. Contudo, por vezes é preciso não desistir. Parar e olhar para as suas finanças, analisar cada gasto e perceber onde pode fazer ajustes, cortar em almoços em restaurantes ou renegociar contratos de serviços, por exemplo. Faça este exercício, vai surpreender-se com o que vai descobrir.

Manter as finanças equilibradas é um trabalho contínuo e, por vezes, tão complexo quanto gerir um grande negócio. Por outro lado os benefícios de ter as finanças equilibradas também são tão recompensadoras como ter um negócio de milhões. Aplique os conselhos dos investidores de Shark Tank às suas finanças pessoais e familiares e surpreenda-se.