Uma questão frequente que surge no Doutor Finanças é “o que fazer quando se tem algum dinheiro disponível: amortizar no Crédito Habitação ou investir (normalmente num depósito a prazo)?”. Neste artigo, procuramos responder a esta questão.

Na realidade a questão tem uma resposta muito simples mas que ao mesmo tempo não contempla toda a realidade. Em termos simplificados, devemos assumir que se a TAN do CH for superior à TAN do depósito a prazo então é preferível amortizar. Contudo, esta situação assume dois pressupostos que podem não ser exactamente verdade:

  1. É possível investir a poupança mensal na prestação do Crédito Habitação a uma taxa idêntica à do depósito a prazo com que estamos a comparar;
  2. Em caso de necessidade é possível voltar a contrair um crédito e obter liquidez financeira.

Com o objectivo de efectuar uma comparação entre as hipóteses (e tendo os pressupostos mencionados em mente), o FinancasPessoais.pt apresenta hoje uma ferramenta/simulador  que lhe permite calcular qual a diferença (em termos de valor futuro) entre a opção de amortizar ou investir.

Este novo simulador é bastante útil pois para além de permitir efectuar uma comparação financeira pode ser utilizado isoladamente como simulador de prestações de Crédito Habitação, simulador de amortizações antecipadas, simulador de depósitos a prazo e análise comparativa. Na prática, o simulador permite-lhe responder às seguintes questões:

  • Qual o impacto no Crédito Habitação de uma amortização antecipada, ao nível do valor da prestação mensal e do total de juros a pagar;

  • Qual o rendimento esperado de uma aplicação ao longo de um determinado prazo (com juros capitalizáveis ou simples);
  • Qual será financeiramente a opção mais vantajosa, investir no depósito a prazo ou amortizar no crédito habitação (assumindo prazos iguais e que a poupança mensal do Crédito Habitação é investida).

Para experimentar basta navegar até à página do simulador e carregar na imagem que está no início do artigo. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos por favor deixe um comentário. Teremos todo o gosto em ajudá-lo. 🙂