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Geração Z: Conheça os hábitos de consumo dos centennials

A geração z cresceu com um acesso constante à tecnologia. Mas sabe o que diferencia esta geração das outras? Conheça algumas caraterísticas

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Geração Z: Conheça os hábitos de consumo dos centennials

A geração z cresceu com um acesso constante à tecnologia. Mas sabe o que diferencia esta geração das outras? Conheça algumas caraterísticas

Geração z, centennials, "filhos da internet", são alguns dos nomes atribuídos à geração de jovens que nasceram entre 1997 e 2012. Embora existam alguns aspetos diferenciadores dentro da própria geração Z, estes jovens e jovens adultos vão ser os consumidores do amanhã.

Logo, têm vindo a ser realizados estudos para apurar o que carateriza esta geração e quais sãos os seus hábitos/preferências de consumo. Assim, se as marcas e empresas perceberem este público, podem criar formas mais atrativas de se relacionarem com estes clientes e levarem-nos a comprar os seus produtos.

Com base nos dados já apurados, seguem-se sete preferências desta geração enquanto consumidores.

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O que diferencia a geração Z?

Numa análise generalista, a grande diferença da geração Z para as anteriores é o acesso à tecnologia desde tenra idade. Afinal, estamos a falar de jovens que cresceram em pleno boom tecnológico. Ou seja, ao contrário dos millenials (nascidos entre 1981 e 1996), que cresceram durante um período sem acesso à internet e às redes sociais, a geração z desconhece por completo essa realidade.

Logo, estes jovens estão habituados a lidar com tecnologia que garante que tudo seja mais imediato e de fácil resolução. Esta mudança influencia a forma como comunicam, como se comportam e até as suas preferências.

Regra geral, os centennials são um público que segue as tendências digitais e na grande maioria do tempo estes jovens estão conectados à internet. Em termos de consumo, a maioria prefere a aquisição online, embora continuem a frequentar o comércio tradicional.

Dada a sua exposição constante a várias ferramentas tecnológicas e conteúdos digitais, estes jovens têm uma capacidade elevada para realizar tarefas em simultâneo. No entanto, embora sejam pessoas mais interativas digitalmente, por norma, são mais impacientes e podem ter dificuldades em lidar com projetos pouco desafiantes.

7 preferências da geração Z enquanto consumidores

1. Mensagem honesta e direta das marcas

A maioria dos consumidores valoriza a honestidade das marcas e das empresas. No entanto, para a geração Z a honestidade é um ponto essencial na hora de se relacionarem com as marcas. Afinal, estamos a falar de consumidores que pesquisam antes de comprar e informam-se minuciosamente sobre os produtos que pretendem adquirir.

Além disso, quando se sentem "enganados" por campanhas de marketing ou pela eficácia dos produtos e serviços de uma marca, há uma tendência a querer desmascará-la publicamente. Por norma, este passo pode ser feito através de avaliações negativas, mas também de publicações nas redes sociais.

Dito isto, as marcas que querem atrair este publico devem pensar que estão perante uma geração que apenas quer consumir a verdade e não ações de propaganda baseadas em falsas promessas.

2. Geração Z valoriza empresas com responsabilidade social

Conscientes dos problemas sociais e ambientais que existem no mundo, a geração Z valoriza a ética e responsabilidade social das marcas. Afinal, estes jovens cresceram a observar vários movimentos sociais a lutarem pelos seus direitos.

Além disso, a fase da adolescência é marcada pela intensidade com que as mudanças climáticas se fazem sentir. Logo, a geração Z está focada na necessidade de encontrar soluções ambientais que revertam a problemática atual.

E uma forma de contribuírem para esta mudança é darem preferência a marcas amigas do ambiente, que respeitem os direitos humanos e realizem ações sociais e campanhas solidárias.

3. Preferência por marcas que respeitem a individualidade

Para a geração Z o respeito pela individualidade é uma prioridade. Assumindo-se como a geração mais tolerante à diferença, mostra uma constante necessidade de lutar contra os estereótipos. No fundo, estamos perante jovens que valorizam o "eu", e não pretendem ser associados a rótulos de género, de idade ou até sociais.

Neste ponto, as marcas precisam de saber comunicar para esta geração e avaliar bem as necessidades, desejos e valores deste público. Caso contrário, correm o risco de generalizar as suas campanhas de marketing e não alcançarem este público.

Uma das soluções com maior sucesso junto da geração Z é a criação de produtos/serviços exclusivos, que permitem a sua customização. Desta forma, estes produtos e serviços dão a possibilidade de cada consumidor ter a sua própria identidade.

4. Atração por conteúdos interativos e visualmente atrativos

As marcas precisam de investir em conteúdos regulares para atrair mais clientes, mas quando o foco é atrair a geração Z é preciso ter consciência que estes jovens consomem vários tipos de conteúdo em simultâneo. Por isso, a sua capacidade foco a campanhas publicitárias recai principalmente sobre conteúdos de vídeo ou vídeos gráficos visualmente atrativos.

No entanto, também é preciso ter em conta que estes jovens seguem as tendências digitais de consumo. E neste ponto, o marketing de influência através de parcerias com influenciadores digitais tem bastante sucesso junto desta geração.

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5. Estudos mostram que a geração z prefere o consumo com propósito

Segundo um estudo da Nielsen, 80% da geração Z acredita que as empresas deve agir de forma a causar um impacto positivo no meio ambiente. O mesmo estudo mostra que, em 2018, 68% dos jovens norte-americanos fizeram no mínimo uma compra sustentável. Já no sudeste asiático, 82% da geração Z dá preferência a produtos comercializados por empresas que consideram éticas.

Mas há outros estudos a ter em consideração. Uma pesquisa realizada com a ajuda da OG&G Strategy Consultants, mostrou que 27% da Geração Z dá preferência a produtos que não precisam de ser descartados rapidamente. Na mesma pesquisa, 37% dos entrevistados revelaram que apenas procuram o que realmente precisam de comprar.

A juntar a estes indicadores, estes jovens também tendem a dar preferência a produtos vegan ou livres de qualquer crueldade contra animais.

6. Menos preocupados com os seus dados, mais focados na gestão e funcionalidade

Se tivermos em conta que esta geração cresceu a fornecer os seus dados e a publicar conteúdos em redes sociais, é normal que exista uma menor preocupação com a privacidade. Principalmente se compararmos com gerações anteriores. No entanto, a geração Z europeia, também se sente mais protegida, uma vez que há mais de 6 anos que entrou em vigor o RGPD - Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Mas, ao contrário do que acontece com outras gerações, os centennials mostram uma maior necessidade de gestão da tecnologia, seja através de computadores, telemóveis, aplicações, etc. Além disso, esta geração lida com frustração com a falta de funcionalidade de serviços e de certos produtos. Por isso, podem desistir facilmente a meio do processo de consumo caso se deparem com problemas funcionais.

7. Preferência por chats no apoio ao cliente

A maioria dos centennials evitam conversas telefónicas. Afinal, a geração Z cresceu a comunicar através de mensagens privadas ou pelo WhatsApp. Na hora de resolver problemas de consumo ou esclarecer dúvidas, esta geração dá preferência a empresas que tenham o apoio ao cliente através de chat ou que respondam pelas redes sociais e pelo WhatsApp.

Se as empresas perceberem que estão perante uma geração que tem as suas particularidades, alcançar a sua atenção será mais fácil. Porém, o mesmo acontece com os pais dos centennials. Ao perceberem as suas preferências de consumo, podem adaptar os ensinamentos de forma a transmitirem bons hábitos., bem como a criar uma estratégia de poupança e de gestão orçamental.

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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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