O seguro é um despesa obrigatória para quem tem viatura própria e representa sempre uma boa parte no orçamento das famílias. Neste artigo, falamos-lhe de seguros low-cost, quais as suas características e com escolher. 

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Quem tem carro não se livra de um conjunto de despesas inevitáveis, sendo que o seguro representa uma fatia muito significativa dos dispêndios. Felizmente, há já alguns anos que surgiram os seguros auto low-cost, especialmente competitivos para quem pretende contratar o seguro de responsabilidade civil.

Principais características

Para além do preço continuado destas seguradoras ser mais baixo do que nas tradicionais, normalmente existem promoções para atrair novos clientes (por exemplo a Logo oferece um desconto equivalente a 8 semanas grátis). Quem tiver tempo e paciência pode até anualmente trocar de seguradora e aproveitar periodicamente este tipo de promoções, sendo contudo necessário cancelar o contrato com a devida antecedência.

O atendimento é tipicamente feito por via telefónica e/ou e-mail, o que sendo prático e eficiente também pode ter alguns inconvenientes se for necessário reclamar. A minha experiência pessoal tem sido positiva, até porque tenho tido a felicidade de não me envolver em acidentes.

Dicas para escolher melhor

Para escolher um seguro automóvel deve, antes de mais, definir o que pretende. É que entre ter um seguro à prova de tudo e o seguro mais básico existem imensas opções: protecção contra roubos e furtos, quebra de vidros, protecção dos ocupantes, viatura de substituição, etc.

A escolha é variada, mas é importantíssimo que defina claramente o que pretende, caso contrário vai andar a comparar alhos com bugalhos.

Onde pode simular

Definido o que pretende para o seguro, deve então efectuar simulações junto das principais seguradoras, de forma a obter cotações para o seu caso. Existem inúmeras empresas, mas algumas das mais conhecidas são a Logo, Seguro Directo, Ok! Teleseguros, Seguro Auto Económico e N Seguros.

Introduza os dados de forma realista, por forma a obter simulações fiáveis.

Tomar a decisão

Com as simulações na mão, compare os preços, promoções e eventuais diferenças nas condições e escolha aquela que oferece a melhor solução. Apesar de simples esta é uma análise que leva o seu tempo, pelo que não se deve precipitar.

Partilhe a sua opinião

Já que chegou aqui, que tal deixar-nos o seu feedback sobre os seguros auto low-cost? Obrigado. 🙂

Já agora! Aproveite e leia o nosso artigo “5 passos para poupar dinheiro com seguros” e aumente a folga no seu orçamento. :