Orçamento Familiar

Como saber se tenho uma dívida à Segurança Social?

João Raposo João Raposo , 16 Março 2015
Sabe se tem dívidas à Segurança Social? Neste artigo iremos mostrar como pode consultar a sua situação junto da Segurança Social e saber se tem dívidas de forma a evitar encargos adicionais com multas.Graças à polémica envolvendo as dívidas do primeiro-ministro à Segurança Social muitas pessoas ficaram mais alerta para a sua própria situação. Independentemente de não ter recebido carta de cobrança ou de acreditar que as dívidas prescreverem, não se esqueça de que a responsabilidade de ter a “folha limpa” é sempre do próprio.

Consulte o Portal da Segurança Social

Hoje em dia é relativamente fácil saber como está a sua situação contributiva. A primeira etapa que deverá efetuar é o registo no sítio Segurança Direta. Se é a primeira vez que utiliza terá de solicitar a senha de acesso que será enviada via CTT para a sua morada. A senha poderá demorar alguns dias, mas a partir daí terá a liberdade de utilizar as ferramentas do portal sempre que precisar.Quando estiver registado no portal, após login deverá seguir os seguintes passos:
  1. Pedidos;
  2. Declaração;
  3. Situação contributiva;
  4. Iniciar Pedido.
De notar que o documento relativo à situação contributiva poderá demorar até 10 dias a ser emitido, embora regra geral seja mais rápido.

E se tiver dúvidas?

Se ficar com alguma dúvida sobre o documento emitido não deixe de procurar a resposta. O desconhecimento não serve de justificação para manter situações irregulares. Se não conseguir deslocar-se a um departamento da Segurança Social, poderá recorrer à linha de acesso à Segurança Social (808 266 266).Utilize os meios que estão ao seu dispôr. E não deixe para amanhã o esclarecimento de qualquer dúvida, pois muitas vezes o tempo só vai agravar a infração. Por muito confuso que possa ser o sistema é da nossa responsabilidade garantir que não estamos em dívida com ninguém.

Também é possível ver as dívidas aos bancos

Ao nível dos créditos existe uma ferramenta muito útil, disponibilizada pelo Banco de Portugal, que nos dá o ponto de situação de todos os créditos: se está tudo regular, se há incumprimento e como está o crédito de quem fomos fiadores. Consulte aqui o seu mapa de responsabilidades de crédito.Sugerimos que verifique com alguma regularidade a sua situação contributiva e o total dos seus créditos. Pode acontecer vir a ter surpresas desagradáveis que deverá corrigir rapidamente para evitar que se agravem. Aliás, temos visto o aumento progressivo das penhoras com os consequentes impactos graves na vida financeira dos portugueses. Se prevê que venha a ter dificuldades financeiras em breve ou se quer apenas ter uma opinião sobre o estado atual das suas finanças, saiba que o Dr. Finanças tem consultas financeiras gratuitas ao seu dispor.
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #ajuda endividamento,
  • #dívidas ao fisco,
  • #dívidas fiscais,
  • #dívidas segurança social,
  • #mapa de créditos,
  • #segurança social

Deixar uma resposta