Política de Proteção de Dados Doutor Finanças Energia

1. Qual é o nosso compromisso

O nosso compromisso, enquanto empresa de consultoria e eficiência energética, passa por (i) ser transparente na relação com os nossos clientes e parceiros, (ii) querermos estar próximos dos nossos clientes, para oferecer um tratamento especial a cada cliente, (iii) procurar sempre a simplificação do tratamento dos processos, (iv) gerar confiança através do profissionalismo e da idoneidade, promovendo a poupança, (v) ter o compromisso de prestar o melhor serviço de acompanhamento, procurando ajudar os nossos clientes a encontrarem uma solução para o seu caso.

Para cumprirmos o nosso compromisso, é importante (i) manter a segurança e proteção dos dados pessoais de cada cliente, (ii) dispor de ferramentas adequadas que possibilitem o exercício dos direitos dos titulares dos dados pessoais, (iii) respeitar o Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 - Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), (iv) cumprir os deveres de confidencialidade, nos termos do disposto na legislação nacional aplicável.

2. Quem somos

A Poupamos Juntos, Lda. é um grupo de empresas, no qual se inserem oo Doutor Finanças, Unipessoal Lda, intermediário de crédito e o Doutor Finanças Protege - Mediação de Seguros, Unipessoal Lda, Doutor Finanças Energia – Consultoria em Eficiência Energética Unipessoal Lda, e Doutor Finanças Empresas.  Neste documento, as expressões “Doutor Finanças”, “nós”, “nosso” são utilizadas para representar todas as empresas do Grupo. O Doutor Finanças atua em toda a cadeia de valor na área (i) financeira, (ii) seguradora, (iii) telecomunicações, (iv) planos de saúde (v) energia, para gerar Poupança aos seus clientes.

Doutor Finanças é o Responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos Clientes e Colaboradores respetivos e quem, neste âmbito, decide quais os dados recolhidos, os meios de tratamento e as finalidades para que os dados são tratados.

Consideramos essencial a adoção de todas as boas práticas para o tratamento de dados pessoais, e por isso o Doutor Finanças propõe-se (i) monitorizar a conformidade do tratamento de dados com as normas aplicáveis, (ii) teremos um contacto especifico para esclarecimento de questões relativas ao tratamento de dados, (iii) pretende cooperar com a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), na sua qualidade de autoridade nacional de controlo (iv) trabalhar em conjunto com os seus subcontratantes para garantir o pleno cumprimento da política de proteção de dados.

Os dados de contacto para esclarecimentos sobre proteção de dados:

Doutor Finanças Proteção de Dados

Edifício Atlas II, piso 1, S11,

Av. José Gomes Ferreira 11, 1495-139 Algés

Endereço de correio eletrónico: rgpd@doutorfinancas.pt

Modelo de negócio

Doutor Finanças nasce para potenciar junto das famílias, o conforto, a eficiência energética e sustentabilidade.

Como modelo de negócio e visão, acreditamos que aliar o know-how comercial Doutor Finanças, na geração de Leads e software inovador da Clínica Doutor Finanças, com o de Parceiros com o know-how técnico e conhecimento de mercado, empresas líderes nas áreas que pretendemos atuar, serão a chave para o sucesso desta área de negócio Doutor Finanças.

O nosso processo divide-se em 3 fases:

1. Check-up Energético

O processo começa com a inscrição do seu pedido com a seleção do produto tem interesse ou abordagem telefónica e/ou e-mail para apresentação do serviço.

Após fazer o pedido, o cliente poderá entrar na nossa Clínica on-line, e passará a ter uma área pessoal para poder comunicar com o “Doutor” especialista alocado ao seu processo, que fará a confirmação do preenchimento, e procederá à recolha de dados.

A Clínica online, que foi desenvolvida pelo Doutor Finanças, gere o fluxo de processos que cada Doutor terá associado a ele, para garantir que entramos em contacto com o cliente em menos de 24h. Cada Doutor especialista tem uma agenda, onde só consegue visualizar os processos associados a ele. Na área pessoal que foi criada na Clínica online, o cliente tem toda a informação dos dados necessária para ser feito o check-up energético e posterior diagnóstico. Os dados e informação solicitados são apenas os fundamentais para ser efetuada a análise e orçamentação do processo.

2. Recolha de dados e informação

Segue-se a passagem do processo para a fase de recolha de dados e informação.

Para concluir o diagnóstico, o Doutor especialista, que vai enquadrar o processo irá reunir os elementos necessários ao orçamento.

O Doutor especialista, em conjunto com a Clínica on-line, e, no caso da Goldenergy, com a sua landing page, irá conseguir reunir a informação necessária, para enviar todos estes elementos ao nosso parceiro, com a maior brevidade possível.

O cliente receberá um e-mail automático com toda a necessária informação do estado do seu processo.

3. Acompanhamento da execução do serviço

Nesta fase do processo, o serviço já foi contratado, será feito acompanhamento permanente pelo Doutor especialista que será a ponte entre o parceiro e o cliente de forma a este último, ter um ponto de situação permanente do estado do processo.

O objetivo é assessorar o cliente na fase mais importante do processo, para assegurar que as condições conseguidas junto dos parceiros são efetivamente aplicadas ao cliente para que ele comece a usufruir da poupança obtida.

3. Que dados pessoais recolhemos e tratamos

Dados pessoais são informações relativas a uma pessoa singular, identificada ou identificável, bem como o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação do seu titular. Os dados pessoais que tenham sido descaracterizados, codificados ou mesmo pseudonimizados, mas que conjuntamente utilizados possam identificar uma pessoa singular, são também considerados dados pessoais.

Dados recolhidos na subscrição da newsletter

Os dados pessoais indicados (e-mail) são processados, guardados pelo Doutor Finanças e utilizados unicamente para o envio da Newsletter. O Doutor Finanças não partilha ou cede estes dados a entidades terceiras, bem como irá mantê-los unicamente pelo período em que a subscrição vigorar. Pode cancelar em qualquer momento a subscrição desta newsletter, clicando em "cancelar newsletter" no rodapé do e-mail da mesma. Poderá igualmente, em qualquer momento, retirar o seu consentimento ou opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, assim como pedir a sua retificação, limitação ou eliminação (“direito ao apagamento dos dados”), nos termos e nos limites estabelecidos no RGPD, através do endereço: rgpd@doutorfinancas.pt

As principais categorias de dados pessoais que tratamos são:

  • Identificação e contactos Nome, morada, contacto de telemóvel, contacto de telefone, endereço de correio eletrónico, número de identificação civil e número de identificação fiscal.
  • Dados Biográficos Fotografias do local a intervencionar, de forma a agilizar a orçamentação.
  • Opiniões e preferências Gestão de dados referentes a respostas a questionários de satisfação, gestão de comentários de clientes efetuados nas redes sociais (i) Facebook, (ii) linkedIn, (iii) Instagram, gestão de comentários nos sites (i) www.doutorfinancas.pt, (ii) www.forumfinancas.pt.
  • Contas de acesso Conta de utilizador de acesso à área pessoal na Clínica online.
  • Conteúdos Gestão da informação contida nas comunicações entre o cliente e o Doutor Finanças (i) escrita, (ii) telefónica (caso a chamada telefónica seja gravada).
  • Utilização de sites e aplicações Páginas visitadas, endereço IP, localização geográfica e browser utilizado

O Doutor Finanças obtém os dados através dos seguintes canais:

  • Dados fornecidos pelos clientes Elementos fornecidos diretamente pelos clientes (i) no processo de subscrição do pedido no site www.doutorfinancas.pt, (ii) nos e-mails trocados entre o cliente e o especialista de análise/negociação/formalização, (iii) nas interações ao telefone entre o cliente e o especialista de análise/negociação/formalização ou nas deslocações que o cliente pode fazer à nossa Clínica em Lisboa ou no Porto, (iv) através da resposta a questionários de satisfação.
  • Definição de Perfis Dados analíticos produzidos pelo Doutor Finanças Energia, através da aplicação de modelos estáticos aos dados contidos na Clínica online.
  • Cookies persistentes O site do Doutor Finanças possui cookies que geram dados relativos à utilização do site por parte dos clientes (exemplo: artigos mais vistos pelo cliente, o tempo que passa em cada artigo, o tempo que passa no site). Para mais informações deverá consultar a Política de Cookies do Doutor Finanças.
  • Dados obtidos de entidades terceiras O Doutor Finanças obtém dados por parte de entidades terceiras (parceiros), referentes ao detalhe da intervenção, recolhidos no local a intervencionar e dados referentes a cross-selling.

4. Como tratamos os dados pessoais

O tratamento de dados pessoais abrange um amplo conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais, por meios manuais ou automatizados. Inclui a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição de dados pessoais.

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) aplica-se ao tratamento de dados pessoais por meios total ou parcialmente automatizados, bem como ao tratamento por meios não automatizados de dados pessoais contidos em ficheiros.

No Doutor Finanças, tratamos os dados pessoais de forma leal e transparente, de acordo com os seus fundamentos de lícitude e com finalidades específicas.

Cumprimento e execução contratual

Finalidades de tratamento

Gestão de produtos

Recolha de dados para apresentar soluções de sustentabilidade, poupança e eficiência energética e orçamentar a solução adequada. Disponibilizar novos produtos ou melhorar os produtos disponíveis aos clientes. Possibilitar que o cliente, possa conhecer outras formas de poupança, em telecomunicações, energia e eletricidade através das suas empresas Parceiras.

Gestão de contactos e reclamações Receção, análise e resposta a pedidos de informação e reclamação por parte dos clientes. O pedido de informação ou de reclamação, pode chegar através de vários canais, como o digital, telefónico ou via carta.

  • Gestão de contactos

Receção, análise e resposta a pedidos de informação por parte dos clientes.

O pedido de informação pode chegar através de vários canais, como o digital, telefónico ou via carta.

  • Reclamações

No Doutor Finanças recebemos e tratamos a informação proveniente da receção das reclamações com Idoneidade, Rigor e Transparência.

Quaisquer reclamações, no âmbito da prestação de serviços de consultoria em soluções de eficiência energética, poderão poderá ser apresentada através de vários canais, como o digital, telefónico ou via e-mail através do endereço reclamacoes@doutorfinancas.pt, indicando expressa e circunstancialmente os fundamentos da reclamação e todos os elementos identificativos que motivaram a mesma.

O cliente igualmente dispõe da possibilidade de recorrer a meios de resolução alternativa de litígios, junto junto do CACCL,com sede em Lisboa, ou junto do CICAP, com sede no Porto onde poderá apresentar as suas reclamações de forma a impedir conflitos com este intermediário de crédito.

As respostas poderão ser dadas pelos mesmos meios, num período de 30 dias a contar da receção da reclamação.

Gestão do arquivo documental em formato digital

Recolha, classificação e armazenamento de documentos em formato digital na área pessoal do cliente, na Clínica online.

Cumprimento de obrigações legais e regulamentares

Finalidade do Tratamento

Prevenção de fraudes

Deteção de fraudes, com por exemplo: adulteração de cartões de identificação, recibos de vencimentos, extratos bancários.

Contabilidade e reporte financeiro

Registo contabilístico, e elaboração de reportes financeiros, como balanço e demonstração financeira.

Prestação de informações e resposta a pedidos de autoridades públicas

Prestação de informação obrigatória a entidades publicas, e a pedidos provenientes dos reguladores do sector. (exemplo: tribunais, autoridades, CMVM, Banco de Portugal, CNPD, ASF).

Energia e Eletricidade

O Doutor Finanças atua como Parceiro de companhias fornecedoras de energia, eletricidade, e outras empresas na área da energia e eficiência energética, com a finalidade de lhe possibilitar outras formas de poupança.

Imobiliário

O Doutor Finanças atua como Parceiro de empresas no ramo de Mediação Imobiliária, apoiando os clientes na compra e venda de imóveis de forma ativa.

Finalidades de tratamento:

Interesse legítimo

Doutor Finanças procede ao tratamento de dados pessoais para realizar tarefas relacionadas com as suas atividades. O tratamento é efetuado no âmbito da relação com o cliente, quando efetua o tratamento de dados pessoais para efeitos de comercialização direta de outros produtos ou apresentação de informações relevantes. O Doutor Finanças solicita os dados necessários para apresentar propostas de poupança na área da energia e eficiência energética bem como poderá apresentar outras formas de poupança para produtos que são do interesse legítimo como Seguros, Telecomunicações, ou, na procura ativa de um Imóvel.

Prestação de informação ao cliente

Envio de informação relevante referente aos produtos comercializados pelo Doutor Finanças, a informação poderá ser enviada em vários formatos, como, e-mail, carta, SMS.

Marketing

Prestação de informação ou realização de campanhas através de telefone, mensagem, correio eletrónico ou por correio, para estimular a utilização ou promover a aquisição ou subscrição de produtos ou serviços. As campanhas poderão ser geradas através de definição de perfis do cliente.

Segmentação de clientes

Para que os produtos e serviços disponibilizados pelo Doutor Finanças, vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente, é efetuada a caracterização e segmentação dos clientes.

Definição de Perfis

Doutor Finanças Energia poderá tratar os dados dos clientes para criar produtos e serviços mais adequados aos interesses e preferências dos clientes, para definir o seu perfil de utilização, grau de interesse e avaliar a sua propensão relativa aos mesmos. Com isto, procuramos personalizar o atendimento que é efetuado em cada contacto com o cliente.

Assiste-lhe o direito de recusar que os seus dados sejam perfilados, o que irá implicar que deixe de ter um atendimento personalizado.

Avaliação da satisfação e qualidade do serviço

São realizados questionários de satisfação, para aferir o grau de satisfação do atendimento prestado, bem como aferir o grau de satisfação dos produtos contratualizados, podendo ser proposta a análise de serviços complementares, como por exemplo: análise da carteira de seguros, apoio na procura de imóvel ou consultoria a negócios.

Controlo de gestão

Produção de informação para controlo e gestão do Doutor Finanças.

Auditoria

Será efetuada a recolha de dados para a realização de auditorias. As auditorias serão realizadas pelo departamento de qualidade do Doutor finanças, quando se trata de avaliar a qualidade do serviço prestado aos clientes, a qualidade de gestão de processo junto do cliente e do banco por parte da equipa do doutor finanças. A auditoria ao nível financeiro será realizada pelo departamento financeiro do Doutor Finanças.

Gestão e segurança do sistema de informação (Clínica online)

A Clínica online regista o acesso e utilização por parte dos clientes. Esta informação é utilizada para melhorar a experiência e a relação entre o cliente e a equipa do Doutor Finanças, mas também para efeitos de segurança. É efetuada a análise periódica a potenciais incidentes de segurança de informação.

O consentimento do titular dos dados

Doutor Finanças poderá efetuar outros tratamentos aos dados, desde que obtenha o consentimento prévio, expresso, por via informática, escrito, oralmente ou através de uma ação explícita, informada e livre.

Finalidades de tratamento:

Prova de informação de consentimento

E-mail enviado por parte dos clientes, gravação de chamadas, documento assinado por cliente, são alguns dos exemplos de provas de consentimento utilizados pelo Doutor Finanças.

Monitorização da qualidade do serviço

Gravação de chamadas e e-mail serão utilizados para monitorização da qualidade do serviço.

Estudos de mercado

Recolha e análise de dados pessoais no contexto de estudo ou análise de mercado.

Personalizar a experiência dos utilizadores

Utilização de Cookies para registo de atividade e de preferências dos clientes nos sites do Doutor Finanças.

Doutor Finanças apenas efetua tratamento de dados pessoais devidamente autorizados e sujeitos a informação prévia aos respetivos titulares. Eventuais tratamentos de dados secundários adicionais apenas são realizados se (i) forem compatíveis com as finalidades autorizadas e comunicadas aos titulares ou (ii) se forem objeto de consentimento específico e explícito dos titulares dos dados.

5. Quais são os prazos de conservação e tratamento dos dados pessoais

Doutor Finanças conserva e trata os dados pessoais apenas pelo tempo necessário e enquanto subsistirem as legítimas finalidades para as quais o cliente se inscreveu e para o cumprimento de obrigações contratuais, legais e regulamentares ou para proteção dos interesses legítimos do Doutor Finanças.

Fundamentos para a conservação de dados pessoais:

Interesse legítimo

Doutor Finanças poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, nomeadamente a defesa do Doutor Finanças em processos judiciais.

Obrigação legal ou regulamentar

Prazos legais de prescrição associados a obrigações legais, fiscais /contabilísticas ou regulamentares.

6. Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais

Doutor Finanças garante o exercício dos direitos dos titulares dos dados em relação ao respetivo tratamento.

Direitos do titular

Acesso

Os clientes têm direito a ter acesso aos dados pessoais que fornecem ao Doutor Finanças e às respetivas condições de tratamento. Este acesso é feito através da sua área pessoal, que contém toda a informação relativa ao processo.

Retificação

Os clientes têm direito de solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos (exemplo: morada, endereço de e-mail, contacto telefónico). Esta retificação é feita através da sua área pessoal.

Oposição

Os clientes têm o direito de se oporem ao tratamento de dados baseados no interesse legítimo do Doutor Finanças.

Retirada do consentimento

Os clientes têm o direito de retirar o consentimento de tratamento dos seus dados pessoais.

Esquecimento

Os clientes têm o direito de solicitar a remoção dos seus dados pessoais detidos pelo Doutor Finanças desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação (exemplo: cumprimentos de obrigações legais e fiscais, defesa do Doutor Finanças ou de terceiros num processo judicial).

Limitação

Os clientes têm o direito de pedir a limitação de tratamento dos seus dados pessoais quando (i) contestam a exatidão dos dados pessoais, (ii) o tratamento for ilícito e se opuserem ao apagamento dos dados pessoais.

Reclamação junto da CNPD

Os clientes têm o direito a apresentar reclamações junto da CNPD em relação a matérias relativas ao exercício dos seus direitos e à proteção dos seus dados pessoais.

Os clientes podem exercer os seus direitos, de acordo com o RGPD, através de solicitação escrita para o endereço postal indicado ou correio eletrónico para os contactos indicados

do Doutor Finanças. O Doutor Finanças responderá aos pedidos no prazo máximo de 30 dias, podendo se alongar no prazo de resposta para pedidos especialmente complexos. Nestes casos, o Doutor Finanças informará os clientes da necessidade de aumentar o prazo de resposta por um período adicional de 30 dias, justificando o porquê.

Sempre que o Doutor Finanças considere que não é possível corresponder aos pedidos os clientes serão informados das razões, nos prazos acima identificados.

O exercício dos direitos é gratuito. No entanto, o Doutor Finanças poderá aplicar uma taxa administrativa pelos custos associados a situações consideradas excessivas / recorrentes, anómalas e/ou de má-fé.

7. Que dados pessoais partilhamos

Os colaboradores do Doutor Finanças têm acesso aos dados pessoais, na medida do necessário, para o desempenho das suas funções, bem como para garantir o cumprimento de todas as obrigações legais do Doutor Finanças.

Adicionalmente, os dados pessoais podem ser disponibilizados a entidades terceiras no interesse legítimo do Cliente:

Entidades terceiras

Empresas do Grupo

Empresas denominadas ou participadas pela Poupamos Juntos Lda.

Organismos Públicos e de supervisão

Banco de Portugal, ASF, CNPD, autoridades fiscais, sempre que para tal exista uma obrigatoriedade legal ou regulatória.

Parceiros

Como Parceiros de negócio, o Doutor Finanças Energia trabalha, sem exclusividade, com: CAIXIAVE – Indústria de Caixilharia, S.A., EVOLUT GREEN- LDA, a Goldenergy, Empresa Comercializadora de Energia S.A. e a Janela Pura Renovações Lda.

Entidades subcontratantes

Entidades subcontratantes e prestadoras de serviços, que atuam em nome ou sob instruções do Doutor Finanças.

A transferência de dados pessoais para entidades terceiras apenas são efetuadas quando exista autorização bastante no âmbito da relação com o cliente e/ou quando os subcontratantes encarregados pelo Doutor Finanças garantam de igual modo a observância do sigilo dos dados pessoais dos clientes, bem como as demais normas e legislação de proteção de dados.

8. Como protegemos os dados pessoais

Entidades subcontratantes e prestadoras de serviços, que atuam em nome ou sob instruções do Doutor Finanças.

A transferência de dados pessoais para entidades terceiras apenas são efetuadas quando exista autorização bastante no âmbito da relação com o cliente e/ou quando os subcontratantes encarregados pelo Doutor Finanças garantam de igual modo a observância do sigilo dos dados pessoais dos clientes, bem como as demais normas e legislação de proteção de dados.

9. Alterações à política de privacidade

Doutor Finanças reserva-se no direito de, a qualquer momento, fazer alterações à política de privacidade, para adequá-la às melhores práticas do mercado ou a futuras alterações legislativas ou regulamentares, visando, sobretudo, reforçar os direitos dos consumidores.


Data de atualização: Fevereiro 2024