É por esta altura que começamos a poupar para a férias do ano que vem, para o Natal que está quase aí, mas há sempre muita coisa para comprar e manter o orçamento na linha nem sempre é tarefa fácil. Neste artigo, damos-lhe algumas dicas sobre como poupar nesta nova fase.

Os miúdos já voltaram às aulas, as velhas rotinas voltaram para os graúdos e o outono chegou por fim. Numa altura em que as férias fazem parte do passado para a maioria dos portugueses, começam as contas e as ginásticas orçamentais para manter tudo alinhado na chegada do inverno.

3 Dicas rápidas para Poupar no Outono

1.(Re)organize os armários

Para poupar nada melhor  do que reorganizar a sua casa e os seus armários antes de tomar qualquer decisão. Comece pela roupa (para aonde vai uma boa parte do orçamento), experimente tudo, veja o que pode mandar ajustar e o que pode transformar. Olhe para a roupa de casa – tapetes, edredons, cobertores, lençóis – lave-os bem e veja se ainda podem durar mais um ano. ‘Organização é libertação’ interiorize esta máxima e ponha-a em prática, será uma excelente forma de não começar o inverno sem deitar dinheiro para o lixo.

2. Roupa nova? Será mesmo necessário renovar todo o guarda roupa?

Sim, nós sabemos que a tentação é grande, aquele casaco felpudo bordô ou aquele impermeável azul e as botas, cada uma de sua cor para combinar com os casacos. Esqueça! Em vez disso, compre de forma inteligente – depois de verificar o seu armário, pense no que tem mesmo que comprar, por exemplo, talvez valha a pena investir num bom casaco e numas boas botas(que durem mais do que um ano). De resto invista em peças neutras, que sejam versáteis (que resultem no contexto profissional e nos momentos mais descontraídos). Junte os amigos numa tarde de chá (agora que os churrascos de verão acabaram) e troquem entre vocês o que já não usam, afinal o que lhe serve a si, pode servir aos outros. Aproveite os saldos da meia estação – são excelentes para comprar aquelas peças básicas que falámos em cima. Para os mais pequenos – compre menos e de melhor qualidade, fale com os seus amigos e familiares e veja o que pode aproveitar de outras crianças.

3. A sua casa, o seu aconchego nos dias frios

Proteger a sua casa do frio é essencial para poupar electricidade (em aquecimento) e para se sentir bem. Por isso, tire os tapetes do arrumo e revista o chão das zonas mais frequentadas (sala, quarto, casa de banho), troque os cortinados de verão por uns mais pesados (mas que garantam a entrada de luz solar) e deixe nos seus sofás uma mantinha para se aconchegar a si e aos seus convidados. Garanta que as suas janelas estão bem vedadas, antes da entrada do inverno rigoroso, aproveite para calafetar os encaixes das janelas com fitas de espuma. Depois disto, faça uma boa gestão do aquecedor, isto é garantia que a temperatura da casa é mais ou menos homogénea para não sentir grandes diferenças de temperatura e diminuir assim a sensação térmica.
Estas pequenas dicas vão ajudá-lo a poupar e para o próximo verão talvez tenha margem para fazer um investimento maior – como colocar vidros duplos em casa, um recuperador de calor ou até painéis solares – o volume de investimento inicial pode ser grande, mas no fim vai ver que compensa.

Leia ainda: Frio: Como poupar em aquecimento da casa?

Continue a acompanharmos temos mais truques na manga para partilhar consigo, as suas finanças agradecem.