Sejamos honestos. Apesar de os dias serem cada vez mais “longos”, o que poupa podia ser muito mais. Para tal, pode começar por prestar uma atenção especial a algumas melhorias que pode fazer em casa, onde se incluem equipamentos e electrodomésticos. Garanta que não há consumos desnecessários ou comportamentos diários pouco sustentáveis. Siga estes oito conselhos de poupança da Zaask e diminua os gastos mensais da sua família.

1. Desligue os equipamentos

Colocar alguns equipamentos em standby (em vez de desligá-los completamente) é sinónimo de um gasto desnecessário de electricidade em casa. De acordo com dados do projecto EcoCasa, da associação ambiental Quercus, cada casa portuguesa tem um consumo médio de 193 kWh por ano em standby e off-mode, ou seja, o equivalente aproximado de 4,8% numa factura energética anual.
Tenha atenção especialmente aos equipamentos de informática e tecnológicos. Garanta que estão efectivamente desligados da tomada ou, em alternativa, use tomadas com botão corte-corrente integrado.

2. Isole termicamente as janelas

Agora é a altura certa de arranjar aquelas janelas que deixam passar calor/frio com uma facilidade enorme. Trocar as janelas antigas por umas novais mais eficientes e sustentáveis vão manter a casa mais confortável e protegê-lo de contas de electricidade elevadas.
Se trocar para janelas novas não está dentro do seu orçamento, pode fazer um upgrade com novo vidro e uma camada nova de calafetagem.

3. Troque as lâmpadas

À medida que as lâmpadas tradicionais (incandescentes) vão fundindo, troque-as por opções de baixo consumo. Ao fazer a substituição por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED, pode poupar entre 25 e 50 euros, segundo a Comissão Europeia.
Para além disso, agora que vem o sol pode aproveitar ao máximo a luz natural e evitar lâmpadas com potência excessiva em relação ao uso pretendido. Pode sempre contratar electricistas baratos para fazer o trabalho por si.

4. Desobstruir as calhas

Calhas obstruídas podem causar sérios danos ao exterior e canalização da sua casa. A Primavera é uma óptima altura para limpá-las e substituir tudo o que precise de ser substituído.

5. Averiguar o telhado

Gosta do interior da sua casa? Então é melhor certificar-se que o telhado está em boa forma. Não existe nada menos divertido do que ter humidade no tecto no canto da sala de estar (sabe, aquelas manchas escuras que vão alastrando lentamente até a situação se tornar irreversível?).
Contrate um profissional licenciado para inspeccionar o seu telhado em busca de possíveis danos e telhas soltas, entre outros, e evite ter de estar a subir a telhados.

6. Escolha eletrodomésticos eficientes

Quanto comprar um novo electrodoméstico, preste atenção à etiqueta de eficiência energética, cuja informação é obrigatória em alguns equipamentos, como fornos eléctricos, frigoríficos, máquinas de lavar e secar roupa ou máquinas de lavar a loiça. Ao analisar este documento consegue saber a que classe pertence cada electrodoméstico, de A+ a G (respectivamente, do melhor ao pior desempenho energético).
Quanto pior a classificação na etiqueta, maior o consumo de energia e a conta da electricidade. Contudo, os equipamentos mais eficientes podem também ser os mais caros. Terá de analisar a melhor opção para poupar energia, tendo em conta um equilíbrio entre preço e eficiência.

7. Apare ramos mortos de árvores

Uma razão para não cortar ramos ou troncos mortos de árvores com uma motosserra pode ser simplesmente porque está calor e não lhe apetece perder tempo com isso. Outra razão – é mau para a árvore. Logo, em vez de começar a cortar a torto e a direito, contrate um profissional que pode dizer-lhe exactamente que ramos precisam de sair e como deixar a sua árvore saudável (e em paz).

Outras poupanças

Uma vez que abordamos este tópico de poupança em casa, aproveitamos para lhe recomendar os seguintes artigos que contêm dicas que poderá igualmente aplicar em casa e no seu dia-a-dia de forma a reduzir as suas despesas.

5 dicas para poupar tempo e dinheiro nas compras de supermercado
9 factos sobre o consumo da água e como poupar
Como poupar em aquecimento da casa
Como poupar com a sua saúde sem poupar em cuidados