A Endesa tem uma nova tarifa onde oferece uma fatura grátis todos os anos, para sempre. A oferta chamou-nos à atenção e fomos averiguar de realmente vale a pena. 

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Antes de tudo importa referir que embora este artigo se refira a um serviço de uma marca concreta, queremos deixar claro que não foi patrocinado. 

Nos últimos tempos a Endesa tem feito publicidade a uma Tarifa Aniversário Luz & Gás, onde oferece uma factura grátis todos os anos, para sempre, a todos os clientes que subscreverem o serviço até ao final de 2016. Achámos a oferta potencialmente interessante e fomos analisá-la melhor, para ver se vale mesmo a pena.

Quem pode aderir?

A oferta aplica-se a clientes em Portugal Continental, de Baixa Tensão Normal – Simples, com potência contratada de 3,45 até 6,9 kVA, não sendo válida para tarifa bi-horária ou tri-horária, e para fornecimentos de gás natural para os escalões 1 ou 2 de consumo, que não sejam alimentados pelas redes de distribuição abastecidas por Unidades Autónomas de Gás (usadas em locais onde não existe rede de gasodutos).

Assim, julgamos que se destinará à esmagadora maioria dos residentes em Portugal Continental, excluindo quem opte pela tarifa bi-horária.

Detalhes sobre o desconto

O desconto consiste em atribuir anualmente um bónus que anula para o 12.º período de facturação os valores a cobrar referentes a potência/termo fixo, consumos de energia (electricidade e gás), tarifas de acesso, imposto audiovisual e imposto eléctrico. Este bónus é atribuído no 12.º período de facturação e a cada 12 facturas seguintes, caso o cliente mantenha a mesma tarifa após o primeiro ano.

Ou seja, se subscrevesse esta tarifa dia 1 de Novembro de 2016, na factura de Novembro de 2017 a Endesa iria oferecer-lhe um bónus referente aos consumos fixos e variáveis desse mês (desde que dentro do tipo de valores acima mencionados). Este processo repeter-se-ia anualmente enquanto mantivesse a mesma tarifa.

Outros detalhes

Pode consultar o Anexo de Preços e a Ficha contratual padronizada para obter todos os detalhes, mas queremos destacar que esta tarifa não tem período de fidelização e que, conforme já referido, não se aplica a tarifas bi-horárias ou tri-horárias.

Vale a pena?

De uma análise prévia, este serviço parece interessante, uma vez que permite obter um desconto anual na ordem dos 8,3% (1/12), que incide sobre a parte fixa e variável da factura, além de que não obriga a qualquer fidelização. Ainda assim, importava saber se:

  1. Os preços eram competitivos face à concorrência;
  2. A oferta deixa de ser atractiva para quem opta pela tarifa bi-horária, já que o tarifário em análise cobra todos os consumos por igual (tarifa simples).

Para tirar as dúvidas, recorremos então aos simuladores da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), colocando três cenários diferentes, todos eles com consumos de electricidade mensais de 200 kWh:

  1. Tudo em tarifa simples
  2. Bi-horária, com 33% do consumo no vazio
  3. Bi-horária, com 50% do consumo em vazio.

Juntámos ainda uma simulação de 65 kWh no gás, para perfazer o pacote completo.

Na tarifa simples e na bi-horária a 33% a oferta da Endesa é a melhor colocada, oferecendo valores mais baixos. Já na tarifa bi-horária a 50%, aparece num lugar muito distanciado nos lugares de topo. Na componente de gás aparece novamente na primeira posição.

Resumindo

Esta oferta deverá ser boa para si se: i) não estiver de todo interessado em ter uma tarifa bi-horária, ou ii) admite ter tarifa bi-horária mas os seus consumos no vazio são significativamente inferiores a 50% do total.

Por outro lado, existem opções melhores para si se: tem ou admite ter tarifa bi-horária e os seus consumos no vazio ficam próximos ou superiores a 50%.

De qualquer forma, recomendamos que analise o seu caso concreto, o que é bastante fácil. Basta ir buscar as suas últimas facturas de electricidade de electricidade e gás, visitar os simuladores da ERSE, introduzir os dados das facturas e obter o resultado da simulação.

Aproveite para partilhar connosco qual foi a sua decisão.