Poupança

Livros à borla

Pedro Pais Pedro Pais , 21 Maio 2010 | 5 Comentários
Os admiradores da leitura sabem que facilmente se gastam centenas de euros em livros, que nem sempre correspondem ao esperado. Neste artigo vou dar-lhe a conhecer duas formas de ler livros à borla.
Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Bibliotecas Municipais

A primeira sugestão é utilizar a Biblioteca Municipal da sua zona de residência/trabalho. Do que conheço a variedade é muito grande e normalmente tem outros meios interessantes além de livros: CDs áudio, DVDs, áudio-livros, ...O processo é muito simples. Dirige-se à biblioteca, inscreve-se e depois é só "pedir emprestado" o que quiser consultar, levar para casa e utilizar com toda a comodidade, tudo sem pagar um tostão. Em Lisboa, por exemplo, pode levar um total de 5 livros em simultâneo, que pode manter durante 15 dias e renovar duas vezes.Se por acaso a biblioteca onde se dirigiu não tiver o livro pretendido mas o mesmo estiver noutra biblioteca, pode requisitá-lo que o mesmo irá ser transferido para a biblioteca que lhe for mais conveniente.Por fim, resta-me dizer que vários municípios (arriscaria dizer que quase todos) dispõem de um site para as bibliotecas, que permite consultar o catálogo e, em certos casos, efectuar pedidos de reserva e renovações.

Na Internet

Outra forma de ler livros de forma gratuita é através da Internet. Vários sites disponibilizam gratuitamente (e de forma legal) variados livros clássicos ou contemporâneos não sujeitos a direitos de autor. Embora exista um maior número de livros disponibilizados noutras línguas que não o Português, também é possível encontrar uma grande variedade de livros na língua de Camões.Segue uma lista de sites que costumo utilizar:Espero que estas sugestões lhe sejam úteis. Se já utiliza (ou passou a utilizar) a biblioteca do seu município ou conhece outros sites (legais) com livros gratuitos, por favor deixe um comentário.
Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #educação,
  • #grátis,
  • #livros,
  • #poupança

Deixar uma resposta

5 comentários em “Livros à borla

  1. Recomendo vivamente o projecto português http://www.winkingbooks.com.
    A plataforma http://www.winkingbooks.com permite que após um registo gratuito cada utilizador crie o seu inventário de livros que já não quer, obtendo com isso pontos para trocar por livros do seu interesse. Quando alguém (destinatário) lhe pede um livro, você (remetente) envia-lho por correio a seu cargo, havendo uma troca de livros por pontos. Posteriormente, você passará a destinatário quando pedir um livro a alguém, trocando neste caso pontos por livros, recebendo o livro em sua casa, de graça.

    Permite-se assim que a comunidade Winking Books leia mais livros por valores simbólicos, constituindo este projecto uma prestação de serviço de leitura a todos os que quiserem ler MAIS, por MUITO MENOS!

  2. A melhor maneira de ler livros em perfeito estado e actuais será mesmo a Fnac. É admitido e na Fnac do Colombo é quase encorajado pois até têm uns bancos corridos para as pessoas se sentarem a ler.

    Cumprimentos.

  3. Outra forma excelente de ler livros à borla é trocar com os amigos. E assim até temos críticas e livros aconselhados à nossa pessoa e estado de espírito.