O presente simulador de certificados do tesouro permite-lhe facilmente calcular quais serão os juros obtidos no seu investimento, tendo em conta o mês de subscrição dos certificados do tesouro, o montante investido e o número de anos que pensa manter o investimento.

Para mais informações consulte este artigo sobre certificados do tesouro.

Simulador de Certificados do Tesouro



Instruções

  1. Seleccione o mês em que subscreveu os certificados do tesouro;
  2. Introduza o montante investido;
  3. Seleccione o número de anos que estima manter os certificados do tesouro (pode também variar este campo para simular diversos cenários);
  4. Carregue em "Calcular".

Com os dados introduzidos são-lhe apresentadas diversas informações:

  • O juro bruto e líquido para o prazo de investimento seleccionado;
  • O juro bruto e líquido para um investimento a 5 e a 10 anos;
  • As taxas aplicáveis ao mês de subscrição que seleccionou.

Estamos certos que esta ferramenta será muito útil para quem já tenha incluído (ou esteja a ponderar incluir) certificados do tesouro no seu portefólio de investimentos.

Este simulador foi elaborado com a maior atenção, contudo pode conter incorrecções e/ou omissões, pelo que deve verificar os valores obtidos antes de tomar qualquer decisão de investimento. Caso tenha alguma dúvida ou detecte alguma anomalia por favor deixe um comentário.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

87 comentários em “Simulador de Certificados do Tesouro
  1. Boa tarde.
    Ontem disseram-me uma coisa na qual fiquei a pensar: tenho alguns certificados do tesouro e disseram-me que, se a dívida portuguesa for perdoada, eu poderei perder o capital investidoe/ou juros. Isto poderá ser de todo verdade? E há alguma situação em que se possa perder esse capital e/ou juros?
    Muito obrigada,
    Maria Silva

  2. Tenham atenção
    Não deviam ter em conta, o juro bruto de 7%, mas sim o liquido. O líquido é que é o valor ganho no resgate dos certificados. E esse anda na casa dos 5,2 %.

  3. Como devem ter percebido houve algum bug e o post que deixei antes do anterior não ficou no site; só dizia que os CT continuam a ser uma boa opção e que não podemos entrar em alarmismos; isso só gera mais problemas. Aquilo que é verdadeiramente importante está no post que deixei imediatamente antes.

  4. Bom dia mais uma vez Pedro Azevedo, este é um post de complemento ao meu anterior. Ainda demorei um pouco a encontrar umas informações que já tinha consultado anteriormente. Faço o resumo do post de outra pessoa no site
    http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=822546&sid=2ffef3454b05b4447e2b36d4f6dd1735&js_link=1
    “Em fevereiro de 28/02/11 a dívida portuguesa era de 154 mil milhões de euro, divididos por:
    110 mil milhões em OT (obrigações do tesouro)
    16 mil milhões em BT (bilhetes do tesouro)
    15 mil milhões em CA (certificados aforro)
    5 mil milhões em CEDIC
    4,2 mil milhões em MTN
    900 milhões em ECP
    900 milhões em CT (certificados tesouro)”
    Aqui surgem os “ses” da questão. Como vê, a dívida composta por CT é rídicula em relação ao total (0.57%). Em caso de incumprimento, resta as questões simples: irá o governo penalizar os subscritores da menor fatia? da maior? corta tudo pela mesma medida? Lembrem-se sempre de uma coisa: nós não somos burros e não somos amnésicos. Se levarmos uma grande chicotada hoje, convém lembrar para a evitar novamente no futuro. Os governos sabem disso (mesmo que muitas vezes pareça que não) e ao fazerem uma monstruosidade destas aos pequenos aforristas habilitam-se a que, num futuro próximo, ninguém confie no estado para lá pôr dinheiro. E depois, vão buscá-lo TODO lá fora ou aos bancos a taxas bem maiores? E veêm uma parte importante (importante digo eu, pode atém nem ser assim tanto – o que está em jogo é a confiança perdida) escapar para os bancos? Tenho certif tesouro e aforro, além de depósitos no banco; confio no estado português mas tou atento e só me enganam uma vez. Se daqui a 10 anos não me derem os 7,1 % a que subscrevi os CT este ano….. adeus e até nunca mais! Este devia ser o pensamento de todos – pedem-nos uma última oportunidade, muito bem, aqui a têm. Agora cumpram com a vossa parte. Não sou nenhum génio das finanças mas no que puder ajudar disponham. Cumprimentos

  5. Boa Tarde a todos:
    A minha dúvida é a seguinte, o que acontece a quem for subscritor de CT se o país entrar em bancarota ?

  6. Sendo subscritor de CT desde o primeiro dia (01.07.2010) e vencendo juros anualmente, não deveriam estes já constarem (04.07.2011) no NIB da conta que foi indicada na altura da subscrição ou será que é “normal” este atraso…
    Cumprimentos.

  7. Boa noite Carlos,
    se tencionas manter o dinheiro até ao final da maturidade, será uma boa estratégia levantares o dinheiro e aplicares novamente.
    Por outro lado, hoje em dia, existem taxas a 1 ano superiores a 4% TANB, inclusive de 5%. Sempre podes fazer uma aplicação a um ano e no final do prazo ou renovas a aplicação ou procuras uma melhor taxa de juro.
    Recordo-te que a inflação prevista para 2011 ronda os 3.6%, logo qualquer TANB inferior a esse valor, significa que estas a perder dinheiro. Por outras palavras, não conseguirás comprar com um 1 euro, aquilo que compras hoje.
    São apenas conselhos.
    Boa sorte

  8. Boa noite,eu em setembro de 2010 investi 26000 euros em certificados do tesouro a 10 anos com a taxa de juros a 5.15.agora a taxa de juros a 10 anos está a 7.10.o que eu queria saber e se vale a pena eu em setembro de 2011 levantar os 26000 euros e voltar a investir novamente em certificados do tesouro a 10 anos visto que a taxa de juros está mais alta.muito obrigado

  9. Tambem acho que os CT sao uma potima solucao…
    so nao invisto em CT porque a poupanca que fiz foi em USD (americanos)….

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.