Nos últimos tempos tenho andado à procura de casa e, dentro das imensas variáveis que determinam a escolha, o factor saúde pesa acima de todos. Por isso, das várias vezes que inspeccionei apartamentos, algo que não me escapava era a existência próxima de cabos de alta tensão – motivo mais que suficiente para desistir de casas que, no geral, eram muito atractivas.

Pedro Pais é o fundador do financaspessoais.pt e do forumfinancas.pt. O Pedro é um dos maiores promotores de literacia financeira em Portugal contribuindo com centenas de artigos, ferramentas e simuladores que ajudam as pessoas a poupar, a investir ou a decifrar os mistérios da fiscalidade.

Conversa de vendedor

Na conversa com os diversos vendedores e agentes imobiliários, todos garantiam a pés juntos que os cabos de alta tensão não eram prejudiciais e, no pior dos casos, os estudos eram inconclusivos. Claro que não acreditei neles.

Artigos que comprovam

Como não me gosto de fiar apenas nas minhas convicções, pesquisei sobre os efeitos de exposição prolongada aos Campos Electromagnéticos. Encontrei, como de esperar, vários artigos que apontam os malefícios, desvantagens e efeitos nefastos da vivência próxima dos referidos cabos de alta tensão.

O estudo esclarecedor

Entretanto, por mera coincidência, li um post do Vitor Domingos sobre a existência de um dois estudos da Direcção-Geral de Saúde, um sobre a Exposição da População aos Campos Electromagnéticos e outro sobre Sistemas de Comunicações Móveis – Efeitos na Saúde Humana.

Sem querer ser alarmista, acho que este parágrafo é de reter:

É considerado como possível que uma intensa exposição aos CEMs nas habitações possa aumentar ligeiramente o risco de leucemia infantil, e que esta exposição nos locais de trabalho possa aumentar ligeiramente os riscos de leucemia e tumores cerebrais em adultos.

Obrigado, mas não!

Mas não acredite em mim, leia!

Não sei por si, mas já me chegam as radiações que não consigo evitar (telemóveis, redes Wi-Fi, …), agora viver perto de cabos de alta tensão: NÃO!

Já agora! Se está a pensar comprar casa, aconselhamos a leitura do artigoVai comprar casa? Conheça todos os custos, papéis e impostospara que saiba com o que pode contar.