Abril é um mês recheado de feriados. Temos a sexta-feira santa a 19 de Abril e a Páscoa no dia 21 (Domingo), criando aqui um fim de semana prolongado que pode ser utilizado para uma escapadinha.  

No dia 25 de Abril, temos o Dia da Liberdade, que este ano calha a uma quinta-feira, podendo-se igualmente criar uma ponte e conseguir mais dias livres. Além disso, e para rematar, o 1º de Maio, Dia do Trabalhador, que apesar de já ser noutro mês, traz a possibilidade de tirar uma semana de férias gastando apenas quatro dias, já que o feriado é numa quarta-feira.  

São muitas oportunidades para viajar, para descansar ou para fazer atividades diferentes. Porém, para muitas pessoas são dias onde há mais propensão para gastar, o que acaba por prejudicar o orçamento familiar.  

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para que possa aproveitar os feriados ao máximo sem gastar muito dinheiro.  

Leia ainda: Feriados 2019: prepare o seu ano e as suas férias

mapa viagens

1. Planeie com antecedência 

Planear é a palavra chave. Em tudo, na verdade, mas principalmente no que diz respeito à gestão de um orçamento. Antes de decidir o que vai fazer, é essencial fazer contas e perceber quanto pode gastar. Dá para fazer uma viagem ao estrangeiro? É possível visitar outra cidade dentro do país? Ou, a melhor opção é passar o dia na natureza e preparar um lanche em casa para levar? 

Analise bem antes de decidir e evite a tentação de utilizar cartões de crédito nestes dias. Se não der para viajar, não desanime, há outras opções tão ou mais divertidas.

Leia ainda: 5 dicas para planear umas férias low-cost

2. Pesquise eventos na sua zona 

Queremos tanto ir para fora que nos esquecemos de conhecer a nossa própria cidade. Já visitou todos os monumentos e museus da sua região? Provavelmente não.  

Sugerimos-lhe que comece por aqui. Pesquise eventos na sua zona: passeios, workshops, mercados ou concertos. Muitos destes eventos são gratuitos, por isso, porque não aproveitar? 

Leia ainda: Sete dicas para poupar nos fins de semana prolongados de 2019

3. Faça passeios culturais  

Atualmente, grande parte dos museus, em Portugal, são grátis aos Domingos e aos feriados. Faça uma pesquisa na Internet e perceba quais são e aproveite estes dias livres para enriquecer um pouco da sua cultura.  

Principalmente para famílias, tendo em conta o maior número de pessoas, estes dias gratuitos acabam por ser as únicas oportunidades para estas conhecerem monumentos e museus.  

Leia ainda: Formas de viajar sem sair do sítio e praticamente sem gastar dinheiro

4. Transforme-se num explorador da era moderna  

Já ouviu falar de Geocaching? É, basicamente, uma caça ao tesouro, com o uso da tecnologia moderna. É jogado ao ar livre, por qualquer pessoa e apenas é necessário ter um smartphone. Neste jogo, o objetivo é dirigir-se a coordenadas específicas e encontrar o tal “tesouro”.  

Geocaching é uma excelente forma de visitar diferentes locais, ou mesmo de redescobrir a sua própria cidade. Pode até criar uma pequena competição na sua família e ver quem é mais rápido a descobrir as caches, ou os tais tesouros.  

Além disso, é completamente gratuito.  

5. Visite familiares ou amigos distantes  

A correria do dia a dia raramente nos permite fazer metade daquilo que gostaríamos. Há sempre familiares ou amigos que até podem viver perto de nós, mas que nem sempre os conseguimos visitar.  

Este tempo extra livre pode ser aproveitado para estas reuniões, quer familiares, quer com amigos. O truque passa por avisá-los com antecedência, para evitar desencontros, claro. Aproveite para colocar a conversa em dia e passe momentos inesquecíveis.  

Como vê, há várias atividades que podem ser feitas sem prejudicar a conta bancária. Se planeou com antecedência e vai viajar nestes feriados, desejamos-lhe umas excelentes férias. Mas, se ainda não sabe o que fazer com a sua família, aproveite as nossas dicas e desfrute ao máximo do tempo livre.  

Leia ainda: Equilibrar as finanças depois das férias em 6 passos