Homem com uma carteira aberta na mão. Está a guardar uma nota de 10 euros e consegue ver-se vários cartões
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Vida e família

Como poupar com os cartões de fidelização? 

Os cartões de fidelização podem ser aliados valiosos para quem pretende reduzir gastos e otimizar compras, desde que utilizados de forma inteligente.

Os cartões de fidelização são uma estratégia usada para cativar clientes e incentivá-los a regressar às lojas ou serviços. Trata-se de programas de recompensas oferecidos por lojas, supermercados, postos de combustível, entre outros tipos de estabelecimentos, que permitem descontos, acumulação de pontos ou outras vantagens.  

Se fizer uma procura rápida na sua carteira, vai certamente encontrar vários. Quando usados corretamente, estes cartões podem ser uma boa ferramenta para poupar dinheiro.  

Leia ainda: Um guia para poupar no supermercado: melhores compras, mais poupança

Que tipos de cartões existem? 

Cada superfície comercial tem a sua modalidade de fidelização, quer seja em desconto direto, acesso a promoções mais cedo do que o público geral, acumulação em dinheiro no cartão por cada compra realizada ou acumulação de pontos para trocar por serviços ou produtos, por exemplo.  

Existem, portanto, diferentes tipos de cartões:  

Acumulação de pontos: Esta modalidade beneficia os clientes frequentes, uma vez que são atribuídos pontos, de acordo com o valor gasto. Há casos em que pode trocar esses pontos por produtos ou descontá-los no valor final da compra. Acontece, por exemplo, com alguns cartões de postos de combustível, como a BP e a Repsol.  

Acumulação de saldo: Estes cartões permitem acumular saldo, que pode depois ser utilizado não só na loja em questão, como também noutras do mesmo grupo. Um dos cartões mais conhecidos é o cartão Continente.  

Descontos diretos: Este tipo de cartões oferece descontos imediatos na hora da compra. Há vários estabelecimentos que oferecem este serviço, como o IKEA ou o Mini Preço.   

Vales de desconto: A superfície comercial pode, a partir de um certo valor de compras, oferecer um vale de desconto em compras seguintes ou em compras numa rede de parceiros.    

Acesso a crédito: Existem ainda cartões de fidelização que permitem o acesso a crédito. Podem ser vantajosos porque, muitas vezes, permitem fracionar os pagamentos até um número de prestações sem juros. Porém, é preciso acautelar os riscos deste tipo de cartão. É importante saber se existe uma anuidade a pagar. E sendo um cartão de crédito, procurar saber quais são as formas de pagamento e taxas de juro aplicadas, para evitar o endividamento. Exemplos deste tipo de cartão são o cartão o Oney, do Auchan, e o Universo, da Sonae.  

Como tirar o maior proveito dos cartões de fidelização? 

Os cartões de fidelização, usados como ferramenta de poupança, podem ser aliados valiosos para quem pretende reduzir gastos e otimizar compras

Comece por saber escolher os cartões certos para os seus hábitos de consumo. Nem todos os cartões de fidelização oferecem benefícios relevantes. Opte por aqueles que se adequam às suas necessidades e padrões de consumo, evitando acumular cartões desnecessários. 

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Depois, esteja atento, porque muitas lojas oferecem descontos exclusivos a clientes fidelizados. Esteja atento às comunicações destas lojas para tirar partido destas vantagens. Mas atenção, evite compras impulsivas. Avalie sempre se a compra é realmente necessária e se está a poupar ou apenas a gastar mais. 

Sempre que possível, concentre as suas compras em estabelecimentos onde pode acumular pontos, para descontar mais à frente. E não se esqueça de os usar antes de expirarem. Muitos programas têm prazos de validade para os pontos acumulados. 

E não se esqueça dos programas de cashback. Alguns cartões de fidelização oferecem esta modalidade. O que acontece é que uma percentagem do valor gasto é devolvida ao cliente.   

Leia ainda: Cashback e Cash advance: Como funcionam e quais as suas diferenças?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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