vista aérea da Baixa de Lisboa ilustra o aumento dos preços em Portugal em 2022 e as medidas de combate do Governo
ícone do formato do post video
Vida e família

Como ser nómada digital em Portugal?  

Portugal é o 7.º melhor destino para nómadas digitais. Saiba como obter o visto para vir trabalhar para o nosso país.

Ser nómada digital é uma forma de trabalhar de forma remota nos dias de hoje. Um nómada digital viaja pelo mundo, podendo escolher qualquer destino para viver e trabalhar, uma vez que só precisa de uma ligação à internet e um computador.  

Este estilo de vida implica ter um trabalho que possa ser realizado a partir de qualquer lugar. E, normalmente está associado ao mundo digital, por exemplo programação, criação de conteúdos, gestão de redes socias, design ou consultoria.   

Em Portugal, o nomadismo digital tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, devido à qualidade de vida, clima, segurança e baixo custo de vida quando comparado com outros países.  

De acordo com o relatório mais recente da Global Citizen Solutions, que analisou 65 países, Portugal ocupa o 7.º lugar entre os melhores destinos para nómadas digitais

Os fatores que destacam Portugal incluem ainda a legislação favorável para nómadas digitais, a acessibilidade à internet de alta velocidade e um ambiente cultural vibrante. 

Leia ainda: Nomadismo digital: “O meu crescimento pessoal foi dez vezes maior”

O que é preciso para ser nómada digital em Portugal?  

Em 2022, através das alterações à Lei dos Estrangeiros, entrou em vigor um visto para nómadas digitais, que provenham de países de fora da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu.  

Este visto, também conhecido como visto D8, define os nómadas digitais como estrangeiros que trabalham remotamente, a partir de Portugal, ao abrigo de um contrato de trabalho, ou enquanto trabalhadores independentes, para uma pessoa singular ou coletiva com domicílio ou sede fora do território nacional. 

O visto para nómadas digitais tem a duração de um ano. Passado esse tempo, caso queiram continuar no país, os trabalhadores remotos devem fazer o pedido de residência, que pode ir até cinco anos.  

Este visto concede os seguintes direitos:  

  • Acesso ao Sistema Nacional de Saúde; 
  • Acesso ao Ensino Nacional
  • Acesso ao regime de Residência Fiscal Não Habitual
  • Reagrupamento familiar, permitindo que cônjuge, dependentes e pais residam em Portugal; 
  • Entrada sem visto nos países Schengen. 
Video Thumbnail
ícone do formato do post

Visto para nómadas digitais: Quais os documentos necessários? 

Tanto os trabalhadores por conta de outrem como os trabalhadores independentes podem solicitar o visto D8. O pedido deve ser feito numa Embaixada ou Posto Consular português no país onde reside e tem um custo de 90 euros

É necessário apresentar documentação que comprove a residência fiscal, assim como, provas que atestem que, nos últimos três meses, os rendimentos médios mensais, foram superiores a quatro ordenados mínimos portugueses (3.480 euros brutos em 2025). 

Os trabalhadores por conta de outrem devem ainda apresentar a promessa de um contrato, o contrato de trabalho ou uma declaração do empregador que ateste o vínculo laboral.  

No caso dos trabalhadores independentes, estes devem apresentar um destes documentos: contrato de sociedade, contrato de prestação de serviços, proposta escrita de contrato de prestação de serviços, ou documento demonstrativo de serviços prestados a uma ou mais entidades. 

Leia ainda: Trabalho remoto: As duas faces da mesma moeda

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.