Se está a pensar vender a sua casa, apurar qual o valor que deve pedir pode não ser uma tarefa fácil. Há inúmeros fatores a ter em conta, que vão desde a localização às características mais específicas do imóvel.
A localização continua a ser um fator determinante na valorização de uma casa. Quanto mais procura houver nessa localização, mais caro é o metro quadrado. Porém, existem mais fatores a considerar neste apuramento.
Desde logo o ano de construção. É comum as casas mais antigas terem um valor menor, mas há exceções, tendo em conta o estado de conservação, as características do imóvel ou até o ex-proprietário.
Leia também: Como é que a avaliação da casa pode condicionar a sua venda.
Também a tipologia e as áreas do imóvel são consideradas. Sendo que o tamanho da casa pode valorizar mais o imóvel do que a própria tipologia. Não esquecendo ainda a exposição solar, já que quanto mais luz natural tiver, maior será o valor da casa.
Extras como garagem, elevador, espaços verdes, proximidade a transportes públicos, escolas, serviços e comércio ou a segurança dos arredores também contribuem para o apuramento do valor de um imóvel.
O ideal para saber que valor pedir pela sua casa é recorrer a um perito avaliador ou a uma agência imobiliária. Mas, não se esqueça que isso tem um custo.
Saiba que todos os avaliadores devem ser profissionais certificados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sendo possível consultar uma lista com os profissionais que estão credenciados.
Os avaliadores que trabalhem para bancos não podem prestar serviços a terceiros, pelo que não pode recorrer a este tipo de especialistas.