Ainda no tema da solidariedade, que tanto se faz sentir nesta época do ano, trazemos-lhe neste artigo uma pequena história inspiradora sobre alguém que doou o seu cabelo a uma associação que faz perucas de cabelo humano para crianças que perderam o seu durante o tratamento contra o cancro. Conheça a história e saiba como pode também doar o seu cabelo se assim o desejar.

Catarina tem um belo cabelo longo, e já há uns anos que o traz assim! Por isso ficou hesitante quando a desafiei a dar um grande corte! E hesitou só porque não lhe expliquei de imediato que este meu desafio era especial!
O desafio afinal não implicava só uma ida normal ao cabeleiro. Representava muito mais! A Catarina cortaria sim o seu cabelo, mas para o doar!! Claro está, depois não hesitou nem um segundo!
É verdade, é possível doar cabelo!

A doação de cabelo tem como objectivo o fabrico de perucas naturais destinadas a todos aqueles que perderam o seu cabelo na sequência de alguma patologia.
Infelizmente em Portugal já não é possível fazê-lo – a Liga Portuguesa Contra o Cancro não tem estado a aceitar doações.
Mas a boa notícia é que existem muitas entidades estrangeiras a favor das quais podemos fazer doação de cabelo e o processo é bastante simples!
A Catarina decidiu doar para a Little Princess Trust, uma associação do Reino Unido que providencia perucas de cabelo natural para crianças que perderam o seu cabelo durante o tratamento contra o cancro ou como consequência de outras doenças.

E realmente foi tudo muito fácil! Ora vejam como em 4 pequenos passos se pode colocar um sorriso lindo na cara de alguém:

  1. lavar o cabelo (sem adicionar amaciadores ou qualquer outro modelador);
  2. dividir o cabelo em 4 ou mais tranças (consoante a densidade do mesmo);
  3. colocar um elástico na ponta da trança e outro no local onde irá cortar (que será o ponto de medição do comprimento);
  4. colocar no envelope e já está!

Estes são, genericamente, os passos comuns às organizações que aceitam a doação de cabelo. No entanto recomendamos a consulta detalhada dos critérios que cada uma determina, nomeadamente o comprimento da mecha bem como a etnicidade do doador. Infelizmente não é fácil encontrar entidades que aceitem todo o tipo de cabelo (da nossa pesquisa, só a Pink Heart Funds não tem esta limitação).
Com este pequeno gesto é possível tornar mais leve o caminho de tantos! E ainda temos a oportunidade de nos mimarmos com um novo visual que bem merecemos!
Não é maravilhoso?

Inspirem-se e agarrem na tesoura! Sem medos!

Aproveitamos para deixar uma lista não exaustiva de entidades para onde pode ser feita a doação de cabelo:

Espanha

França

Brasil

USA

Holanda