Como começar um email formal para uma empresa

Veja como começar da melhor forma um email formal. Pode ser para uma empresa (conhecendo ou não o destinatário) para uma entidade pública, ou outra, um superior hierárquico, ou simplesmente alguém que exige tom formal.

Iniciar um email formal para uma empresa quando não se conhece o destinatário

Antes de começar a escrever o seu email formal deve pensar no seu destinatário. Analise quem vai receber o e-mail para que o tom da abertura da mensagem se adeque, depois, ao corpo do e-mail. Quando não conhece o destinatário, use Ex.mos Senhores. Se não sabe quem vai abrir, muito menos a sua posição, ou se é do sexo feminino ou masculino, não corre qualquer risco se proceder deste modo:

Começar um email formal para uma empresa quando não se conhece ou não se tem o e-mail direto do destinatário

Considere agora que dirige um email a uma empresa. Obteve um único endereço de e-mail no respetivo website (geral@empresa_abc.pt), mas pretende chegar ao Departamento Comercial. Não terá qualquer problema em fazer algo idêntico ao que se fazia (ou se faz) nas cartas. No corpo do e-mail, comece por:"Ao Departamento ComercialEx.mos Senhores"Numa outra situação, pode acontecer que saiba o nome da pessoa a quem dirigir o e-mail, mas depois de muito esforço, não conseguiu, mesmo assim, obter o seu e-mail direto. Só tem mesmo o e-mail geral da empresa. Embora raro, há ainda casos de pessoas que não têm email direto, tendo que se enviar o email para uma "caixa genérica" de determinado departamento ou área. Seja qual for o caso, não há nada mais a fazer senão recorrer aos métodos mais velhinhos. E porque não? No início do email escreva:"À TesourariaAo cuidado da Ex.ma. Sra. D.ª Maria Matos / Ao cuidado da Sra. Maria Matos / Ao cuidado do Sr. Dr.º João Magalhães / Ao cuidado do Sr. João Magalhães"Ou, simplesmente:"Ao cuidado da Ex.ma. Sra. D.ª Maria Matos / Ao cuidado da Sra. Maria Matos / Ao cuidado do Sr. Eng.º João Magalhães / Ao cuidado do Sr. João Magalhães"Note que:
  1. Há quem use o "Bom dia" ou "Boa tarde", mas é frio, não é formal nem informal. Além disso, não sabe se o email será aberto de manhã, de tarde ou à noite. Por outro lado, este tratamento não se dirige a ninguém, na verdade, nem a "Senhores", e pode não ser bem recebido.
  2. Não troque "Senhores" por "Srs".
  3. "Prezados" ou "Caros" Senhores, pressupõe contacto prévio que não existe no primeiro contacto;
  4. "Ex.mos Senhores" serve para qualquer pessoa ou pessoas que possam abrir o email, do sexo feminino ou masculino. Ao dirigir-se a uma entidade, quem abrir o email, sendo diligente, reencaminhará o email para a pessoa mais adequada para o assunto em causa ou para a pessoa que indica em "ao cuidado de". É também mais simples do que usar "Ex.mo(a) Senhor(a)".

Como começar um email formal quando se conhece o destinatário

Se já conhece o destinatário e o trato formal se mantém, ou se é a primeira vez que o contacta e sabe o seu nome, eis as várias opções, seja empresa ou outra entidade:Alguns exemplos:Como Portugal é um país onde os títulos continuam a ter uma importância considerável, se o seu interlocutor é de uma área específica, as regras podem mudar quando falamos de total formalidade.

Professor Catedrático

Se a pessoa for um professor / professora catedrática, o título de "Dr." não é utilizado da mesma forma. As universidades têm professores catedráticos, associados e auxiliares. Um professor catedrático é doutorado, porque fez doutoramento (o equivalente ao grau Phd dos anglo-saxónicos), ou porque lhe foi concedido um doutoramento honoris causa. Assim, pode ter as seguintes opções para se dirigir ao seu interlocutor:

Reitor de Universidade

Se se vai dirigir ao Reitor de uma Universidade, use:"Magnífico Reitor da Universidade de (x);Ex.mo Sr. Professor Doutor (nome)"

Arquiteto

Comece com: "Ex.mo Sr. Arquiteto (nome)"

Juíz

"Ex.mo Senhor, Meretíssimo Juíz (nome)

Como iniciar o corpo do email

Apesar de todas as formalidades, não podemos esquecer que isto é um email e não uma carta. Assim, devem evitar-se clichés como “venho por este meio” e começar desde logo com a introdução do motivo que leva ao email. Se é o primeiro contacto, deve apresentar-se desde logo e, depois, introduzir o tema:Não esqueça de incluir no "assunto" do email, algo que objetivamente identifique o tema da conversa e, se anexar documentos, não esqueça de o mencionar no corpo do e-mail ("para o efeito, anexo x, y, z").

Como começar um email formal em inglês

Escrever em inglês é bastante mais simples. A diferença entre o formal e o informal pode resumir-se apenas a "Dear Mr. John Carry", na versão formal, vs "Dear John Carry" ou "Dear John", nas versões mais informais. O "dear" em inglês tem um sentido mais lato que o nosso "querido", estando associado a "estima" / "caro". Algo que vai além do "nosso querido", que é bastante mais restrito e íntimo. Quando se trata de uma senhora, os cuidados são os seguintes:Títulos de Dr. só são válidos para pessoas doutoradas, com o nível Phd por exemplo, mas não é comum usá-los num simples email, por muito formal que seja. Para todos os efeitos, num email formal, o único doutor que vai ter é mesmo o médico. Aí será "doctor (nome). E sempre "Dear Doctor (nome)". Se escreve a uma entidade, pode sempre usar algo que não se utiliza em Portugal e que seria “To whom it may concern,” no caso de não saber o nome da pessoa que vai receber o e-mail.