Como pedir férias no trabalho

Quando e como pedir férias no trabalho pode ser um assunto sensível para alguns trabalhadores. Não deixa de ser uma coisa muito simples, afinal de contas é um direito do trabalhador, mas ainda assim existem alguns cuidados a ter na hora de fazer o pedido de férias.

Saber os dias de férias a que se tem direito

Antes de mais deve prestar atenção à contabilização de dias de férias, já que este número depende do tipo de vínculo com a empresa e da duração do período de trabalho. Pode ainda variar de trabalhador para trabalhador.

Quando pedir os dias de férias?

A marcação do período de férias deve ser feita com antecedência, por mútuo acordo entre o empregador e o trabalhador. Este período é depois afixado num mapa de férias, em meados de abril. Deve-se evitar pedir férias em alturas de maior stress no trabalho e escolher momentos onde os superiores estão mais recetivos à conversação.

Como pedir férias ao chefe?

Esta é uma questão a ter atenção. Deve sempre pedir férias ao chefe em vez de anunciar que vai de férias. Pergunte se será possível fazer férias dos dias X a Y em vez de confessar que marcou férias numa praia paradisíaca e que vai estar ausente de X a Y. Se acabou de chegar a um novo emprego, confira como pedir férias antecipadas.

Ter um plano nas mangas

Para pedidos mais em cima da hora recomenda-se apresentar um plano de ação que garanta o cumprimento das obrigações. Pode pedir a um colega para fazer algumas tarefas por si, por exemplo.

Avisar das férias por escrito

Depois de conseguir as férias tem de ter outro cuidado, mesmo antes de ir de férias: deve avisar novamente por escrito (um simples email) aos superiores que vai estar ausente nos próximos dias. Também pode notificar a ausência aos colegas que trabalham mais diretamente consigo. Se algum colega ficar responsável por fazer parte do seu trabalho na sua ausência, deve confirmar o seu período de férias com ele.