Como dizer que vai sair do emprego

Conheça a forma correta de dizer ao chefe e aos colegas que quer e que vai sair do emprego atual.

Comunicar saída de emprego

Procurar emprego estando empregado requer secretismo. Caso tenha um novo emprego em vista, só deve avisar que vai sair do emprego quando realmente tiver a certeza de que o lugar é seu e que está à sua espera.

Falar com o chefe

Tenha ou não outro emprego em vista, o chefe deve ser o primeiro a ser avisado da saída. Ele não gostará de descobrir a notícia pela voz de terceiros. Marque uma reunião ou diga que precisa de falar a sós com o chefe para falar da sua saída e ultimar os pormenores.

Apresentar a carta de demissão

Terá de entregar a carta de demissão à chefia com a antecedência referida no contrato. Explique os motivos da sua saída com objetividade, dizendo que vai aproveitar uma melhor oportunidade, por exemplo. Agradeça a oportunidade concedida.

Pedir um tempo na nova empresa

Na nova empresa deve pedir tempo para acabar o trabalho na empresa atual, fechando um ciclo e dando tempo para que a empresa procure um substituto.

Manter o profissionalismo

Deve manter o profissionalismo até ao último dia e deixar uma boa imagem para a posterioridade. Caso deixe referências do emprego atual no currículo, elas podem falar bem de si quando questionadas.

Fazer a despedida

Não se esqueça de se despedir pessoalmente dos seus colegas de trabalho. Guarde contactos e conceda o seu a quem ainda não o tem. Pode também enviar um e-mail de despedida geral. Esta é uma regra de etiqueta para quem quer sair do emprego a bem.