Conheça os cursos que têm as melhores saídas profissionais em Portugal

Todos os anos, o site Infocursos publica os dados estatísticos referentes aos cursos superiores em Portugal, incluindo licenciaturas e mestrados integrados. É através destas estatísticas que podemos conceber uma ideia em relação aos cursos que têm as melhores saídas profissionais em Portugal.

No entanto é preciso salientar que as saídas profissionais e a empregabilidade são analisadas consoante o número de estudantes inscritos no IEFP como desempregados. Estes dados podem não ser 100% correspondentes à realidade, pois os recém diplomados podem não estar inscritos no centro de emprego, por estarem a trabalhar em outras áreas profissionais.

Os dados apresentados neste artigo, segundo a base de dados disponível publicada em 2019, tem como referência os estudantes diplomados de cursos entre 2013 e 2017. Já os registos do IEFP estão considerados até 31-12-2018.

Conheça as 5 áreas de cursos que têm as melhores saídas profissionais em Portugal

São vários os cursos e instituições de ensino que oferecem boas perspectivas para entrar no mercado de trabalho em Portugal.

Sendo o curso superior um investimento pessoal e profissional futuro, indicamos de seguida as áreas que oferecem as melhores perspectivas de empregabilidade em Portugal. Desta forma os estudantes conseguem ter uma noção baseada em estatísticas realizadas nos últimos anos, e podem refletir sobre as suas possibilidades como estudantes universitários.

A área de Engenharia oferece as melhores saídas profissionais

Os estudantes que têm como objetivo ingressar em cursos superiores na área de engenharia têm fortes probabilidades de ficarem empregados após concluírem o seu curso. Segundo os dados estatísticos do Infocursos, os cursos na área de engenharia com 100% de empregabilidade são:

Para além destes cursos , constam na base de dados com 100% de empregabilidade os cursos de engenharia de:

A área da saúde continua a ser uma área com altos níveis de empregabilidade

A área da saúde, através dos cursos de medicina e enfermagem, continua a garantir emprego em Portugal à maioria dos estudantes que termina os seus estudos universitários.

Dito isto existem várias instituições de ensino superior que se destacam pelo número de recém diplomados, e também registam 100% de empregabilidade. São algumas destas instituições:

Já no curso de enfermagem, as instituições que se destacaram por conseguirem que os recém-diplomados não constassem inscritos no centro de emprego foram:

Medicina e Enfermagem não são os únicos cursos na área da saúde

Para quem pensa que apenas a medicina e enfermagem têm saída profissional em Portugal, fique a saber que existem outros cursos na área da saúde com 100% de empregabilidade. Fazem parte da lista de cursos:

Para além destes, os cursos de Óptica e Optometria, Cardiopneumologia e Ortóptica também podem revelar-se uma boa solução.

A área de gestão, finanças e economia também tem bons níveis de empregabilidade

Os cursos de gestão, finanças e economia continuam a revelar-se uma boa escolha para quem pretende exercer a sua atividade profissional quando termina o curso. Segundo a base de dados mais recente do Infocursos, existem 6 cursos com 100% de empregabilidade. Fazem parte desta lista de cursos:

A área de educação, embora numa escala menor, também tem boas opções

Embora a área de educação não apresente os resultados mais favoráveis, existem dois cursos de educação básica que obtiveram 100% de empregabilidade. São estes os cursos de:

Psicologia é um curso que começa a garantir mais saídas profissionais em Portugal

Os cursos de psicologia têm garantido mais saídas profissionais em Portugal com o passar dos anos. Segundo os últimos dados, psicologia garantiu dois cursos com 100% de empregabilidade, nas seguintes instituições:

Não desanime se o curso que pretende não faz parte das 5 áreas com mais saída

Embora as cinco áreas anteriores tenham registado óptimos resultados a nível de emprego, existem muitos outros cursos que garantiram bastantes saídas profissionais e também não registaram recém diplomados inscritos como desempregados.

Por exemplo, os cursos de Teologia e Ciências Religiosas, História da Arte, Arquitetura, Tecnologias de Informação, Matemática Aplicada e Computação, Planeamento e Gestão do Território e Turismo também são outras opções.

Caso esteja interessado em perceber se o curso superior que pretende frequentar tem saída apenas precisa de procurar o mesmo no site do Infocursos. Após escolher o seu curso e instituição de ensino poderá consultar diversas informações relevantes, como a média final do curso, empregabilidade, se os inscritos mudam de curso, entre outros dados.

Ler mais: 4 Passos para conseguir uma bolsa de estudo do ensino superior

Outros dados relevantes sobre as licenciaturas em Portugal

Para quem pretende iniciar a sua licenciatura brevemente, o site Infocursos revela dados estatísticos interessantes que vale a pena analisar. Por exemplo, sabia que 41% dos estudantes entraram no ensino superior através do primeiro concurso nacional de acesso?

Já em relação às provas para maiores de 23 anos, entraram no ensino superior através de uma licenciatura 11,4% dos estudantes registados. As mulheres continuam a ser maioria, sendo elas 55% dos inscritos, e os homens 45%. Em relação à nacionalidade, os estrangeiros representam apenas 10% nos estudantes a tirar uma licenciatura.

No que diz respeito às classificações finais de diplomados, a maioria dos estudantes apresenta uma média entre os 12 e os 15 valores.

Ler mais: Quanto custa fazer um erasmus? Prepare o seu orçamento