Tem um CSO na sua equipa? Saiba o que faz este agente da mudança

A sigla CSO pode ainda ser uma "ilustre desconhecida" do público em geral, mas, no meio empresarial, está a revelar-se incontornável. Assim, falamos de uma posição de liderança empresarial que significa "responsável pela sustentabilidade" (em inglês, CSO - Chief Sustainable Officer). Este agente da mudança sustentável, segundo os estudos desenvolvidos pela consultora Delloitte, promete revolucionar as organizações num curto espaço de tempo.

Assim, os CSO têm a responsabilidade de tornarem as organizações mais sustentáveis e responsáveis, tanto ambientalmente como socialmente. Logo, estes profissionais desenvolvem, gerem e monitorizam a estratégia de sustentabilidade e são responsáveis por melhorar e gerar sinergias entre as três dimensões da sustentabilidade: económica, social e ambiental.

Os CSO ou diretores de sustentabilidade podem também ser chamados de gestores de sustentabilidade, diretores de responsabilidade social e sustentabilidade, Chief Green Officer, entre outros designações que têm vindo a ser adotadas pelas empresas. Sendo que, esta designação depende do tipo de organização ou indústria a que pertence.

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O que faz um CSO?

As funções que um CSO desempenha variam consoante o tipo de organização ou empresa. Mas, de uma forma geral, pode dizer-se que o seu trabalho é desenvolver, gerir e monitorizar uma estretégia de sustentabilidade e a coordenação com todas as áreas da organização (tanto a nível interno, como externo) e ainda gerir parcerias.

Assim, as principais responsabilidades de um diretor de sustentabilidade incluem:

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Com quem trabalha?

O diretor de sustentabilidade trabalha com diferentes categorias dentro de uma organização. Isto é, o CSO atua como se de um polvo se tratasse. Trabalha e articula-se com um conjunto vasto de atores desde colaboradores, a stakeholders, acionistas e clientes.

Atualmente, este gestor já está presente em grandes empresas, de setores diferentes, e que já não despensam a sua presença. Entre elas, constam as gigantes P&G, Mastercard, Tyson Foods, Citigroup ou General Motors.

Quais são as suas principais competências?

De acordo com o Greenbiz’s The State of the Profession 2020 Report, as principais competências que um diretor de sustentabilidade deve ter são:

Porque devo ter um CSO na minha empresa?

O CSO procura estudar e internalizar os impactos sociais e ambientais das suas atividades, mas também analisa os impactos que fatores externos podem ter na organização. Na verdade, pode ser visto como um visionário e futurista.

Assim sendo, este profissional pode ter um importante papel no aconselhamento de estratégias, por exemplo, para uma utilização eficiente da água e da energia na organização, para incorporar programas de reciclagem, identificando formas de utilizar os desperdíciose os materiais descartáveis.

Por outro lado, também garante que a organização cumpre toda a legislação relativa ao ambiente e sustentabilidade.

Desta forma, num mundo em constante mudança, é essencial ter alguém na organização responsável por:

Um "chefe" para a sustentabilidade por razões estratégicas

A sustentabilidade está no agenda de qualquer organização, o que por si só já seria suficiente para criar uma posição para esse fim. Mas não é. De acordo com a consultora KPMG, existem três grupos de razões estratégias que justificam ter um CSO, nomeadamente:

Mudanças céleres e com impactos significativos. Por um lado, as mudanças no ambiente externo à organização, além de a condicionarem, ocorrem mais rapidamente que as mudanças internas, o que obriga a interpretar as mudanças no ambiente de sustentabilidade externa e a trabalhar as consequências estratégicas e impactos para a organização.

Expectativas dos stakeholders. Por outro lado, é necessário responder e gerir as espectativas dos stakeholders – cada vez mais críticos, atentos e envolvidos – desenvolvendo um trabalho próximo e sistemático com as diferentes partes interessadas.

Gestão de riscos. Além disso, o reconhecer da sustentabilidade como estratégica leva à consciência da importância dos riscos ESG (ambientais, sociais e de governance), também eles estratégicos, e da necessidade de os identificar, mensurar e acompanhar.

Chief Sustainable Officer na indústria financeira

O CSO pode ganhar proeminência nos próximos dois anos na indústria financeira. Esta é uma das conlusões obtidas no estudo O futuro do Chief Sustainability Office - uma perspetiva da Deloitte e do Institute of International Finance (IIF).

Esse estudo contou com a participação de 80 especialistas em sustentabilidade ligados à área financeira que apresentaram as suas perspetivas quanto ao papel e razões para a organização dispor de um CSO.

De acordo com 99% dos especialistas consultados, o papel do CSO na indústria financeira tornar-se-á mais importante no curto e médio prazo. Mesmo numa perspetiva a cinco anos. Já 70% reconhecem que essa posição continuará a afirmar-se e a ser necessária no setor, dando uma contribuição única para os desafios de sustentabilidade que todos enfrentamos.

O que justifica estes resultados? Além das razões estratégicas, a área financeira é muito sensível na vertente do governance. Esta trata de aspetos relacionados com o cumprimento da lei, códigos de ética, conduta, modelos de gestão interna e de prevenção da corrupção.

Por outro lado, o CSO tem também um papel cada vez mais crítico na governance de instituições financeiras, contribuindo para estabelecer estruturas que garantam a consideração adequada dos riscos não financeiros, e ainda, contribuir para moldar a agenda sobre riscos globais, sistemas de auditoria, métricas de avaliação e análise de tendências. Sempre à luz das diferentes dimensões da sustentabilidade.

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