Iniciar um negócio: financiamento ou investimento?

Tem algum dinheiro de parte e pretende começar um negócio de sucesso? Por muito que tenha poupado nem sempre o dinheiro é suficiente, sendo necessário pedir dinheiro emprestado para iniciar atividade. Neste artigo vamos ajudá-lo a perceber as vantagens e os inconvenientes de pedir financiamento, bem como as melhores práticas de gestão. 

Primeiro deve criar um plano de negócios, ou seja, deve definir as características do cliente-alvo e do produto/serviço que pretende vender e depois prever os custos e receitas para os primeiros anos de atividade.

Ao criar um plano de negócios, não se esqueça que se vai introduzir um produto novo no mercado terá que investir mais dinheiro em publicidade do que um produto já conhecido no mercado. Por outro lado, se for um produto conhecido terá mais concorrência, mas a aceitação será maior. 

Em relação, à escolha entre financiamento e investimento deve avaliar se se sente confortável com a quantidade de dinheiro que vai pedir emprestado.

Se achar que o valor das prestações é demasiado elevado é prudente adiar o projeto e poupar mais dinheiro para investir no futuro. Em alternativa pode pedir a um amigo ou familiar para se tornar seu sócio. Assim, tem a ajuda financeira do seu sócio para iniciar o projeto e não precisa de esperar mais tempo para iniciar o seu sonho. 

Leia ainda: Como usar a poupança para lançar o seu próprio negócio

Onde devo pedir o financiamento? 

Não se esqueça que alavancar um investimento é arriscado e que pedir crédito para criar o seu negócio vai amplificar os retornos, mas também as perdas, sobre o dinheiro investido. Apesar destes riscos, existem diversas vantagens a considerar. 

Vantagens

Desvantagens

Ao longo dos últimos anos, a facilidade de acesso ao crédito tem vindo a aumentar devido às novas tecnologias, que facilitam a nossa vida nos aspetos burocráticos. Além disso, o leque de credores dispostos a emprestar é cada vez maior. No entanto, apesar desta facilidade em pedir dinheiro emprestado, não devemos abusar do financiamento, mesmo que seja para criar um negócio. 

Se não quer correr riscos, poderá também começar o seu negócio como trabalhador independente, fazendo da sua ideia um rendimento extra. Desta forma, terá tempo de perceber se este é rentável o suficiente para o tornar num trabalho a tempo inteiro.