“Por que não termos um departamento que cuide das pessoas?”

Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa, acredita que o segredo do sucesso está nas pessoas. Em 2017 criou um departamento para cuidar do bem-estar dos seus colaboradores.

O Grupo Bernardo da Costa tem um Departamento da Felicidade, uma ideia que surgiu em 2017. “Mas ideia tem uma base que é a cultura organizacional que existe na empresa desde 1957”, afirma Ricardo Costa, CEO do Grupo. “O que eu fiz foi adaptar esta cultura organizacional aos novos tempos”.

Ricardo Costa acredita que o segredo do sucesso está nas pessoas e por isso pensou: “Por que não termos um departamento que cuide das pessoas que são o nosso maior ativo?”.

Este é um departamento que leva a cabo inúmeras iniciativas sempre com o objetivo de promover o bem-estar dos seus colaboradores.

As viagens do Departamento da Felicidade

Uma das iniciativas promovida pelo Departamento da Felicidade é uma viagem para um destino paradisíaco. “É proibido falar de trabalho nessa semana”, conta Ricardo Costa.

Ricardo Costa adianta ainda que esta abordagem também traz consigo alguns desafios. “Comecei a perceber que para algumas pessoas a viagem estava a ser um constrangimento”. Em alternativa à viagem, há a possibilidade de receber um salário extra. "No primeiro ano 40% escolheram a viagem, atualmente a percentagem já virou", afirma.

Veja ou reveja o episódio na íntegra: Conversas sem Preço com Ricardo Costa.