6 erros que deve evitar se vai comprar casa

Se está a pensar comprar casa este artigo é para si. Conheça os erros mais frequentes que os compradores de imóveis cometem e saiba o que NÃO deve fazer!

Em qualquer fase da vida, a compra de uma habitação é sempre um passo importante que requer alguns cuidados, que vão além da escolha do imóvel em si. Estarmos “apaixonados” por determinada casa e/ou não termos experiência no assunto são duas causas dos erros cometidos pelos compradores de imóveis. 

“Saber é poder.” Conheça os erros mais cometidos por quem vai comprar casa e para os quais deve estar alertado.

Não verificar as condições habitacionais do imóvel

Não se deixe levar pelas fotografias que viu ou pelo compromisso que vai ter a seguir e que lhe deixa pouco tempo para visitar a casa que pretende comprar. Comprar casa própria requer atenção a cada detalhe, das torneiras, à exposição solar, do chão aos equipamentos.

Certifique-se que tudo funciona, que a casa cumpre os requisitos que procura. Como em qualquer compra, reflita. Se achar necessário marque outra visita, leve um familiar ou amigo em quem confie e peça opinião.

Não verificar a documentação do imóvel

Ao não verificar a documentação do imóvel poderá ter surpresas futuras como por exemplo a casa que pretende comprar estar penhorada ao banco ou estar a comprar um imóvel que não tem apenas um dono.

Antes de fechar o negócio certifique-se que toda a documentação do imóvel está atualizada ou que o proprietário não depende de um terceiro para realizar a venda. 

Para tal deverá solicitar junto do vendedor a Caderneta Predial Urbana e Certidão Permanente atualizadas.
Na Caderneta Predial Urbana (CPU) poderá, para além da localização do imóvel saber qual o seu valor patrimonial, áreas registadas para efeitos de IMI e titulares. Já na Certidão Permanente consegue encontrar todos os registos efetuados em conservatória sobre o imóvel, nomeadamente se existem hipotecas ou penhoras. Conheça todos os custos, papéis e impostos neste artigo.

Não ter crédito pré-aprovado antes de ir visitar os imóveis

Não ter a pré-aprovação do crédito significa também que não sabe ao certo qual o limite do seu orçamento. Assim, existe grande possibilidade de estar a procurar ou a visitar imóveis que não estão fora do seu budget.

Não compreender todas as cláusulas do empréstimo

Quando assinar o seu contrato garanta que compreende todos os pontos. Se tiver dúvidas não hesite em perguntar e se achar necessário consulte um especialista. Assim estará a certificar-se que se trata de um contrato justo e que não está a assumir nenhuma responsabilidade que não lhe pertence.

Deverá sempre...

Ler cuidadosamente a Ficha de Informação normalizada onde constam todas as condições de financiamento tais como montante financiado, prazo contratado, spread e indexante associado,cross selling entre outros dados. Já numa fase final é igualmente disponibilizada a minuta prévia as Disposições legais aplicáveis,Taxas e restantes Obrigações e Garantias.

Leia ainda: FINE: saiba as informações que os produtos financeiros deve disponibilizar

Ignorar gastos extra

Para além do preço da casa há que contar com algum tipo de obras que imóvel precise, há que ter em conta gastos como escrituras, impostos e deduções e até o condomínio e manutenção da casa. Verificar que gastos podem existir, pois a longo prazo estes podem tornar-se incomportáveis.

Se está a pensar adquirir um novo imóvel deverá também ter em conta custos adicionais como o caso do pagamento do IMT e Imposto Selo, sendo ambos calculados com base numa tabela definida em sede de Finanças. 

O IMT vai incidir sobre o valor constante do Contrato ou sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis, consoante o que for maior. Acrescido a este custo deverá ainda ter em conta todas as comissões iniciais do processo de acordo com a Instituição onde está a requerer o financiamento, tais como Comissão de Estudo Inicial, Gestão de Dossier, Avaliação, Solicitadoria e comissão de Processamento, sendo esta última acrescida mensalmente à sua prestação ao longo de toda a vida do empréstimo.

Fazer um empréstimo demasiado grande

Fazer um empréstimo acima do que realmente precisa para comprar o imóvel que pretende, significa que vai pagar mais e durante mais tempo. Contudo, não se esqueça dos impostos e dos gastos, que anteriormente falámos bem como o recheio da casa.

Desde o momento em que decide procurar casa até que tenha a chave na mão, a equipa de Crédito Habitação do Doutor Finanças pode ajudá-lo a evitar estes erros. 

Procuramos por si o banco que oferece melhores condições para o seu caso e evitamos que se preocupe com burocracias, não deixando escapar nenhum detalhe importante.