Investir em casas modulares vale a pena?

Em função do significativo aumento dos custos de construção em Portugal, nos últimos anos, as casas modulares são uma opção "em cima da mesa" para quem tem o objetivo de ter uma casa.

A casa modular é feita em fábrica, através da produção de módulos, que são, após a produção, transportados para o terreno onde o proprietário a pretende instalar. Já no terreno, os módulos são montados e são feitos os acabamentos finais.

Dado que os módulos de uma casa modular são feitos em fábrica, é necessária uma preparação prévia do terreno. Sem isto, não é possível a sua instalação.

Ao longo dos últimos anos, tem havido um grande aumento da oferta disponível. Assim, desde casas mais modernas até às mais tradicionais, a oferta é muito variada. De notar, ainda, que atualmente, vários fornecedores já oferecem casas modulares com mais de um piso.

O que ter em conta na construção de uma casa modular

O processo de construção de uma casa modular pode ser complexo e exige alguns cuidados. Assim, reunimos alguns pontos a considerar quando decidir avançar para uma casa modular, designadamente:

Atenção, em matéria de pagamento de impostos, este tipo de construção, tal como as outras, também está sujeita ao pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Como escolher uma casa modular?

A escolha de uma casa modular é um processo que exige ponderação. Assim, ao efetuar a compra deve ter em conta os seguintes aspetos:

Vantagens das casas modulares

A construção modular apresenta algumas vantagens face à construção tradicional, nomeadamente:

E as desvantagens?

Apesar das várias vantagens deste tipo de construção, a verdade é que existem, igualmente, algumas desvantagens que deve conhecer. Assim, destacam-se, de seguida, algumas delas:

Soluções de financiamento

Tal como referido acima, apesar do crescimento deste tipo de construção nos últimos anos, a verdade é que a oferta em termos de crédito ainda é reduzida e pouco competitiva.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), atualmente, apresenta um tipo de solução de financiamento específica para este tipo de construções. Assim, as principais condições deste tipo de financiamento são as seguintes:

Em resumo, trata-se de um tipo de construção que apresenta vantagens. No entanto, o facto de existirem ainda poucas soluções de financiamento competitivas, pode tornar este tipo de construção menos apelativa do que a construção tradicional.